quarta-feira, 21 de julho de 2010

Festa de Santo Elias

A História de Novo Airão é fortemente ligada com a história das missões carmelitas no rio Negro no século XVIII. Por isso em alguns lugares da paróquia encontra-se forte devoção pelos santos carmelitas: Ângelo, Alberto e Elias.

A Festa do padroeiro da paróquia é celebrada em 5 de maio, quando muitas pessoas se reúnem para celebrar o dia de Santo Ângelo. Mas o município Novo Airão tem como padroeiro santo Elias. 20 de julho é o dia em que se celebra a festividade do santo profeta.

Santo Elias foi padroeiro da comunidade que foi fundada no século XVIII nas margens do Rio Negro. Os documentos relatam que os carmelitas tiveram uma missão em Airão e que o padroeiro era Santo Elias. Seu nome inicial foi Santo Elias do Jaú e está situada na margem direita do rio Negro a 44 léguas de sua foz.

Posteriormente a aldeia Santo Elias do Jaú recebeu o nome de Airão. As reformas pombalinas provocaram a ruína da maioria das missões. Com Airão não foi diferente. Houve época em que só tinha uma família morando ali. Provavelmente foi um missionário carmelita do Airão quem fundou uma missão ou construiu uma capela onde está o Novo Airão dedicada a Santo Ângelo.

Hoje em Airão, conhecido como Airão Velho vive poucas famílias. Nas ruínas da antiga cidade da para perceber a riqueza dos antigos habitantes. Mesmo que o santo Elias é padroeiro do município poucas pessoas participam da festa dele, tudo por causa da distancia. Para chegar de Novo Airão para Airão Velho precisa se de um dia subindo o Rio Negro no barco.

Chegando para comunidade, de longe pode se ver dois mastros com frutas e a bandeira com imagem de Santo Elias colocados na margem do rio. No dia 20 de julho as 17:00 horas começou a procissão com a imagem de santo Elias.

Moradores da comunidade e pessoas que chegaram especialmente para essa festa caminharam entre as ruínas da antiga cidade passando do lado as casinhas dos ribeirinhos. Em procissão participaram também as irmãs que atuam em Novo Airão: Joanina e Sandra.

Depois da procissão começou a santa missa celebrada pelos padres: José Maslanka SAC e Artur Karbowy SAC. Pe. José já bem conhecido em comunidades na margem do Rio Negro, pois 37 anos esta trabalhando nesta região, foi recebido com grande entusiasmo e carinho pelos moradores.

Pe. Artur lembrou a pessoa do santo Elias chamado também o Profeta de fogo. Segundo a tradição dos seguidores desse grande Profeta nasceu a Ordem do Carmo. Ele foi aquele que lutou pela defesa da verdadeira fé em um único Deus. No fim da sua caminhada pela terra uma carruagem com cavalos de fogo o levou para céu. Santo Elias lembra para todos nós que sempre, em qualquer circunstancias da vida, devemos defender nossa fé.

Como é de costume no fim da festa Pe. José batizou mais novos membros da comunidade.

Pe. Artur

Nenhum comentário: