quinta-feira, 4 de abril de 2013

40 anos de chegada ao Brasil


No dia 3 deste mês de abril, foi celebrada no Santuário da Divina Misericórdia com muita alegria a Missa em ação de graças pelos 40 anos da presença palotina polonesa no Brasil. A vinda de Pe. Ceslau Zajac SAC para o Brasil, só é precedida pela de Pe. José Maslanka SAC. A Sta. Missa foi celebrada por Pe. Jorge Chmielecki SAC, Superior Regional, e concelebrada por mais 11 padres palotinos! No altar os frutos deste trabalho: seis sacerdotes presentes nesta celebração eram brasileiros, como também os seminaristas, noviços e postulantes.







Pe. Ceslau dono de uma memória surpreendente, citou nomes e datas e contou-nos muitos fatos da época de sua chegada ao Brasil. Citou também o Papa Francisco dizendo: "Não desanimem". Podemos imaginar o quanto foi difícil a adaptação de um polaco em terras brasileiras. Mas o amor a Deus, o chamado à vocação sacerdotal, falou mais alto em seu coração. Vivemos e morremos para Deus, disse-nos citando a Rom 14,7s. Assim tem sido sua vida. Colaborar com a graça de Deus é deixar que Deus faça em nós, e por meio de nós, o que Ele quer realizar. Pe. Jorge fez a homenagem ao Pe. Ceslau. "A árvore separada da raiz, morre . O povo que não se lembra da sua história não merece progredir. Sua história é um presente para nós!"





Pe. João Sopicki SAC elevou as preces a Deus e lembrou dos padres que partiram de volta à casa do Pai, dos reitores, seminaristas e vocacionados e dos membros da U.A.C. ali representada pelas paróquias de S. Sebastião em Itaipu, de S. Roque em Vila Valqueire, entre outras. Nesta noite foi enternecedor ver tantos padres palotinos reunidos e seus testemunhos através do trabalho que executam na nossa terra. Ficamos agradecidos e pedimos ao bom Deus e a Nossa Senhora Mãe da Misericórdia que os abençoe e que tenham força para continuar nesta missão entre nós.

Nenhum comentário: