sexta-feira, 31 de julho de 2009

Creche durante enchente

Há quatorze anos a Pastoral da Criança da paróquia de Nossa Senhora da Glória em Manaus, durante a enchente, organiza a creche para as crianças do igarapé que fazem parte da paroquia. “Durante a enchente a água entra no igarapé e crianças não tem onde brincar, por isso estamos abrindo o centro pastoral, no qual voluntários da paroquia cuidam das crianças.” explica o pároco Pe. Estanislaw Krajewski SAC.
Cada ano no mês de maio, a creche funciona durante três meses, tempo durante o qual a água do Rio Negro cobre todo o igarapé e só é possível ficar dentro das casas ou andar pelas pequenas pontes construídas de madeira. Depois dos primeiros anos a creche do centro paroquial, que ficava em cima das palafitas, foi reformada, por que como as crianças brincavam, as vezes toda a casa ficava se mexendo. Agora a casa é tijolos com uma boa cozinha, e esta recebendo todos os dias mais ou menos 100 crianças.
Normalmente a creche é para as crianças de 3 até 9 anos, mas muitas vezes chegam crianças que tem doze anos. Na creche as crianças mais velhas cuidam das mais novas, ajudando assim os voluntários da paróquia. Cada dia tem bastante brincadeira e também um lanche para as crianças.
Claro que não falta também momentos de oração. Todos os dias as 15:00 horas todos rezam o terço da Divina Misericórdia. A Creche funciona graças a boa vontade dos paroquianos que mesmo que não possuem muito, estão ajudando aos mais necessitados.
As Crianças da creche foram visitar também o parque Bosque da Ciência em Manaus, onde brincando conheceram pouco melhor a floresta Amazônica. A visita na piscina fez também que todos brincassem com mais alegria.

Nenhum comentário: