quinta-feira, 25 de junho de 2009

Abertura do Ano Catequético do Vicariato Oceânico

Foi com grande alegria, que no dia 21 de junho, nos reunimos com os catequistas e coordenadores da catequese do Vicariato Oceânico, para abrirmos o Ano Catequético Nacional em nosso vicariato.
Começamos participando da Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Casimiro Pac SAC, onde fez uma linda celebração, valorizando o trabalho da catequese, que é um serviço feito voluntariamente com muito amor, para a evangelização de crianças, jovens e adultos. Afirmando que nós catequistas, embora com todos os trabalhos que já temos no dia a dia, paramos para preparar os encontros, que todas as semanas nos comprometemos a levar aos nossos catequizandos, além de participar, junto com eles da Santa Missa. É um trabalho de evangelização e dedicação a tantas crianças, jovens e adultos.



Após a missa fomos recebidas para um delicioso café da manhã, que nos foi servido com muito carinho, pelas pastorais do Batismo e Familiar. O lanche foi partilhado, cada paróquia se prontificou de levar alguma coisa, e no final, havia muita fartura, e todos saíram muitos satisfeitos. Mas o principal, que todas nós notamos, foi o imenso sorriso nos lábios de cada catequista, todos estavam muito felizes por estarmos ali, nos conhecendo, e podendo assim,partilhar experiências e trocar informações.

...Como catequista, posso afirmar, fomos chamados por Deus, capacitados por Ele, e sem Ele, nada somos.... Se hoje estamos aqui, habilitados a catequizar, é por que dissemos esse Sim a Deus, e nos dispusemos a colocar uma boa parte de nosso tempo para estudar, nos capacitar, a rezar . Mas o principal disso tudo é a capacidade que descobrimos em nós mesmos de AMAR... De partilhar esse amor, com nossos catequizandos e seus familiares, mas sempre lembrando que foi o próprio Cristo, quem primeiro nos amou. Sendo assim, esse encontro, não poderia ser de outra forma, e pela primeira vez conseguimos nos encontrar, estavam presentes TODAS as coordenadoras das paróquias do vicariato, a coordenadora do Vicariato Oceânico Rita de Cássia e a Irmã Inês, que é a coordenadora de Catequese da Arquidiocese de Niterói.
Agradeço a Deus, por esse encontro tão bonito e feliz, e poder declarar a todo o mundo.... “Foi o Amor de Cristo que nos uniu” e sou muito feliz por ser CATEQUISTA!
Catari Viana do Espírito Santo Santos

Nenhum comentário: