segunda-feira, 29 de julho de 2013

Centro Comunitário Paroquial de Odivelas

Dia 28 de Julho, foi inaugurado e abençoado, o Centro Comunitário Paroquial de Odivelas, na sua valência de Cantina Social. O novo espaço solidário era um momento  há muito aguardado por todos, fruto do dedicado trabalho da Direcção do CCPO, do trabalho da comunidade religiosa e voluntários. A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador inaugurou as novas instalações, na companhia do Pároco João Francisco Pietrus, SAC. 


O Pe. João Francisco mencionou no seu discurso de abertura todos os sacerdotes que, no passado, se empenharam para que a obra se tornasse realidade. Comparou esta obra a um mosaico colorido em que muitas pessoas anónimas foram colocando uma pequena peça e que hoje é um enorme mosaico, porém inacabado, porque a caridade é um processo continuo de doação ao próximo. A presidente Susana Amador mencionou que é "uma concretização e realização coletiva que será colocada ao serviço do bem comum e dos mais vulneráveis! Odivelas social e fraterna é hoje uma realidade incontornável! Um momento emocionante onde todos foram determinantes", referiu  a autarca, visivelmente emocionada com as palavras do Pe João Francisco, que a classificou como uma mulher "muito sensível às causas sociais, sempre pronta a ajudar e a apoiar quem mais precisa". Referiu ainda que "nenhum município do Distrito de Lisboa conseguiu, até agora, resultados tão significativos em matéria de obra social. Graças à dinâmica das instituições e ao auxílio da Câmara Municipal de Odivelas. Nestas instituições conta-se a nossa Paróquia, que atualmente presta apoio social através de 3 canais – Vicentinos, com distribuição de cabazes mensais; Espaço Elizabetta Sanna que recupera/distribui roupas doadas e oferece um serviço de banhos aos sem abrigo e finalmente o mais recente serviço – A Cantina Social com capacidade para servir 100 refeições quentes 7 dias por semana, de realçar que no mesmo espaço funcionam também as Visitadoras de doentes. Estamos Felizes porque fazemos felizes quem mais precisa e ajudamos a cumprir o Evangelho “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste ver-me” Mateus 25:35-36


Deus permita que nos mantenhamos fieis aos seus mandamentos e que rejubilemos de alegria sempre que os nossos talentos se colocam a serviço dos que mais precisam!

sábado, 27 de julho de 2013

3º dia da Catequese da JMJ no Santuário

Neste terceiro e último dia da catequese da JMJ Rio 2013, tivemos a grata surpresa de receber o bispo da cidade de Viseu  em Portugal.  Dom Ilídio Leandro veio de longe, mas sua simpatia nos aproximou. À nossa pergunta, sobre o tema da sua pregação respondeu-nos que, seria “o envio”, acompanhando o tema da JMJ: “Ide e evangelizai”.

Para sermos discípulos e missionários, precisamos escutar e aprender com Deus. Ele também citou algumas palavras do Papa Francisco: “O raio que nós seguimos nos acompanha e anda até a cruz. Ensina a amar e servir. E vocês não tenham vergonha da sua cruz. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus.”


No momento pergunta e resposta, um jovem do Estado do Maranhão, perguntou como vencer o medo para aceitar o chamado de Jesus: Escutando a Deus, ele respondeu. Dom Ilídio disse que escutar a Deus é muito importante em todas as circunstâncias da vida. Ouça Deus para saber qual a sua vocação, Ele nos quer felizes ao dizer sim ao seu chamado, e na nossa alegria (não aquela passageira que o mundo oferece) vamos evangelizando. Somos pequenas sementes de amor, que Deus transforma em grandes árvores. Que cada um procure ser aquilo que Deus quer. E que assim como Samuel também devemos dizer: “Fala senhor, teu servo escuta”. Escute e obedeça.
Marita Veiga

quinta-feira, 25 de julho de 2013

2º dia da Catequese da JMJ no Santuário

A alegria e a descontração de Dom Vitório Pavanello, da Arquidiocese de Campo Grande/MS contagiaram a todos nós. O tema, da JMJ foi desenvolvido, como uma agradável conversa, mas o assunto era para ser levado a sério: ser discípulo de Cristo significa também pegar sua cruz e O seguir. Não é fácil ser cristão.
As cruzes podem ser pessoais e, mas também existem cruzes  comunitárias. A cruz faz parte da nossa caminhada, e é uma graça!  Quer ser feliz, viva a alegria da cruz!     
Dom Vitório exortou os jovens a lerem, a palavra de Deus, pois, não podemos seguir o que não conhecemos. Ele perguntou quem conhecia a pequena carta de S. Paulo a Filemôn, e foi triste perceber que ninguém a havia lido.  Não podemos pensar num católico que não tenha intimidade com a Palavra. O verdadeiro cristão pensa e age como Jesus, mas para isso é preciso que ele conheça este Jesus. Somo enviados a dizer aqueles que não O conhecem, o quanto Ele é maravilhoso!
E como um “trabalho de casa” pediu que todos os dias fizéssemos a leitura de pelo menos meia página de um dos  Evangelhos.  
O Ministério de Musica que nos acompanhará nestes três  dias de catequese, é o da paróquia de S. Sebastião na Ilha do Governador/Rio. A belíssima vos de Rosangela Montozo, vem acompanhada do baixo e do violão de Crystiano Botelho e Tony Queiroz.
Marita Veiga

THE DAY OF UNITY

O “THE DAY OF UNITY” foi um evento festivo organizado no dia 24 de julho pela Juventude Palotina na paróquia Nossa Senhora da Consolata - Rio de Janeiro.



Foi um evento festivo de: acolhida, formação, celebração, partilha, oração, diálogo e convivência de toda juventude presente na JMJ.


Foram jovens palotinos que junto com Dom Julio Akamine SAC fizeram deste dia um verdadeiro dia da UNIDADE.
 

1º dia da Catequese da JMJ no Santuário

O Santuário da Divina Misericórdia foi um dos 273 locais escolhidos para a Catequese da JMJ Rio 2013. Os peregrinos, acolhidos nas residências, centro de convivência e no centro pastoral e paróquias próximas, chegaram esbanjando muita alegria que nem o frio nem a chuva conseguiram diminuir.
Nestes 23 de julho a catequese foi dada por Dom Milton Kenan Jr. Bispo de Brasilândia/ São Paulo. O tema foi: “Ser esperança, ser de Deus”. Juliene Sales, nossa paroquiana e também peregrina da JMJ, gostou principalmente do bispo ter se dirigido aos jovens, acreditando no seu potencial como pessoas  que acompanham o caminhar da igreja.  “Ele estava muito a vontade com os jovens”. E ao falar da Misericórdia Divina lembrou Santa Faustina.


O momento-pergunta e resposta- teve uma boa participação dos jovens e  Dom Milton respondeu a todos.  Esta manhã foi coroada com a celebração da Santa Missa e no altar estavam o pároco da Divina Misericórdia, os reitores do seminário Maior Palotino e do Santuário e padres voluntários de diversas regiões do Brasil que vieram para as confissões que, simultaneamente a catequese aconteciam no salão paroquial.
Marita Veiga

terça-feira, 23 de julho de 2013

Semana Missionaria Jovens Palotinos em Curitiba

Antes da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, Brasil, reuniu-se em Curitiba cerca de 70 jovens do Brasil, Uruguai, Argentina, Moçambique e Portugal durante uma Semana Missionária Palotina realizada nos dias de 15 to 21 de julho de 2013.


Os jovens foram alojados na paróquia de São José, em Curitiba, onde foram acolhidos cordialmente pelo pároco Pe. Claudio Pereira dos Santos SAC e as famílias. O programa da semana foi muito bem preparado incluído catequese, oração, celebrações eucarísticas, atividades missionárias e eventos culturais. Os jovens estavam a conhecer e aprofundar o carisma palotino e o espírito de UAC em vários momentos, por meio de apresentações e atividades, elaboradas pela Comissão para a Juventude Palotina, Seminário Palotino e Conselho Nacional de Coordenação da UAC no Brasil.


Na celebração da Missa e na Adoração Eucarística participantes experimentaram a profunda comunhão com Jesus Cristo, que ultrapassa as fronteiras de países e culturas e nos une em uma só família. Tendo em conta que a nossa fé não é um dom apenas para os jovens, então eles fizeram uma atividade social, visitando os idosos e crianças da paróquia para enviar-lhe um pouco a alegria e a esperança destes dias. A missa de encerramento, presidida pelo Reitor Provincial da Província de São Paulo, Pe. José Elias Fadul SAC, foi celebrada na igreja de São José junto aos jovens e às famílias de acolhimento. No final da missa, o Conselheiro Geral Pe. Martin Manus SAC agradeceu a todos aqueles que prepararam e organizaram esta encontro, especialmente o Sr. Marlon Roza, responsável pelo Juventude Palotina no Brasil, os coirmãos e os paroquianos da paróquia de São José.


Após o encontro, os jovens foram para o Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Uma coleção de várias fotos e filmes do encontro em Curitiba encontra-se no site da Comissão para a Juventude Palotina: www.pallottineyouth.net.

domingo, 21 de julho de 2013

Os símbolos da JMJ no Santuário

A alegria e a emoção tomaram conta do Santuário da Divina Misericórdia nesta sexta-feira 19 de julho, quando a Cruz Peregrina e o Ícone de Nª Senhora estiveram aqui na Hora da Misericórdia.

Algumas autoridades eclesiásticas estavam presentes. Jovens de algumas paróquias da 8ª Forania do Vicariato Suburbano, e mais dois peregrinos, sendo uma polonesa e um  colombiano rezaram o Terço.


Não havia limite de idade, nem dificuldade de locomoção,  que impedissem os fiéis de subir até o altar onde estavam os símbolos.

sábado, 20 de julho de 2013

Sexta dia da Semana Missionária em Itaipu

Neste sexto dia, os jovens peregrinos se juntaram as famílias acolhedoras para participar da missa da família. Esse momento foi um dos mais marcantes de toda semana, houve uma grande emoção tanto por parte dos peregrinos quanto pelas famílias acolhedoras.


Na parte da tarde os jovens peregrinos vão, ficar com as famílias e a noite a partir das 18h, vai acontecer no Bosque de Maria, na Matriz. Um encontro de culturas, onde os jovens brasileiros e polonês, vão apresentar as danças típicas dos seus países de origem.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Quinto dia da Semana Missionária em Itaipu

Neste quinto dia, os jovens peregrinos juntamente com os jovens de Itaipu, chegaram as 8h na paróquia para o café da Manhã. Depois do café reuniram-se no salão paroquial para assistirem a palestra ministrada por Bárbara Rita sobre a história do Brasil. Com tradução simultânea para o polonês.



Depois outra palestra ministrada pelo jovem Bruno, e demais jovens da paróquia que pertencem a juventude palotina, EAC e EJC. Sobre os trabalhos sociais que são realizados em nossa paróquia.



Terminada as palestras os grupos dirigiram-se para a praia, lá equipes já aguardavam com sementes de plantas de restinga. E em espaços chamados berçários, os poloneses e brasileiros plantaram essas sementes, que irão ajudar na recuperação da restinga na Praia de Itaipu.
Ao meio dia voltaram para a igreja para o almoço.