segunda-feira, 29 de julho de 2013

Centro Comunitário Paroquial de Odivelas

Dia 28 de Julho, foi inaugurado e abençoado, o Centro Comunitário Paroquial de Odivelas, na sua valência de Cantina Social. O novo espaço solidário era um momento  há muito aguardado por todos, fruto do dedicado trabalho da Direcção do CCPO, do trabalho da comunidade religiosa e voluntários. A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador inaugurou as novas instalações, na companhia do Pároco João Francisco Pietrus, SAC. 


O Pe. João Francisco mencionou no seu discurso de abertura todos os sacerdotes que, no passado, se empenharam para que a obra se tornasse realidade. Comparou esta obra a um mosaico colorido em que muitas pessoas anónimas foram colocando uma pequena peça e que hoje é um enorme mosaico, porém inacabado, porque a caridade é um processo continuo de doação ao próximo. A presidente Susana Amador mencionou que é "uma concretização e realização coletiva que será colocada ao serviço do bem comum e dos mais vulneráveis! Odivelas social e fraterna é hoje uma realidade incontornável! Um momento emocionante onde todos foram determinantes", referiu  a autarca, visivelmente emocionada com as palavras do Pe João Francisco, que a classificou como uma mulher "muito sensível às causas sociais, sempre pronta a ajudar e a apoiar quem mais precisa". Referiu ainda que "nenhum município do Distrito de Lisboa conseguiu, até agora, resultados tão significativos em matéria de obra social. Graças à dinâmica das instituições e ao auxílio da Câmara Municipal de Odivelas. Nestas instituições conta-se a nossa Paróquia, que atualmente presta apoio social através de 3 canais – Vicentinos, com distribuição de cabazes mensais; Espaço Elizabetta Sanna que recupera/distribui roupas doadas e oferece um serviço de banhos aos sem abrigo e finalmente o mais recente serviço – A Cantina Social com capacidade para servir 100 refeições quentes 7 dias por semana, de realçar que no mesmo espaço funcionam também as Visitadoras de doentes. Estamos Felizes porque fazemos felizes quem mais precisa e ajudamos a cumprir o Evangelho “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste ver-me” Mateus 25:35-36


Deus permita que nos mantenhamos fieis aos seus mandamentos e que rejubilemos de alegria sempre que os nossos talentos se colocam a serviço dos que mais precisam!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela inauguração, a todos quanto contribuiram para a existência deste espaço, desde os que o pensaram, aos que o construiram e também aos que o inauguraram, só não entendo uma coisa, este espaço já tinha sido benzido com o Santíssimo há 4 anos e agora foi novamente com água benta. Será que a água benze melhor que o próprio Senhor? Acho que aqui alguém não esteve bem!

Anônimo disse...

A abertura de um espaço que ajude os mais necessitados é sempre uma alegria. Esperemos no entanto que não se desviem do caminho com o qual foi construído o Centro, e que o trabalho seja oara que de facto ele funcione um dia com mais valências.
Apenas um reparo, e porque fui testemunha ocular, é pena que estes actos sejam utilizados para fins políticos. Se de facto a política e a igreja devem trabalhar para um bem comum, não é concerteza de "boa educação" utilizar estas inaugurações como espaços de propaganda política de um determinado candidato (seja a que cargo for).
O que é constactado pelo facto de que apenas obersevanado a placa de inauguração parecer que estamos nun espaço construído pela autarquia e não pelos donativos e contribuições dadas pelo estado aos diferentes grupos que utilizam espaços adjacentes (tais como escuteiros e catequese).
Mas rezemos para que a Obra seja de facto uma obra para Louvar Nosso Senhor, Amén

LaC.R disse...

É pena que a Paróquia de Odivelas esteja contaminada por certos interesses partidários que se apropriam e aproveitam da mesma para fins eleitorais e outros. Há quem esteja a observar.