terça-feira, 23 de novembro de 2010

Belém - Novembro de 2010, nº 55

Curso anual de formadores – testemunhos 

A primeira experiência vivenciada pelos participantes do curso anual para formadores(as) aconteceu em Perugia, onde permanecemos durante três meses para estudos da língua italiana. Éramos treze Palotinos de diversos países: quatro indianos, três brasileiros, dois ruandeses, um polonês, um tanzaniano, um congolês e Camaronês. Partimos da nossa Casa Geral em Roma, dia 04 de julho de 2010 e permanecemos em Perugia, na Casa São Felipe Neri. Alguns tinham seus quartos individuais e outros ficaram em duplas. 
O primeiro e maior desafio era a comunicação entre nós, pois falávamos línguas diferentes. A partir do dia 05 de julho, iniciamos, na Universidade para Estrangeiros, o nosso curso de italiano e, aos poucos, começamos a nos comunicar. A linguagem comum tem ajudado o grupo a ter uma maior coesão. Retornamos para Roma, no dia 01 de outubro, animados para enfrentar o Curso Anual de formação para formadores e formadoras palotinos.

Primeiro seminário sobre comunicação e vida fraterna
O primeiro curso ocorrido na Via Ferrari foi um Seminário sobre dinâmicas de grupo e sobre animação e vida fraterna, entre os dias 06 e 09 de outubro, ministrado pelo Pe. Romualdo Uzabumwana, SAC. Foram quatro dias de intenso estudo, sendo apresentado de maneira prática e concreta, os aspectos psicopedagógicos do processo vocacional, da dinâmica de grupo, da vida comunitária e da pertença à comunidade. O Seminário ajudou-nos a abrir nossos horizontes sobre a importância fundamental da mediação formativa, sobre a influência da vida comunitária e sobre o desenvolvimento do chamado feito por Deus. O curso ajudou-nos a perceber quão grande é o desafio que devemos enfrentar na missão formativa, especialmente o de nos deixarmos consumir por amor àqueles que Deus escolheu para seu serviço. Na verdade, nossa missão consiste em ser um instrumento de mediação entre o Senhor que chama e o ser humano que responde, ou quer responder ao seu chamado.

Retiro Espiritual, seguindo os passos de São Vicente Pallotti
Nós, Irmãs da Congregação do Apostolado Católico – Palotinas – tivemos a alegria de compartilhar a experiência "seguindo os passos de Pallotti", realizada com todo o grupo de formadores. Este caminho foi iniciado com uma Celebração Eucarística na Igreja de San Salvatore in Onda, presidida pelo Pe. Stanislaw Stawicki SAC, que nos desafiou a fazer uma primeira experiência real de oração: “Caminhar já é oração”. No percurso, ele comprometeu-se a ilustrar o compromisso apostólico e missionário de nosso santo fundador na cidade de Roma, revelando seu coração aberto a Deus e ao próximo. O caminho percorrido era uma luz em nosso caminho de mulheres consagradas, e despertou em nós, o desejo de aprofundar ainda mais a figura Pallotti, seu trabalho, seu carisma, sua espiritualidade e missão, que nos deixou como herança. Para nós, essa experiência foi uma grande oportunidade para “reavivarmos a fé e reacendermos o nosso amor”, e assim respondermos com mais fidelidade aos desafios de hoje, vividos pela nossa Igreja. Por isso, agradecemos a Deus por pertencermos à família Palotina.

Cursos e Aulas
Temos a alegria de contar com a presença de dezoito participantes do curso anual para os formadores e formadoras palotinos, onze sacerdotes e sete irmãs da Congregação do Apostolado Católico. As aulas são realizadas em Roma, no Centro “Cenáculo”, Via Giuseppe Ferrari, no “Claretianum" e na Pontifícia Universidade Urbaniana. O curso sobre o carisma e a espiritualidade palotina, que inclui a vida e a atividade de São Vicente Pallotti, é ministrada pelo Pe. Jan Kupka, Diretor do Instituto Histórico S. Vicente Pallotti; a história da fundação palotina, desde o fundador até os dias atuais, é ministrada pelo Pe. Franco Todisco, pela irmã Lilia Capretti e pela Ir. Isabella Swierad; a origem, desenvolvimento e o Estatuto do UAC é apresento pelo Pe.  Derry Murphy e Ir. Stella Marotta e outros membros da União Italiana; as etapas formativas, a figura e o papel do formador palotino segundo São Vicente, com alguns textos da fundação, são aprofundados pelo Pe.  Stanislaw Stawicki; a psicopedagogia da personalidade e a antropologia palotina são elaboradas e apresentadas pela Ir. Ignes Burin e por Pe. Jacob Nampudakam, atual Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico.
O grupo também participa, todas as segundas-feiras, do "Curso Anual do Instituto de Teologia da Vida Consagrada Claretianum, para uma formação atualizada, global, e todas as quartas-feiras, aulas práticas de Teologia e de Direito para a Vida Consagrada, proposta pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, especialmente recomendada para aqueles que têm a responsabilidade de governo e formação nos próprios Institutos.
Para concluir, podemos dizer que, participar deste curso, na cidade de Roma, onde São Vicente Pallotti viveu, recebeu o dom de fundar a obra apostólica e de poder desenvolver o carisma da União do Apostolado Católico, é para nós formadores e formadoras palotinos uma experiência única.
Por isso, contamos com as orações de todos, para que sejamos capazes de corresponder com esta maravilhosa oportunidade de estarmos aqui nos preparando para melhor servir a Igreja com o carisma apostólico.

Palotinas e Palotinos do curso anual para formadores(as) – 2010/2011.

Nenhum comentário: