terça-feira, 9 de junho de 2009

Maio em Paróquia São Benedito

A Paróquia São Benedito, em Itaperuna - Brasil, dedica singelas homenagens Àquela “amada por muitos, não aceita por outros, no entanto mãe de todos”: Maria Santíssima! Homenagens essas através da tradição de coroar Nossa Senhora durante o mês de maio, vestidos de anjinhos! Sempre emocionante ouvir as canções marianas que aprendemos na infância e, ainda mais entoadas pelas criancinhas vestidas de anjinhos! Não só as mães desses anjinhos com suas crianças, mas nós fiéis, corremos às missas nessas coroações para renovar esse relacionamento mais pessoal e profundo com a sempre Virgem Mãe de Deus e dos homens.
Enquanto se cantava e coroava a imagem de Nossa Senhora, ressurgia nos corações de nós fiéis uma imensa emoção e aproveitamos a ocasião para uma renovação interior do nosso amor à Mãe que Jesus nos deixou!
E a igreja inteira, emocionada, canta numa única voz: ”... Mãezinha do Céu, Mãe do puro amor; Jesus é teu filho, eu também o sou”. Renasce assim o desejo de ser como Maria: apaixonada por Jesus, serva fiel, consoladora dos aflitos...
Também a terceira idade sentiu o desejo de coroar Maria como Rainha, como Mãe, a qual, com a sua força de amor lá no céu nos levará.
As crianças da Pastoral da Família apresentaram os vários títulos de Maria deixando essa homenagem: “... nunca demais sobre ti se dirá. Ave Maria!... És porta aberta ao Paraíso. Ave!”.
Pela primeira vez, na Paróquia São Benedito, é investido coroinhas meninas! Elas passarão a fazer parte do grupo de coroinhas que até o momento era formado só por meninos. O momento foi vivido intensamente pelos neocoroinhas que, no final da investidura, alguns adultos manifestaram o desejo de saber se também eles poderiam ser coroinhas.
E para a alegria da comunidade e dos coroinhas maiores, devido à dedicação ao Altar após anos, foram investidos 5 integrantes desse grupo como coroinhas acólitos; os quais passarão a usar a veste com beca cinza e o crucifixo que receberam. Esses rapazes foram preparados para desempenharem a função pela qual foram investidos. Estavam emocionados e muito concentrados. É belo ver a comunidade incentivando os jovens a serem tão dedicados às coisas de Deus!
Maria Mercedes Barbosa

Nenhum comentário: