quarta-feira, 1 de maio de 2013

Festa de S. José Operário – Arroja

Celebrou-se mais uma vez neste dia 1 de Maio, a festa de São José Operário, na Comunidade da Arroja – Paróquia de Odivelas, tradição esta que já se vem celebrando há alguns anos. 


A Igreja, na pessoa do Papa Pio XII ao decidir dar a este dia uma dimensão cristã, colocou a «Festa do trabalho» sob a protecção de S. José, na certeza de que ninguém melhor do que este trabalhador poderia ensinar aos outros trabalhadores a dignidade sublime do trabalho, como referiu hoje o Papa Francisco na audiência pública semanal.




S. José foi carpinteiro durante toda a sua vida e teve como companheiro de trabalho, na oficina de Nazaré, o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi quem lhe ensinou que o trabalho nos associa ao Criador. O trabalho é um serviço prestado aos irmãos e é um meio de nos associarmos à obra redentora de Cristo.



As festividades em honra deste Santo tiveram início com uma procissão pelas ruas da Arroja no dia 30 de Abril, pelas 21 horas, animada pelos jovens da comunidade e na qual participaram os nossos sacerdotes, todos os núcleos, movimentos e pastorais da Paróquia, fazendo-se representar com os seus estandartes. 



No dia 1 de Maio, a festa prosseguiu com a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso pároco, pelas 11 horas, no espaço onde habitualmente a comunidade se reúne, onde pudemos agradecer e glorificar a Deus, pedindo a intercessão de S. José Operário para nos dar forças e alento para superarmos as dificuldades da nossa vida.




Seguiu-se o almoço de convívio pelas 13 horas, no Centro Comunitário Paroquial, na Matriz. Foi um momento de confraternização, onde todos puderam partilhar a sua alegria, convivendo e ateando ainda mais as amizades uns com os outros. O mais importante deste momento, não deixou de ser a comida, deliciosamente preparada pela nossa maravilhosa equipa da cozinha. A terminar o manjar, esperava por nós uma mesa repleta de doces e frutas para nos adoçar a boca e uma apresentação sobre a comunidade, elaborada pelos nossos jovens.
Desde já agradecemos a todos pelo apoio.
Bem Hajam!
S. José Operário… rogai por nós!
Nuno Zeferino

Nenhum comentário: