segunda-feira, 29 de abril de 2013

Almoço em prol da Semana Missionária - JMJ -Rio 2013


Aconteceu no último domingo, o almoço que é mais um evento da Paróquia de São Sebastião em Itaipu em prol da Semana Missionária.

O almoço reuniu cerca de 300 pessoas, famílias paroquianos, que juntos além de se confraternizar, ajudam nos preparativos da recepção dos Jovens peregrinos que virão para a JMJ RIO-2013. O cardápio foi um delicioso churrasco, e ainda tivemos música ao vivo e bingo. Além dos nossos padres Casimiro e Juliano, tivemos presença de outros padres do Vicariato Oceânico.


Todos estão se mobilizando e ajudando e em breve outros eventos acontecerão!!!

Escuteiros em Odivelas


No dia 28 de Abril de 2013, no Parque Urbano do Silvado, Odivelas recebeu cerca de 8000 escuteiros da região de Lisboa para as comemorações do dia de S. Jorge, sob o tema “Eu amo”.


A manhã iniciou-se com o acolhimento dos vários agrupamentos da região e com a Eucaristia presidida pelo bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa, D. Joaquim Mendes. As actividades da tarde foram dedicadas às diferentes secções: 


Na I secção derrubaram o dragão durante uma tarde cheia de diversão onde aprenderam como se vivia na Aldeia de Sylén, no tempo do Cavaleiro desconhecido (São Jorge);
·         Na II secção aprenderam e aperfeiçoaram artes e ofícios e desenvolveram também a mística inerente à própria secção. Passado o tempo de aprender estas artes também eles derrotaram o dragão;


Na III secção houve interacção entre “equipas irmãs” que trabalharam em conjunto com objectivos comuns superando desafios pela cidade de Odivelas;
·         Na IV secção constituíram-se equipas com elementos dos diferentes Núcleos e durante a tarde realizaram um jogo de estratégia por vários locais emblemáticos da cidade onde S. Jorge, S. Pedro e dimensões do caminheirismo deram o mote de saída para o jogo, pondo à prova várias áreas do desenvolvimento pessoal de cada um. A interacção com a comunidade também foi um aspecto importante e os caminheiros/companheiros distribuíram corações personalizados durante o percurso realizado.



F      Foi um dia repleto de alegria, diversão, aprendizagem e convivência entre os escuteiros da região de Lisboa e Odivelas acolheu este evento de coração aberto. Como BP disse: “O melhor meio de alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.”

domingo, 28 de abril de 2013

Recolhas de Sangue na Paróquia de Odivelas


A 28 de Abril de 2013 a Juventude Nova da Arroja organizou (em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação) a 4ª recolha de sangue na Paróquia de Odivelas. Desde a primeira recolha, em Outubro de 2011, que divulgamos um evento via Facebook e espalhamos umas dezenas de cartazes pela cidade, intimando os paroquianos e vizinhos a participar nesta inicitiva…
Sendo a caridade um dos “caminhos” do JNA, vimos nesta actividade uma boa forma de mobilizar, não apenas o nosso grupo ou mesmo a Paróquia, mas também os nossos amigos e conhecidos que não participam na Igreja a darem um pouco de si aos outros…neste caso específico, para salvarem vidas! E é com alegria que vemos nas recolhas muitas pessoas que não conhecemos!
Hoje recebemos na Igreja Matriz 40 pessoas que queriam doar o seu sangue, das quais 36 puderam efectuar a colheita! Das quatro recolhas que organizámos, a melhor foi a anterior a esta: em Outubro passado, com a recolha incluída no Encontro Nacional de Jovens, contabilizámos 42 dádivas mais 16 intenções – um total de 58 pessoas que não ficaram indiferentes ao nosso convite!
Agradecemos de coração a todos, aos que deram, aos que queriam dar e aos muitos que ajudaram divulgando ao mundo.
João Santos

Cerco de Jericó


Cerco de Jericó na Paróquia de São Roque - RJ










CNE e o dia de São Jorge


Uma vez por ano os Escuteiros da CNE de Portugal, costumam se encontrar para festejar dia do seu Santo Padroeiro, São Jorge, que foi escolhido pelo Baden Powell para ser Patrono mundial dos Escuteiros.
Esta vez o lugar escolhido do encontro foi a nossa paroquia de Febres, que é a sede do Agrupamento 1192 da Região de Coimbra. No lugar chamado Lagoa das Hortas, que é destinado para ser no futuro Campo de Formação Escotista, acamparam mais de 500 Jovens e Crianças junto com seus chefes para os dias 27 e 28 de Abril.
Na programação do evento, entre as atividades costumeiras da CNE, havia: Festival da Canção, Feira e Santa Missa em Honra de São Jorge. Durante a Eucaristia, onde estavam presentes as autoridades civis de Municipio de Cantanhede e Fraguesia de Febres, o Asistente do Agrupamento, Padre Joao Pedro Stawicki, citou entre os outros, o Fundador do escotismo mundial, Baden Powell, ao dizer: No livro escutismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, a Lenda do Rei Artur e São Jorge que era o seu santo protector.

B.P. disse: "São Jorge é também o patrono de todos vós, escuteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escuteiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo.


Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exactamente a forma com um escuteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escuteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provavelmente terá sucesso”.

sábado, 27 de abril de 2013

Festival Palotino em Odivelas

No dia 26 de Abril de 2013, na Paróquia de Odivelas realizou-se o VIII Festival Palotino, organizado pelo grupo de jovens Juventude Palotina, com o tema “Ide e fazei discípulos de todas as nações”.





Este ano encontravam-se a concurso 4 músicas, sendo que a música vencedora representaria a Paróquia de Odivelas no XVII Festival Vicarial da Canção Cristã. Como sempre o júri teve a difícil tarefa de escolher um vencedor, que este ano foi o grupo “Os Secretas” com o tema “…E Fazei…”.






Nesta edição podemos contar com momentos hilariantes que nos foram proporcionados pela boa disposição dos apresentadores e pelos vídeos apresentados. Foi assim um espectáculo cheio de cor e alegria, onde de se pôde espalhar a fé que nos une através da música.









Fica assim a esperança de podermos contar com mais uma bela edição no próximo ano!
Ines Dias