sábado, 18 de julho de 2009

Dom Cláudio Hummes participa de encontro de comunicadores palotinos

De 14 a 20 de julho, acontece em Roma, na Itália, o 1° Encontro Internacional de Palotinos Comunicadores. E nesta sexta-feira, 17, o evento teve a participação do prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes.

Após chegada na Casa Geral dos Palotinos, Dom Cláudio se dirigiu à Igreja Santíssimo Salvador, onde se encontra o corpo de São Vicente Pallotti, fundador da ordem. No local, fez suas orações e, em seguida, saudou os participantes do encontro.

Dom Cláudio Hummes foi acolhido e saudado pelo vice-geral da Sociedade do Apostolado Católico, Padres e Irmãos Palotinos, padre Zenon Hanas, sac, em nome do reitor geral e de todos os participantes. Em sua mensagem, o prefeito da Congregação para o Clero, falou da sua alegria em estar com os sacerdotes, religiosos e leigos comunicadores.

O cardeal destacou a importância dos meios de comunicação, no momento em que toda Igreja se sente motivada a um novo impulso missionário no mundo. Lembrou que São Vicente Pallotti, nos meados de 1830, incentivou o envolvimento dos fiéis com a Boa Imprensa, em Roma, e que usou da mesma para divulgar a fé e a Doutrina Católica.
Em seguida, destacou o Ano Sacerdotal, que teve início no dia 19 de junho, e divulgou os sites http://www.annussacerdotalis.org/ e http://www.clerus.org/ da Congregação do Clero. Dirigiu ainda uma palavra aos padres e sobre os padres, ao destacar que os sacerdotes são amados e reverenciados pela Igreja e que as dificuldades são bem menores do que as riquezas.
Dom Cláudio finalizou sua mensagem ao dizer que os sacerdotes não podem ter medo do mundo: "Precisamos continuar evangelizando. Não podemos somente pensar no que se tem de bom nos padres, precisamos falar das coisas boas que os nossos padres têm e que fazem em toda parte do mundo. (...) A Igreja caminha com os pés dos sacerdotes”. Após o evento, o cardeal visitou o quarto e o museu de São Vicente Pallotti.

1° Encontro Internacional de Palotinos Comunicadores

O evento tem como coordenador o vice-geral da Sociedade do Apostolado Católico, Padres e Irmãos Palotinos, padre Zenon Hanas, SAC, e tem como objetivo dinamizar a comunicação palotina e contribuir na evangelizaçao pelos meios de comunicação social.
Entre os participantes estão padres, religiosos e leigos de países como Ruanda, Índia, Austrália, Estados Unidos, Polônia, Alemanha, Itália e Brasil, num total de 20 pessoas.

A programação do encontro prevê a celebração da Missa em diversos idiomas, a cada dia, conviências, partilhas das atividades já realizadas e a elaboração de um projeto de trabalho nos meios de comunicação. Uma das propostas é a criação de um site da congregação palotina.

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=273410

Nenhum comentário: