segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Encontro de Formação de Catequistas

Neste dia 15, domingo, aconteceu em nossa Paróquia de São Sebastião, o encontro de formação de catequistas. Encontro no qual, catequistas novos e que já atuam em nossa paróquia, tem a oportunidade de aprender mais com palestras reflexões e momentos de oração e espiritualidade.

Logo pela manhã, as 8hs recebemos e acolhemos todos catequistas com um delicioso café da manhã. Depois do café, no salão, iniciou-se o dia com a oração e cantos. Nossa coordenadora paroquial Rita, deu as boas vindas e convidou a todos para dirigir-se à igreja para a celebração da Santa Missa. Durante a Santa missa, que teve a liturgia animada pelas catequistas, rezamos agradecendo à Deus por este chamado, por esta vocação, e pedimos que seja um ano com muitas conquistas e realizações, e que cada vez mais possamos evangelizar e levar a Palavra de Deus à Todos que ainda não conhecem.
Terminada a Santa Missa, o Pe. Casimiro fez sua palestra, falando sobre a catequese na paróquia, a importância que tem o catequista na igreja, e que um catequista precisa ter os olhos abertos para as necessidades de sua paróquia e comunidade. Que ser catequista é ser um membro que atua, que participa da paróquia. E ele ainda ressaltou a importância que tem o catequista, em atingir toda a família do seu catequizando, não só trazendo seus catequizandos para a igreja e para a fé, mas toda sua família. Depois da palestra do Pe. Casimiro, foi a vez da Lenira, que é membro consagrada da Comunidade Santos Anjos, partilhar um pouco sobre a espiritualidade na vida do catequista. Em sua partilha ela falou da importância dos momentos de oração e interiorização que os catequistas precisam ter. Pois ser catequista não é ser um professor de história da religião, mas sim um mensageiro da palavra de Deus e do amor de Deus, e que para conseguir transmitir esse amor, e essa fé é preciso que o catequista tenha experienciado e experimentado esse amor através da oração e dos momentos de reflexão, espiritualidade e um encontro íntimo com Deus. Falou ainda da postura que um catequista deve ter em seu cotidiano, assumindo seu sim e empenhando-se em viver segundo o Evangelho.
Após a palestra todos se dirigiram para o salão paroquial onde um almoço delicioso pode ser apreciado. Depois do almoço e do breve descanso, Rita que é a coordenadora paroquial e também do Vicariato Oceânico da catequese, fez uma pequena palestra e falou de como é a catequese na paróquia, a importância das reuniões entre os catequistas, o planejamento dos encontros, e ainda sobre a cooperação de um catequista com o outro, que assim como os Apóstolos de Cristo, iam de 2 em 2 pregar o evangelho, assim também os catequistas devem ser, sempre um ajudando o outro inclusive nos encontros, para nunca estarem sozinhos. Também partilhou sobre a importância da formação dos catequistas, que precisam estar por dentro dos estudos teológicos, sociais, e doutrinários. E convidou à todos que ainda não fizeram o Curso de Pastoral Catequético ( CPC), a se matricularem e participar, pois é um curso de formação muito importante para o catequista. Terminada a palestra a Secretaria do CPC, Catari, falou um pouco mais sobre o CPC e fez a inscrição daqueles que ainda não haviam feito o curso.


A seguir o Pe. Akácio começou sua palestra, que falou sobre a catequese e a Eucaristia. Ele falou que o sentido da nossa vida é a Eucaristia, e que um catequista precisa estar sempre em comunhão com Cristo na Eucaristia. Logo após a sua palestra todos rezaram o terço da misericórdia, um momento de grande espiritualidade e que tocou à todos. Terminado o terço, tivemos mais um momento de confraternização com um delicioso lanchinho. Depois do lanche, partimos para a última palestra do dia. Hélia e Luciane, catequistas e professoras do CPC, falaram sobre o ano catequético, e mostraram como deve ser um encontro de catequese, como planejar os ensinos e por em prática com os catequizandos. Foi interessante, pois os catequistas puderam fazer na pratica de 3 modos diferentes a realização de um tema para encontro. Escolheram uma passagem do evangelho, e dividiram-se em 3 grupos, cada grupo devia apresentar o tema nas seguintes formas: colagem de revistas e jornais, desenho e teatro. Todos os grupos se emprenharam bastante e o resultado final não podia ter sido melhor.
Terminada as apresentações, rezamos e cantamos encerrando o dia de formação com muita alegria, entusiasmo e esperança, esperança de poder ter um ano cheio de bençãos e que através desta vocação maravilhosa que é SER catequista, possamos cada vez mais levar a palavra de Deus à todos servindo Deus e ao próximo com amor e dedicação.
Camille do Espirito Santo Santos

Nenhum comentário: