quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Encontro Regional de Formação

A Solene celebração da liturgia no dia 16 de novembro, quando celebramos o dia de nossa padroeira Mãe da Misericórdia, deu inicio ao Encontro Regional de Formação.
Durante a celebração no Santuário da Divina Misericórdia no Rio de Janeiro, que foi presidida pelo Superior Regional Pe. João Pedro Stawicki SAC, o seminarista Saulo começou mais um etapa na sua formação tornando se leitor.
Pe. João Pedro lembrou que a imagem da Mãe da Misericórdia é muito ligada não só com a tradição cristã, mas também com nosso fundador São Vicente Pallotti que escreveu o “Poema da Misericórdia”. Explicando a imagem da Nossa Padroeira Pe. João Pedro citou o Beato Pe. Michal Sopocko que observou que no rosto da Mãe da Misericórdia vemos uma forte dor, que não chega ao desespero, porque esta dor esta assegurada pela submissão a vontade de Deus – SUBMISSÃO TOTAL!!! Por isso tem suas mãos cruzadas no peito, olhos virados para o chão e nestes olhos da para ver o raio de alegria, porque Maria neste momento esta dando a luz à humanidade inteira para o céu, no meio de insuperáveis dores do corpo e da alma.
No dia seguinte todos trabalharam sobre um texto de Instrumentum Laboris da XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico. No coração da fundação de Pallotti esta a intenção de um homem de Deus preocupado por este mundo e que sentiu que a melhor solução para os problemas do seu tempo era “reavivar a fé em Deus e reacender a caridade entre os povos deste mundo”. A pergunta que colocamos diante de nós mesmos nesta Assembléia Geral, foi, “neste mundo que muda, como podemos ser apóstolos que reavivam a fé em Deus e reacendem a caridade no mundo?”O  Documento não deu respostas para as  perguntas, mas permitiu que todos os membros da Região pudessem conhecer os temas e preocupações  que foram refletidas durante a Assembléia.
Quinta-feira  foram discutidos vários temas importantes da atualidade da Região. O Documento conclusivo da V Conferência de Aparecida, recordando o mandato do Senhor de “ir e fazer discípulos entre todos os povos” deseja despertar um grande impulso missionário na Igreja na América Latina e no Caribe. Pe. João Pedro explicou como nós palotinos podemos fazer missão continental no estilo de nosso Fundador. O elemento mais característico do Pallotti era certa estrutura que poderia ajudar na Missão Continental, certo tipo de sistemática, que pode ser chamada como a estrutura 12+1 dando a cada um o nome de um dos Apóstolos. Podemos constatar que esta visão das 13 procuradorias de Pallotti é uma visão completa, que tenta tocar em todos os níveis, as dimensões e os patamares do trabalho pastoral - missionário numa paróquia, forania,  vicariato ou diocese. Com alegria de todos os membros da Região foi dada a  notícia que a arquidiocese de Niterói iniciou o processo de reconhecimento do milagre realizado pela interseção de Elisabete Sanna, o vice-postulador deste processo é o Pe. Marcos Karny SAC. Nossa Região vai oferecer para Pe. Orides Giraldo relíquias do beato Pe. José Stanek SAC. A Relíquia será colocada no altar principial da igreja de Cristo Rei em Curitiba.
À noite assistimos na UFRJ um concerto da orquestra sinfônico da musica de Sibelius e La Falla.
O último dia do Encontro foi um dia de recreação comunitária na casa do noviciado. Para todos foi um tempo de oração, reflexão e aprofundamento do carisma palotino.
Pe. Artur Karbowy SAC

Nenhum comentário: