sábado, 14 de fevereiro de 2009

Breve resumo da história do Retiro de Carnaval em paróquia São Sebastião de Itaipu

No período do carnaval, entre os dias 20 e 25 de fevereiro, estaremos reunidos mais uma vez em retiro, na cidade de Petrópolis. Este encontro foi idealizado pelo primeiro pároco palotino da nossa paróquia, Pe. João Sopicki, há mais de 20 anos, com o auxílio de jovens e adultos de Itaipu e de outras localidades. Desde então, o retiro de carnaval foi realizado em diversos lugares – Itaipuaçu, Piratininga, Rio Bonito, São Gonçalo, Ititioca, Queimados, Itaboraí e Petrópolis. Com o passar dos anos, a saída do Pe. João Sopicki SAC para a paróquia Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, a iniciativa de outras paróquias para a realização de um retiro de carnaval, e a formação de novos sacerdotes egressos do seminário palotino, outras paróquias passaram a ter também esse momento privilegiado de oração, escuta e confraternização durante o carnaval.Nos últimos 12 anos, diversos leigos de Itaipu e de outras paróquias da arquidiocese estiveram à frente do retiro oferecido para a paróquia de São Sebastião. Com a organização do retiro da paróquia Divina Misericórdia, sob a assistência espiritual de Pe. João Sopicki SAC, a coordenação do retiro oferecido para Itaipu passou a convidar sacerdotes de outras paróquias para o atendimento de confissões, para presidir as celebrações eucarísticas e, eventualmente, para ministrar palestras durante o retiro de carnaval.
No ano de 2003, o então vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pendotiba, Pe. Anselmo Mantovani SAC, se reuniu com a coordenação da Juventude Palotina da paróquia de São Sebastião, da qual fazíamos parte; esta reunião teve como objetivo propor que o retiro de carnaval oferecido para as duas paróquias fosse organizado por nós, sob sua assistência espiritual. De 2004 a 2007, organizamos o retiro com o auxílio de leigos das duas paróquias para a formação das equipes de trabalho, tendo os respectivos sacerdotes como assistentes espirituais: Pe. Anselmo Mantovani SAC (2004), Pe. Daniel Rocchetti SAC (2005 e 2006) e Pe. Josiel Azevedo SAC (2007) – todos vigários da paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A partir da metade do ano de 2007, iniciamos os procedimentos para que o retiro de carnaval passasse a ser organizado pela Comunidade Amor Infinito, fundada no final de 2006, em Itaipu. Promovemos conversas informais e reuniões com Pe. Josiel Azevedo SAC, assistente espiritual do retiro de carnaval, e com Pe. João Pedro Stawicki SAC, nosso pároco na época e atual superior dos palotinos da Região Mãe da Misericórdia, onde expomos nossos motivos e nossa disposição, pautada em um discernimento acerca do nosso carisma e da nossa experiência neste trabalho específico, para assumir essa responsabilidade. Com a devida anuência e benção desses sacerdotes, coordenamos o retiro de 2008 sob a chancela da Comunidade Amor Infinito, que passou a ser realizado em Petrópolis, sempre com o auxílio de leigos das duas paróquias e dos seminaristas do seminário palotino.
Nesse ano, contaremos com a presença de um sacerdote de cada paróquia: Pe. Josiel Azevedo SAC dividirá a assistência espiritual com Pe. Akácio Nery SAC. Como nos outros anos, o retiro está sendo oferecido para os paroquianos das duas paróquias, tendo sua capacidade limitada a 100 pessoas, por conta do espaço na casa. O tema deste ano é “São Paulo, imitador de Cristo” e o lema, “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20a).
Finalmente, peço aos irmãos e irmãs que nos ajudem com orações e doações, para que tudo aconteça segundo a vontade do Senhor e para que a falta de recursos de alguns (principalmente jovens e adolescentes) não seja impedimento para a participação no retiro. Até a data do retiro, estaremos presentes nas paróquias para esclarecer quaisquer dúvidas, receber pedidos de oração (para que possamos rezar por suas necessidades durante o retiro, mesmo que você não esteja lá) e receber doações, de acordo a disponibilidade de cada um.
Em Cristo que nos une.
Daniel Gomes Pereira

Nenhum comentário: