terça-feira, 2 de junho de 2009

Festa do Divino Espírito Santo

Cinqüenta dias depois da Páscoa o mundo cristão celebra a festa de Pentecostes. Em alguns lugares, por herança portuguesa, celebra- se a festa do Divino Espírito Santo. No Brasil a festa é celebrada especialmente nas cidades históricas, construídas pelos portugueses. Foi uma grande e alegre surpresa para mim participar da festa do Divino Espírito Santo em plena selva amazônica, em Novo Airão.Aqui essa festa é celebrada há muitos anos. Os mais antigos moradores disseram que quando eles chegaram essa festa já existia aqui. Algumas pessoas contam que ela é celebrada em Novo Airão há mais ou menos 250 anos.
Essa festa foi instituída pela Rainha de Portugal, Santa Isabel. Em Novo Airão durante quatro dias antes da festa de Pentecostes as pessoas formam a “Corte Imperial”, que vão em procissão da casa de festa até a Igreja paroquial. A Corte Imperial, vestindo um traje de rainha levava nas mãos insígnias reais: coroa e mastro, simbolizando que estão entregando o governo nas mãos do Espírito Santo.
A frente da Procissão vão as pessoas com os estandartes vermelhos e brancos, em cima de cada um encontra se a pomba simbolizando o Espírito Santo. Quando chegam na igreja colocam em frente do altar a coroa e o mastro. A Coroa, enfeitada com muitas faixas vermelhas e brancas. Cada pessoa quer tocar nestas faixas pedindo ao Espírito Santo graças para todo o ano. Chegando na igreja os homens cantam:
Ajunte-se gente toda,
A quem nós queremos tanto;
Vamos buscar a coroa
Do Senhor Espírito Santo.
Deus vos salve, casa santa,
De Jesus acompanhada,
Onde está o cális bento
Mais a hóstia consagrada.
Divino Espírito Santo
Senhor de cetro e coroa,
Vós na terra sois Pombinha,
No céu Divina Pessoa.
Sábado á noite a procissão saiu pelas ruas da cidade coletando alimento que será distribuído pelas pessoas mais necessitadas das comunidades. Como Novo Airão esta situada na margem do Rio Negro a noite começou a procissão fluvial com velas.

A cada dia, depois da Santa Missa, a procissão com a coroa e o mastro voltava para casa da festa onde foi preparado o trono com as insígnias reais entregues ao Espírito Santo. Durante a festa do Divino Espírito Santo as pessoas pediram que o Espírito Santo reine em suas casas, famílias, município.

Nenhum comentário: