No ano de 2003, o então vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pendotiba, Pe. Anselmo Mantovani SAC, se reuniu com a coordenação da Juventude Palotina da paróquia de São Sebastião, da qual fazíamos parte; esta reunião teve como objetivo propor que o retiro de carnaval oferecido para as duas paróquias fosse organizado por nós, sob sua assistência espiritual. De 2004 a 2007, organizamos o retiro com o auxílio de leigos das duas paróquias para a formação das equipes de trabalho, tendo os respectivos sacerdotes como assistentes espirituais: Pe. Anselmo Mantovani SAC (2004), Pe. Daniel Rocchetti SAC (2005 e 2006) e Pe. Josiel Azevedo SAC (2007) – todos vigários da paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A partir da metade do ano de 2007, iniciamos os procedimentos para que o retiro de carnaval passasse a ser organizado pela Comunidade Amor Infinito, fundada no final de 2006, em Itaipu. Promovemos conversas informais e reuniões com Pe. Josiel Azevedo SAC, assistente espiritual do retiro de carnaval, e com Pe. João Pedro Stawicki SAC, nosso pároco na época e atual superior dos palotinos da Região Mãe da Misericórdia, onde expomos nossos motivos e nossa disposição, pautada em um discernimento acerca do nosso carisma e da nossa experiência neste trabalho específico, para assumir essa responsabilidade. Com a devida anuência e benção desses sacerdotes, coordenamos o retiro de 2008 sob a chancela da Comunidade Amor Infinito, que passou a ser realizado em Petrópolis, sempre com o auxílio de leigos das duas paróquias e dos seminaristas do seminário palotino.
Nesse ano, contaremos com a presença de um sacerdote de cada paróquia: Pe. Josiel Azevedo SAC dividirá a assistência espiritual com Pe. Akácio Nery SAC. Como nos outros anos, o retiro está sendo oferecido para os paroquianos das duas paróquias, tendo sua capacidade limitada a 100 pessoas, por conta do espaço na casa. O tema deste ano é “São Paulo, imitador de Cristo” e o lema, “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20a).
Finalmente, peço aos irmãos e irmãs que nos ajudem com orações e doações, para que tudo aconteça segundo a vontade do Senhor e para que a falta de recursos de alguns (principalmente jovens e adolescentes) não seja impedimento para a participação no retiro. Até a data do retiro, estaremos presentes nas paróquias para esclarecer quaisquer dúvidas, receber pedidos de oração (para que possamos rezar por suas necessidades durante o retiro, mesmo que você não esteja lá) e receber doações, de acordo a disponibilidade de cada um.
Em Cristo que nos une.
Daniel Gomes Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário