domingo, 12 de janeiro de 2014

Jantar de Reis

Na noite do dia 11 de janeiro, o agrupamento 69 dos escuteiros de Odivelas, promoveram o  2º Jantar de Reis, para os escuteros e familiares.

O objetivo desse encontro não tem objetivo único de arrecadar fundos, mas sim de se reunir como uma família e reforçar laços de amizade.


O jantar teve o início com a leitura do Evangelho que relata a visita dos Reis Magos ao Menino Deus. Em seguida o chefe do agrupamento 69 e assistente Pe. José António Zavorski SAC saudou as autoridades e a todos presentes. No decorrer da noite tivemos varias atividades: discurso das autoridades, brincadeiras, teatro e canções cantadas pelos  escuteiros de todas as secções.




A noite foi muito agradável, vivida com espirito  natalino com sabor de querer mais.
Pe. Zeca

18 comentários:

Manuel da Cruz disse...

Quais foram as autoridades que discursaram?

Cris Jesus disse...

Estive presente nesse jantar com minha família uma vez que um dos meus filhos é escuteiro. Foi tudo maravilhoso,principalmente o espírito de união de todos os escuteiros.Parabéns a todos e contem comigo para o ano seguinte...

Anônimo disse...

Desde há muitos anos que os escuteiros nos habituaram a festas bem planeadas! O agrupamento 69 é conhecido de todos, principalmente daqueles que por lá passaram. No saudoso tempo do sr. Pe. Jan janick (Pe. Joãozinho) também já tinhamos boas e belas festas! continuem assim, mantendo a tradição!

Santiago Oliveira disse...

Autoridades? Quais G.N.R. ou PSP?
LOL

Santiago Oliveira disse...

Quais autoridades? GNR ou PSP

Manuel da Cruz disse...

Ainda estou para saber...
O texto diz que discursaram autoridades....

Rodrigo Espirito Santo disse...

Para aquele que quer brincar com coisas sérias, em vez do meu desprezo, porque até pode ser um ignorante e esse merece respeito porque não sabe, vou-lhe dizer quem eram as autoridades presentes, porque este tipo de observação ou pergunta, só pode ser motivado ignorância ou pela inveja que aqui não cabe:
Senão quiser o Pároco (caso seja ateu) tudo bem, mas pelo menos o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Dr. Nuno Gaudêncio e da Câmara Municipal de Odivelas, nomeadamente do Pelouro da Juventude em representação da Exma. Sra. Vereadora, o Sr. Tiago Jesus, são e representam a autoridade administrativa neste Município.
Nem só de GNR ou PSP vive o mundo das Autoridades!
Quanto ao seu discurso, por vezes o silêncio vale mais do que mil palavras, a sua presença basta, porquanto, é sinal que têm o agrupamento em consideração, tanto quanto, seja o suficiente para os tirar do conforto e sossego de suas casas e das suas famílias, só isto vale por toda a maledicência que se queira dizer.
Bom 2014.

Anônimo disse...

Graças a Deus que de há 3 anos para cá, se nota uma união na direção do agrupamento, que move montanhas, eles fazem jantares, momentos de convívio, eles ajudam a Paróquia nos seus eventos, eu sei lá. Sente-se e trespassa para fora uma união e um querer, para além de um tocar a unir, que é exemplo, para todos, seja Paróquia, seja toda a Comunidade Odivelense, agora como diz o povo,
dão cartas, para além das procissões, agora até á missa vão.
Com todo o respeito que me merecem os antecessores, o facto do chefe ser um Sacerdote, diz tudo, e não me levem a mal, mas para trás e nos últimos 15 anos não tenho memória de ser como agora. Perdoem-me se me engano.
Bem Haja toda a direção.

Santiago Oliveira disse...

O texto não está explicito, fala em autoridades, mas não diz quais.
Não quis ofender ninguém, longe de mim tal coisa. Peço desculpa se o fiz.
Não sou de Odivelas não conheço as pessoas em questão.
Estava a pensar em colocar a minha filha nos escuteiros, e falaram-me nos escuteiros de Odivelas, mas pelo que li, vejo que algo de errado se passa, nesse agrupamento, para as pessoas serem tão bruscas.
Não sei se quem respondeu é ou não dos escuteiros, mas seja como for não foi uma resposta correcta.
A mim não me interessa saber se existem problemas ou não, nem foi essa a questão que coloquei, só quis saber quem eram as autoridades mencionadas no texto.
Peço desculpa a quem pertence aos escuteiros de Odivelas, mas não me parece que haja ambiente para colocar a minha filha.
Felicidades.

Manuel Pinto de Sousa disse...

De facto há muitos anos que os escuteiros fazem festas bem organizadas, assim como participavam nos outros eventos/festas organizados por toda a comunidade, tais como a Unidade Paroquial, Feira da Providência; Festas dos Padroeiros dos diferentes núcleos. Estas não eram específicas dos escuteiros, mas sim de toda a paróquia, só que infelizmente esse espírito de união foi-se “apagando”, acabando, também, por se reflectir no próprio agrupamento 69.
Felizmente que nos últimos 2 anos voltou a brilhar no seio do agrupamento uma nova luz, a luz da união. Eles estão mais presentes, quer na paróquia, quer na comunidade de Odivelas, e os eventos por eles organizados são os que mais pessoas reúnem e tal como já pude constatar mais do que uma vez, trabalham com muita disponibilidade e alegria.
O Padre Joãozinho foi um assistente carismático e com o seu peculiar jeito de ser, deixou marcas e saudades, mas não podemos de deixar de reparar que agora o Padre Zeca, que é o actual assistente e chefe do agrupamento, no seu jeito humilde de ser transmitiu uma serenidade ao mesmo e resgatou a confiança dos próprios dirigentes. Se o Padre Zeca, por motivos pastorais, nem sempre se pode fazer presente em todos os eventos, já os seus escolhidos fazem tudo o que podem, e às vezes até um pouco mais, para estarem sempre ao serviço.
Parabéns ao Agrupamento 69 e obrigado por tudo o que fazem!

Anônimo disse...

Sr. Santiago, se pretende colocar a sua filha nos escuteiros, deve fazê-lo no agrupamento da sua Paróquia e inscrever também na catequese.

Anônimo disse...

Com todo o mérito para os sacerdotes, responsável pelo agrupamento e pároco, mal vai um agrupamento que só ganha animo com a presença do sacerdote...parece-me muito bem relembrar os grandes CHEFES que por aí passaram, de forma especial um HOMEM de uma só palavra e uma só face - o saudoso Chefe Rui..e desculpem que vos diga mas sempre senti os escuteiros vivos...vejam a história do Agrupamento e o número de escuteiros inscritos ao longo dos anos. Como diz o pároco "grande é o Homem que sabe agradecer" e por todo o trabalho ao longo de mais de 30 anos que vos conheço, têm desenvolvido GRATO, SEMPRE GRATO!

Anônimo disse...

A quem respondeu ao Sr. Santiago gostava de lhe dizer o seguinte:

- Nem todas as paróquias têm escuteiros.
- Como sabe se a filha da pessoa em questão não anda já na catequese?
- Se fosse verdadeiramente escuteiro não teria respondido com tanta ignorância sobre a matéria.
Publico aqui uma das Leis do Escutismo:
" 10º - O escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções."
Saudações a Todas(os).

Anônimo disse...

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores"...em breve em todas as esquinas pode ler uma história sobre a ovelha "humilde"...aguardem!

Santiago Oliveira disse...

Gostaria de dizer o seguinte aos escuteiros do agrupamento 69, que acredito 90%, deve estar envergonhado com as respostas de quem se diz escuteiro e pertence ao agrupamento 69.

Nunca poderia imaginar que uma questão que não estava explicita no texto elaborado pelo Sr. Padre relativamente ás “autoridades” presentes no jantar de reis, levantasse tanta polémica, o que contradiz o espírito de união falado e que supostamente deveria existir no escutismo.

Soube deste blog através de um amigo que sabia que a minha filha estava interessada em ser escuteira e quis mostrar á minha filha.

Por curiosidade fui ver e simplesmente coloquei uma questão.

É ridículo o que se passou a seguir, a única conclusão que retiro de tanta ignorância nas respostas:
- É uma vergonha para o escutismo, a forma como certas pessoas responderam à questão colocada, só posso acreditar que não sejam escuteiros, porque se o são deviam ter vergonha.
- Depois cheguei á triste conclusão que a união que dizem existir é uma FARSA. Não faço ideia de quem está á frente do agrupamento, mas aconselho vivamente a repensar, o que se está a passar neste agrupamento. Porque de união tem muito pouco. A mim parece-me que querem vender a imagem de ALGUÉM ou de ALGUMA COISA, que não escutismo.
- Julgava eu, que sou um ignorante em escutismo, mas sempre admirei os escuteiros, que o primeiro mandamento dos escuteiros seria ajudar o próximo. Por curiosidade fui ver 10 leis do escutismo e para quem é escuteiro e as conhece, informo que este agrupamento não cumpriu com as seguintes leis:
- lei nº. 4: O escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas. (parece que só agora é que se iniciou o agrupamento, que para trás não existiu nada, é lamentável para quem esteve na chefia deste agrupamento ser esquecido esta forma)
- lei nº. 5: O escuta é delicado e respeitador. (não pareceu pela forma como responderam a uma simples questão)
- lei nº. 8: O escuta tem sempre boa disposição de espírito (falha grave)
- lei nº. 10 : O escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções. (nem é preciso comentar, é evidente a falta de educação)

Sr. Chefe dos escuteiros, parece-me a mim que tem muito trabalho a fazer. Pelos vistos tem escutas no seu agrupamento, não merecedores do nome de escutas.
Ou então o chefe não é o adequado, porque não sabe transmitir os princípios básicos do escutismo.
Se calhar deveria se preocupar menos com festas e mais com os princípios do escutismo, ou corre o risco de cair no descrédito.
O dinheiro não é tudo Sr. Chefe., a alma do escutismo está em primeiro lugar. Mas se calhar para si é o principal motivo. É isso que o move. Mas olhe que não deveria ser.

É uma vergonha, o que se passou aqui.

Anônimo disse...

.... todas as esquinas e quiosques.... que vendam jornais e revistas.
Todos ficaram a conhecer o cordeiro, vestido de lobo, e o seu grande bolso....

Anônimo disse...

Realmente o comentário de 16.01 às 11.25, descreveu bem, pois o comentário anterior das 10h40, faz-se puro e santo, mas foi quem despoletou tudo isto, ou já se esqueceu do que escreveu a 14, eu relembro-lhe através do copy paste do comentário na altura e que foi o seguinte:

Santiago Oliveira disse...
Autoridades? Quais G.N.R. ou PSP?
LOL

14 de janeiro de 2014 08:21

Perante isto só direi, sempre alerta!

Anônimo disse...

Ora isto tudo não passa de uma palermice, de cima a baixo, os escuteiros do agr. 69, sempre foram unidos e continuam a sê-lo, sempre tiveram bons chefes e continuam a ter.
Como não vos posso dizer para se calarem, digo, parem de escrever asneiras, quanto mais falam ou escrevem, mais mal fazem.