segunda-feira, 29 de junho de 2009

Procissão flutuante pelo Rio Negro

No dia 29 de junho, quando a igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, em muitos lugares do Brasil acontece a procissão flutuante em honra do santo padroeiro dos pescadores. Como Novo Airão fica na beira do Rio Negro, ás cinco horas da tarde muitas pessoas reuniram- se no porto para começar a procissão com o quadro de São Pedro.

No maior barco as pessoas com velas nas mãos e com oração nos lábios cercaram o quadro do Santo protetor dos pescadores. De vários lugares começaram a chegar canoas, lanchas e barcas com muitas pessoas para acompanhar a procissão. Barcos enfeitados com faixas, bandeiras, percorreram parte do Rio Negro.

Pescadores pediram a São Pedro ajuda e proteção durante a pesca e muitas pessoas pediram que Deus sempre esteja junto com eles durante todas as vezes que percorrerem o Rio Negro. Pois do rio não só tiram a comida, mas também ele é o principal caminho de saída da cidade e acesso para várias comunidades.

Entre as barcas não podia faltar a barca “Santa Maria do Rio Negro” com Pe. Artur a bordo.

Terminando a procissão flutuante todos à pé, fomos para igreja e com grande alegria celebramos a Missa em honra de São Pedro.

Nenhum comentário: