segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bote Fé Niterói

Chegada da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984)”
“Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003). 
Enfim chegaram!!! Esta entre nós, fiéis da arquidiocese de Niterói a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. 
Quase 30 anos depois deste envio, chegaram à nossa cidade estes símbolos para reavivar a nossa fé!!!!
O Bote Fé, evento que foi assim nomeado, aconteceu em todo o Brasil, e este de Niterói foi o último antes da JMJ no Rio de Janeiro.
Estavam presentes cerca de 70 mil fies vindo de todo estado do Rio de Janeiro, de todas as paróquias da arquidiocese de Niterói, sem deixar de mencionar tantos jovens das paróquias palotinas de nossa cidade, que marcaram presença com muita animação!
Começou às 14h com shows católicos e muita animação. As 17h, vindo pelo mar, chegaram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, o momento emocionante, que foi acolhido com cânticos “No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus...” Assim que os Símbolos foram colocados no palco, iniciou-se a Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e concelebrada por Dom Alano, Arcebispo Emérito, e mais 8 bispos vindos das dioceses vizinhas, padres da arquidiocese de Niterói.
Inclusive nossos Padres Palotinos, Pe. Casimiro, que é vigário Episcopal, Jacinto, Marcos, Francisco, Juliano que servem na arquidiocese de Niterói. Também estavam presentes nossos  postulantes, noviços e seminaristas palotinos, além dos  padres palotinos que servem na arquidiocese do Rio.
Dom José falou em sua Homilia, da importância deste evento para nossa cidade e para a igreja em Niterói. Lembrou que este dia importante, que comemoramos Pentecostes, a vinda do Espirito Santo, e que segundo o evangelho, “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”, foi a mensagem deixada aos jovens para irem ao mundo e sejam missionários, levando a palavra do Senhor.
E terminou a homilia, com as palavras do saudoso Dom Carlos Alberto: “Que a graça de Deus, cresça em nós sem cessar. E de Ti, nosso Pai, vem o Espírito Santo de amor, para gerar e formar Cristo em nós.” E todos cantando em uma só vós, sentiram-se cheios do Espirito Santo. Foi uma celebração muito bonita e emocionante.
Após a missa, os shows continuaram e ainda teve adoração ao Santíssimo Sacramento.
Os Símbolos da JMJ irão agora percorrer as diversas cidades e paróquias da Arquidiocese de Niterói. Chegará ao nosso vicariato Oceânico no dia 31\05, na Igreja Palotina de Nossa Senhora de Fátima em Pendotiba, irá percorrer a região, creches, colégios, passará também na Paróquia Palotina de Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu e seguira para Marica, onde terá a missa de despedida antes de ir para o Rio de JANEIRO.
Este evento mostrou um pouquinho de como será este grande acontecimento que é a JMJ. Para nós jovens, motivo de alegria, de renovação da nossa fé, do nosso compromisso com Cristo e com a igreja, e mostrando para o mundo que vale a pena seguir a Cristo e seus ensinamentos!! Que sejamos Luz do mundo e sal da terra. Mostramos que nossa igreja é viva e que somos felizes por ser Católicos!!!
Nosso Senhor envie o teu Espirito Santo e renove a face da Terra!!!!
Que venha a JMJ – RIO!!!!!!!!!!!!!
Camille Santos

Nenhum comentário: