quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Encontro de outubro de 2010 promovido pelo Instituto S. Vicente Pallotti

No dia 28 de outubro de 2010, na igreja SS. Salvatore in Onda, foi realizado o quarto encontro de estudo e de formação do Instituto S. Vicente Pallotti de Roma. O programa anual desses encontros tem como tema central "S. Vicente Pallotti, sacerdote e apóstolo". No contexto desse tema central, Ir. Carmela Coscia CSAC apresentou uma conferência sobre "A devoção mariana no Mês de Maio para os Eclesiásticos".
A conferencista organizou a sua apresentação em  três pontos: a presença mariana na vida de S. Vicente Pallotti, a devoção mariana no "Mês de Maio para os Eclesiásticos" e os programas palotinos da devoção mariana para os sacerdotes. A devoção mariana - destacou a conferencista - é o fio condutor da vida dos sacerdotes e, para Pallotti, o sinal luminoso que guia a sua caminhada para Deus, o Amor Infinito. O Mês de Maio, composto em três versões (para os religiosos, para os sacerdotes e para os fiéis leigos), era, para Pallotti, uma manifestação afetuosa de amor a Maria Santíssima, uma humilde homenagem à Imaculada, que se tinha dignado realizar o matrimônio espiritual com ele para cumulá-lo de dons e de graças.
O opúsculo "Mês de Maio para os Eclesiásticos" se distingue pela sua densidade de conteúdo. Os temas das meditações são tirados do Pontifical Romano. Pallotti convida os sacerdotes a percorrer, passo a passo, a própria preparação para a ordenação sacerdotal, a tomar consciência da dignidade sacerdotal e da exigência de uma vida santa para corresponder aos dons recebidos e a ser um instrumento eficaz de Deus. A devoção mariana é uma grande ajuda para o sacerdote; é um sustento eficaz no caminho de santificação; é um conforto constante nas provas, energia e força no apostolado. Há uma relação estreita entre Maria e o sacerdócio ministerial: Maria procurou penetrar com inteligência no coração do mistério de Deus e colaborou eficazmente com o seu desígnio salvífico até se tornar a Corredentora. Ela orienta os sacerdotes e os palotinos. O próprio Jesus, ao entregar seu discípulo amado à Maria, confiou a ela todos os apóstolos e os ministros do seu amor salvífico.

Nenhum comentário: