terça-feira, 9 de julho de 2013

Pré Jornadas Palotinas


Em mês de Julho meditaremos sobre Jornada da Juventude e nossas Pré Jornadas Palotinas vamos rezar pelos nossos jovens que participam do JMJ 2013!!!

 Há uma famosa música católica em nosso repertório latino-americano, cantada de norte a sul deste imenso continente e que dá o passo inicial deste texto que terá como pano de fundo a juventude e a sua Jornada Mundial – evento que ocorre justamente este mês, aqui no Rio de Janeiro / Brasil. Tal canção, intitulada “Alma Missionária”, em certo verso canta assim:
 “Senhor, Toma minha vida nova, antes que a espera desgaste anos em mim...”
 Sim, quer dizer que, existe um desejo expresso naquelas palavras: antes que os anos desgastem o entusiasmo, a alegria, a coragem, na juventude de cada um, o Senhor nos envie à missão, anunciando Seu Nome, proclamando Seu Senhorio e construindo Seu Reino!

 Acredito que nosso Santo Fundador tenha compreendido em si este mais profundo desejo juvenil, afinal, sua vida foi breve e desde sua terna idade, ele decidiu ouvir o bom chamado do Senhor, dedicando-lhe a própria vida.
 Pallotti jovem
 Sua vida foi breve; não chegou a completar 55 anos! E o que são 55 anos, hoje, comparando-se com a expectativa de vida que é cerca de 80 anos! Sim, é verdade que Pallotti, para aquelas condições romanas viveu bastante, e que não poderíamos, hoje, comparar com nossas condições, mas se ser jovem está entre 20 e 35 anos, sabemos que foi justamente neste período de idade que ele assumiu responsabilidades enormes, como o sacerdócio, e abriu caminhos novos na atividade pastoral da Igreja de Roma.

 Pallotti não gastou a sua juventude, mas buscou nela toda a força para ser alegre servidor do Senhor Jesus, como jovem seminarista e depois, como jovem sacerdote.

 Pallotti e os jovens
 Depois de se ordenar sacerdote, apaixonado por Cristo e pela humanidade,
 nosso Santo buscou a evangelização dos jovens: ele tinha certeza da eficácia
 de um bom trabalho com eles.

 Assim, ele criativamente trabalhou para que a juventude de seu tempo conhecesse o Senhor e fosse educada para uma sociedade mais justa e honesta: escolas noturnas, oratórios, direção espiritual, etc. Se grandes, como Papas, Cardeais e nobres aproveitaram-se do zelo de São Vicente Pallotti, sabemos muito bem que tanto os pobres, como também muitíssimos jovens o fizeram.

 Pallotti Fundador
 Nossa obra inicia-se, de certa forma, convencionalmente dizemos, a partir daquela Inspiração do dia 09 de janeiro de 1935. Quer dizer que ele, a partir de então, começa a compreender que a Igreja necessitava de uma obra que, além de reavivar a fé e a caridade, se colocasse à disposição do anúncio evangélico, juntando forças apostólicas para uma evangelização mais eficaz: a colaboração é fator decisivo para o agir apostólico e para o alcance de seus resultados.

 Foi por isso que, num determinado momento, ele se expressa assim: “Preocupai-vos em promover a instrução da juventude desde a mais terna idade, em todos os modos possíveis, e nela colaborar.”
 Quer dizer, então, se temos que ser originais e protagonistas no trabalho com a juventude, devemos também nos associar a qualquer outra realidade apostólica que trabalhe com os jovens e para os jovens. Poderíamos então afirmar: cooperar é vital!

 Palotinos no Rio de Janeiro
 Num entendimento profundo de nosso carisma, a cooperação é essencial, foi por isso que na década de 1970 os primeiros missionários poloneses chegaram ao Brasil. Primeiro foram para o sul do Brasil, depois, por questões da providência de Deus, quando os palotinos italianos decidiram voltar para a Itália ou irem para os Estados Unidos, eles assumiram os trabalhos aqui na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. E um detalhe: eram jovens sacerdotes!

Curioso é saber que nesta jovem história da presença palotina polonesa no Rio de Janeiro, praticamente todos os padres que vieram em missão eram recém ordenados, jovens em idade e no ministério. É como se aquela musica se repetisse na vida de cada um deles: “Toma a minha vida nova, antes que a espera desgaste anos em mim!”

 Palotinos no Rio de Janeiro e o trabalho com os jovens
 Jovem atrai jovem. Juventude atrai juventude. Desde quando os jovens padres chegaram ao Rio, direta e indiretamente, eles começaram a trabalhar com a juventude. Muitos padres, num espírito de colaboração, se tornaram diretores espirituais de movimentos juvenis.
Deste trabalho, suscitaram-se vocações. Jovens rapazes, de diversas partes, são acompanhados num discernimento vocacional e muitos deles decidem fazer uma experiência na Sociedade do Apostolado Católico. Destes, alguns perseveram até à consagração perpétua, outros não, mas todos agradecem a Deus o tempo vivido em comunidade. Todos tiram proveito deste período.

 Também, recentemente este trabalho com a juventude se uniu à estrutura nacional da Juventude Palotina. Aqui no Brasil, existe este trabalho organizado, estruturado, com dirigentes nacionais e regionais. Atinge-se jovens de todas as nossas frentes de trabalho, ou seja, paróquias, colégios e missões. Trabalham em conjunto padres, irmãos, leigos e irmãs palotinos ou não palotinos. E agora, também aqui no Rio de Janeiro, a JP (Juventude Palotina) está presente.

 Palotinos no Rio de Janeiro, o trabalho com os jovens e a Jornada Mundial da Juventude
 E daí, então, todo o trabalho dos jovens padres palotinos vem, agora, culminar com o grande evento que se realizará daqui alguns dias, aqui em nossa cidade do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude.

 Quando se soube que teríamos a responsabilidade de receber a Jornada, desde aquele anuncio lá em Madri, um misto de alegria e expectativa, de entusiasmo e de desafio assolou os corações dos jovens cariocas. Todos muito felizes mas sem saber como tudo poderia acontecer.

 Naquele espírito de colaboração, típico de cada seguidor de São Vicente Pallotti, cada um de nossos jovens, através das paróquias, começou a se engajar como voluntário na construção da Jornada. Alguns assumiram a responsabilidade de organizar alojamentos para os peregrinos; outros, com a veia artística mais aflorada, já se colocaram à disposição para a formação do coral e como atores nos diversos palcos que ficarão espalhados pela cidade; outros ainda, junto com o Seminário Maior Palotino se colocaram à disposição para coordenar uma das 25 capelas de adoração ao Santíssimo que serão instaladas no Campus Fidei – lugar onde acontecerá a Vigília e a Santa Missa com o Santo Padre; outros são voluntários com as redes sociais e a comunicação.

 Desta vez, porque é a Arquidiocese do Rio de Janeiro quem recebe a Jornada Mundial, foi resolvido que, num espírito de colaboração, a Juventude Palotina, como grupo, assumiria um só trabalho voluntário. E esta decisão foi sábia, pois se percebe que assim espalhados nos diversos setores da organização, pode-se semear aqui e acolá os ideais de nosso Santo Fundador além de confirmar em cada um o chamado universal ao Apostolado no espírito da cooperação, tão cara a ele.

 Antes, porém, da Jornada acontecer no Rio, toda a Juventude Palotina, com pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países, vai se reunir para uma semana de reflexões e partilha, lá em Curitiba. Alguns de nossos jovens daqui do Rio de Janeiro lá estarão juntos com os seminaristas. Rezem por eles e para se manterem atualizados dirigir-se ao sito da JP: www.juventudepalotinabrasil.com.br

 Caros amigos, irmãos e irmãs em Cristo e no seguimento de São Vicente Pallotti, há muita alegria ao escrever estas linhas: é bom demais saber que, apesar de nossa fraqueza e de tantos limites, todos vocês rezam para que a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 aconteça. Sim, nos confiamos às vossas orações. Rezem conosco a Oração que foi feita por esta Jornada. E ainda, cantem conosco o Hino da Jornada Rio 2013. Tanto a oração quanto o Hino podem ser conhecidos, em diversas línguas, pelo site www.rio2013.com

 Ah, e se não deu para que vocês viessem à Jornada, fica o convite para uma próxima visita à Cidade Maravilhosa: o Cristo Redentor e nós estamos sempre de braços aberto para recebê-los.

 Onde quer que estejamos, seja qual for a nossa idade, que cada um de nós nos deixemos inspirar pelas palavras do Papa Francisco, pronunciadas em sua homilia do Domingo de Ramos: "Queridos jovens... Vós tendes um parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo, o coração nunca envelhece! ... Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência!"

 Parte da Oração para a Jornada
 Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Um jovem de Rio de Janeiro

Nenhum comentário: