domingo, 28 de abril de 2013

CNE e o dia de São Jorge


Uma vez por ano os Escuteiros da CNE de Portugal, costumam se encontrar para festejar dia do seu Santo Padroeiro, São Jorge, que foi escolhido pelo Baden Powell para ser Patrono mundial dos Escuteiros.
Esta vez o lugar escolhido do encontro foi a nossa paroquia de Febres, que é a sede do Agrupamento 1192 da Região de Coimbra. No lugar chamado Lagoa das Hortas, que é destinado para ser no futuro Campo de Formação Escotista, acamparam mais de 500 Jovens e Crianças junto com seus chefes para os dias 27 e 28 de Abril.
Na programação do evento, entre as atividades costumeiras da CNE, havia: Festival da Canção, Feira e Santa Missa em Honra de São Jorge. Durante a Eucaristia, onde estavam presentes as autoridades civis de Municipio de Cantanhede e Fraguesia de Febres, o Asistente do Agrupamento, Padre Joao Pedro Stawicki, citou entre os outros, o Fundador do escotismo mundial, Baden Powell, ao dizer: No livro escutismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, a Lenda do Rei Artur e São Jorge que era o seu santo protector.

B.P. disse: "São Jorge é também o patrono de todos vós, escuteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escuteiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo.


Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exactamente a forma com um escuteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escuteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provavelmente terá sucesso”.

Nenhum comentário: