sexta-feira, 2 de julho de 2010

HAVERÁ ALEGRIA NO CÉU POR UM SÓ…


Que alegria numa casa quando nasce uma nova criança, não é mesmo?  Assim a Igreja que somos nós deve viver a contínua alegria de gerar novos filhos de Deus, pela regeneração do Baptismo ou pela ressurreição espiritual de um a conversão sincera. É ao que as leituras de hoje nos convidam: “Alegrai-vos com Jerusalém, rejubilai com ela, vós todos que a amais; regozijai-vos com ela, vós todos os que estáveis de luto por ela. Como criança amamentando-se ao peito materno, ficareis saciados com o seu seio reconfortante, e saboreareis as delícias do seu peito abundante.” (Is 66,10-11) Como diz São Paulo na segunda leitura, a Igreja é o “Israel de Deus” ou “Novo Israel”. E que alegria é esta de se gerar filhos ou ressuscitá-los para a vida da graça? 

Nosso Senhor fala dela no Evangelho: “Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.” (Lc 15,7) Nós podemos dar esta alegria aos anjos de Deus, e com certeza ao nosso Pai do Céu. Se ajudamos para que exista esta alegria, é claro que, em nossa alma, também dela participaremos. Por causa desta alegria, São Paulo estava disposto a sofrer qualquer coisa. Ele mesmo dizia na segunda leitura de hoje: “De agora em diante ninguém mais me venha perturbar; pois eu levo no meu corpo as marcas de Jesus.” (Gl 6,17) Ele chamava “marcas de Jesus” às marcas que tinham ficado em seu corpo por causa da paixão pela evangelização: “Cinco vezes recebi dos Judeus os quarenta açoites menos um. Três vezes fui flagelado com vergastadas, uma vez apedrejado, três vezes naufraguei, e passei uma noite e um dia no alto mar. Viagens a pé sem conta, perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte dos meus irmãos de raça, perigos da parte dos pagãos,…” (2 Cor 11,24-26) São Paulo também compara a obra da Evangelização com um jogo desportivo: “E também aquele que participa numa competição não recebe o prémio, se não competir segundo as regras.” (2 Tm 1,17) Pelo contrário, se alguém não compete segundo as regras pode tomar um cartão amarelo ou até um cartão vermelho, como vemos nos jogos da copa de mundo. Jesus no Evangelho nos dá algumas regras a serem seguidas no “campo” da Evangelização.

A primeira regra é que o jogo é em equipa: “Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.” (Lc 10,1) Nosso Senhor não caiu no erro de Moisés, que por ter sido criado na corte do Faraó, foi acostumado ao regime faraónico e começou a julgar sozinho as questões do povo. Seu sogro Jetro, logo aconselhou-o: “Tu estarás em nome do povo em frente de Deus, e tu próprio levarás as causas a Deus. Adverti-los-ás dos preceitos e das instruções e dar-lhes-ás a conhecer o caminho que devem seguir e as obras que devem praticar. Escolhe tu mesmo entre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens íntegros, que odeiem o lucro ilícito, e estabelecê-los-ás como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. Eles julgarão o povo em todo o tempo. Toda a questão que seja grande, eles a apresentarão a ti, mas toda a questão menor, julgá-la-ão eles mesmos. Torna assim mais leve a tua carga, e que eles a levem contigo. Se fizeres desta maneira, e se Deus to ordenar, tu poderás permanecer de pé, e também todo este povo entrará em paz nas suas casas.” (Exodo 18,19-23) A segunda regra é pedir ao Dono da Messe que envie mais operários para a sua Messe. A terceira regra que Nosso Senhor nos diz é que só quem vive do essencial consegue experimentar a Divina Providência, ser caridoso  e caminhar “livre, leve e solto”: “Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias;”… (Lc 10,4) Quantas coisas inúteis acumulamos!... Outra característica é que a Evangelização passa pelas nossas casas: “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!” (Lc 10,5) Uma outra característica é que devemos dar espaço ao poder de Deus que se manifesta na caridade: “…curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós.” (Lc 10, 9)  Jesus previne que haverá também recusas. Não se deixar abalar, mas ir avante: “Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei:‘Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar.” Lc 10,10,11)

Peçamos ao Senhor que nos converta de todas as vezes que não “jogamos segundo as regras”. Um jogo da copa do mundo, podemos perder. Não há mal nisso. Mas no que se refere à obra da salvação das almas, essa não pode ser perdida. Essa é a única partida que não podemos perder e nem permitir que aqueles que Nosso Senhor nos confiou  percam.

Para as Células de Evangelização:

Sentes-te já membro de uma equipa de Evangelização? Que aspectos das leituras desta semana são vivenciadas pelas Células?

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: