quarta-feira, 1 de julho de 2009

UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO PAÍSES SUL-AMERICANOS

Estimados membros e simpatizantes da UAC

Com o desafio de revisar, reencantar e reorientar nossa missão, como herdeiros de um carisma dinâmico e criativo, aqui estamos para dar algumas informações sobre a preparação do I Congresso Sul-Americano da União do Apostolado Católico e I Congresso da União do Apostolado Católico no Brasil.

Considerando-se a nomenclatura do novo Estatuto Geral, que fala de congressos e não de encontros, a partir de agora os chamados “Encontros Palotinos Sul-Americanos” passam a denominar-se “Congressos Sul-Americanos da União do Apostolado Católico”. Na última Assembleia do Conselho Nacional de Coordenação ficou estabelecido que a UAC no Brasil, a cada três anos realizará uma assembleia, um encontro e um congresso. Como neste ano está previsto o congresso, este coincidirá com o sul-americano.

Nos últimos anos, a UAC cresceu e se estruturou. Em nível nacional, tal evolução ocorreu com a constituição dos Conselhos Nacionais de Coordenação. Diante disso, no mês de maio do ano passado, os superiores maiores da SAC estiveram reunidos e decidiram delegar aos conselhos nacionais a função de preparar os congressos, marcando a data do próximo evento para os dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2009, na Casa de Retiros, em Santa Maria – RS.

Para encaminhar a preparação do Congresso, representantes dos conselhos nacionais de coordenação do Brasil, Argentina e Uruguai estiveram presentes no encontro preparatório realizado na cidade uruguaia de Canelones, de 21 a 23 de novembro passado.

Após uma importante reflexão sobre a realidade em que estamos inseridos e diante dos desafios de hoje, percebeu-se a necessidade de uma maior formação dos integrantes dos conselhos locais de coordenação. Essa perspectiva determinou a temática e a metodologia do Congresso.

No encontro de Canelones foi constituída uma equipe para organizar o próximo Congresso: pelo CNC do Brasil – Ir. Cleusa Maria Casarin, CSAC; Judinei José Vanzeto, seminarista, SAC; Pe. Ângelo Lôndero, SAC; pelo CNC do Uruguai – Sra. Maria del Huerto Bozzano e pelo CNC da Argentina – Ir. Paulina Angélica Miranda, CSAC.

Na primeira reunião da equipe, realizada de 13 a 15 de março último, foi elaborado o primeiro esboço do programa dos Congressos, que após ser completado, oportunamente será enviado aos destinatários desta carta. Daquilo que consta no programa, podemos adiantar o seguinte:

1. TEMA: UAC - CENÁCULO
2. LEMA: UAC: do Cenáculo para a missão!
3. OBJETIVO GERAL: Examinar a realidade atual da UAC e, no espírito do Cenáculo, dar novo impulso à missão.

Para o CNC do Brasil estão destinadas 50 vagas, que serão distribuídas entre os conselhos locais de coordenação e convidados.

Pedimos a todos que se unam a nós em oração a Deus, para que nos envie sua luz e tenhamos o coração aberto para acolhê-la, nos deixando iluminar e conduzir por ele em nossa missão.

Saudações a todos em Cristo, com as bênçãos de Maria, Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti.

Ir. Cleusa Maria Casarin, CSAC
Pela equipe de Coordenação

Nenhum comentário: