sexta-feira, 26 de abril de 2013

Primeiros membros da UAC em Portugal

O dia 25 de abril de 2013 entrou com letras de ouro na história dos palotinos em Portugal. Neste dia, 37 fiéis fizeram o Ato de Empenho Apostólico e tornaram-se oficialmente os primeiros membros da União do Apostolado Católico em Portugal. 
Cerca de 50 pessoas de paróquia de Odivelas e da Unidade Paroquial de Febres chegaram a Febres para participar do II Encontro Nacional da UAC em Portugal. Todas foram recebidas pelos padres João Pedro Stawicki SAC e Adalberto Kubrak SAC.

O encontro começou com a oração feita pelo Pe. João Pedro, que com palavras de São Vicente Pallotti bendisse a Deus pelas grandes coisas que Ele fez nas nossas vidas. De modo especial, nesta oração, agradecemos pelo jubileu dos 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti e pelo dom da vida do nosso Santo Fundador, que no passado dia 21 comemorou 218 anos de nascimento.

Agradecemos também pelos  25 anos de presença palotina da Região Mãe da Misericórdia, em Portugal, lembrando que no dia 18 de abril de 1988, o Pe. Andre Gladysz SAC começou o trabalho em Portugal. Na nossa oração, pedimos também pelo cura do Pe. Luiz Mauricio Lemos SAC, que está a fazer o tratamento, no hospital em Coimbra.

O Pe. João Pedro leu a carta do Conselho Geral de Coordenação da UAC, em Roma, que nomeia o Pe. João Pedro Stawicki SAC como presidente do Conselho Nacional da Coordenação da UAC em Portugal e como vice-presidente, o Pe. Artur Karbowy SAC. Os demais membros do Conselho Nacional, vão ser nomeados depois de fazer o ato de empenho apostólico e da entrada oficial na União. Na parte da manhã do encontro conhecemos o Regulamento da UAC em Portugal. Depois houve um delicioso almoço, oferecido pelo UAC da Unidade Paroquial de Febres.

Na parte da tarde, o Pe. Artur apresentou o carisma de São Vicente Pallotti à luz da mensagem de Nossa Senhora de Fátima. O nosso Santo Fundador destaca que devemos preocupar-nos com a conversão dos pecadores, desejarmos a salvação das almas, estarmos prontos para sacrifícios, e para oferecer sofrimentos pela conversão dos pecadores. O mesmo desejo encontramos na mensagem que Nossa Senhora passou aos pastorzinhos em Fátima. Também a Devoção do Imaculado Coração de Nossa Senhora foi parte importante da mensagem das aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima.


É interessante que o beato João Paulo II, falando sobre o carisma de São Vicente Pallotti para os membros da União do Apostolado Católico, mostrou a devoção ao Imaculado Coração de Maria. No dia 12 de abril de 1985 o Papa falou para os jovens peregrinos por ocasião de 150 anos da fundação da União do Apostolado Católico: “Vós também, como cristãos, tendes um mundo imenso para amar, para ser convertido a Cristo, para curar, para levantar! E o caminho real é indicado por São Vicente Pallotti: a devoção ao Imaculado e triste Coração de Maria!”


O II Encontro Nacional da UAC terminou com a solene Celebração Litúrgica, no santuario de Nossa Senhora de Febres, presidada pelo Pe. João Pedro. Durante a homilia lembrou ele, que desde o início do pontificado, o Papa Francisco pede para mostrar a caridade para com o próximo. Neste tempo de crise que vivemos, o apelo de caridade faz que estejamos tocando a parte mais íntima da nossa vida. A obra de São Vicente Pallotti deve levar- nos ao amor. Celebrar a fé e o amor no trabalho e na vida cotidiana, para ser protagonista do Evangelho, foram os desejos feitos pelas 37 pessoas que logo depois fizeram o Ato de Empenho Apostólico e oficialmente entraram na União do Apostolado Católico.



O Ato de Empenho Apostólico foi aceite pelo Presidente do Conselho Nacional da Coordenação da UAC em Portugal.  O Pe. Artur entregou aos novos membros da UAC, a cruz de infinito. Nesta cruz, os quatro arcos representam os pontos cardeais e indicam o caráter universal da vocação palotina e do nosso empenho em unir o pluralismo da Igreja no espírito do apostolado. Os quatro arcos juntos formam uma cruz. A cruz revela que, o que os Palotinos fazem, o fazem no seguimento de Jesus Cristo Crucificado. Os arcos estão abertos para os quatro pontos cardeais. A abertura é uma coluna importante da nossa comunidade palotina. Estamos abertos aos seres humanos: às suas preocupações, suas necessidades e suas ânsias. Nós encontramos pessoas em situações e em lugares bem diferentes, e tentamos levar a mensagem de Cristo para elas. Os quatro arcos estão unidos pelo sinal matemático do infinito. Como Palotinos, nós cremos que o centro da nossa vida consiste em experimentar e seguir o Deus do amor infinito. A uma certa distância, o símbolo parece-se com a estrela de Belém. Os Magos seguiram-na para encontrar  Cristo. A estrela expressa o nosso compromisso de levar as pessoas até Cristo, como Vicente Pallotti fez.


Terminando o Encontro os novos membros da UAC tiraram uma foto as pés da imagem de Nossa Senhora de Febres.

Nenhum comentário: