domingo, 27 de dezembro de 2009

IV Exposição Palotina de Presépios

A Paróquia de São Benedito de Itaperuna-RJ, apresentou a IV Exposição Palotina de Presépios que teve início no dia 19 de dezembro e término dia 27.

Na abertura esteve presente o Superior Regional dos palotinos do Rio de Janeiro, Pe. João Stawicki SAC acompanhado do Pároco Pe. Estevão Lewandowski SAC, que após presidir a Missa e a cerimônia de abertura benzeu os Presépios expostos. Essa Exposição surgiu com um pedido do Pe. Estevão Lewandowski SAC, baseado no apelo do saudoso Papa João Paulo II quanto ao resgate de se construir Presépios. Fundamentada num dos pontos de vivência deixado por São Vicente Pallotti aos palotinos: ter a Sagrada Família e cada membro da mesma como modelo de vida comunitária e, no conselho do santo em utilizar todos os meios como instrumento de catequese.
Seguindo o proposto acima, Pe. Estevão Lewandowski SAC e a Paróquia São Benedito utilizam a arte sacra, através da representação do Nascimento de Jesus, para evangelizar e homenagear o Menino-Deus e a Sagrada Família, realizando essa Exposição a cada ano, lembrando a todos quem é o Aniversariante no Natal; incentivando também o resgate de se construir presépios em casa e no comércio, objetivo esse já visível nas casas dos paroquianos e no comércio de nossa cidade que há quatro anos, além dos enfeites natalinos, pode-se encontrar, num cantinho, o Presépio armado ou nas vitrinas para serem adquiridos. As crianças passaram a ter um papel fundamental, pois ao visitarem a exposição, manifestam aos pais o desejo de montarem o Presépio em casa envolvendo-os na confecção do mesmo.
Durante os 8 dias e as 9 noites de exposição, funcionou uma Praça de Alimentação com comidas típicas da região e música ao vivo ao som de violão, de outros instrumentos e da voz dos talentos musicais conhecidos na cidade e na região. Entre eles, a presença de um médico acompanhado por um amigo talentoso em solo de violão e um grupo onde um dos instrumentos musicais foi o berrante (instrumento feito de chifre de boi utilizado em algumas regiões brasileiras para conduzir o gado de uma região para outra), cantando canções da música popular brasileira, de seresta e natalinas. Há uma participação de toda a família e amigos, caracterizando a exposição como um clima familiar permeado de uma paz contagiante.
Foram visitantes não só da cidade de Itaperuna, mas de outras cidades que com o mesmo gesto dos Reis Magos, faz sua homenagem ao Menino-Jesus e aprendem ou ensinam para as crianças um pouco da história da Natividade do Senhor.
Os Presépios expostos foram confeccionados por paroquianos da cidade e alguns provenientes de outras localidades do Brasil (estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, do Amazonas) outros ainda, de origem do artesanato internacional (México, Polônia, Armênia, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Argentina, Colômbia, Vaticano, Israel e África) alguns confeccionados artesanalmente, outros adquiridos pelos expositores ou enviados por amigos presentes em outros países.
Entre as 54 amostras expostas encontramos presépios confeccionados em mais de um tipo de argila, em vidro, em pedra-sabão, em sabonete, em algas marinhas e folhas desidratadas, em material da natureza como fibras e cascas da bananeira, bucha vegetal, bambu, palha de milho, balas e chocolate, esculpido em madeira, em caixas-de-fósforos, manualmente em resina banhada em alumínio, em telas, em cera de abelha e material reciclado como garrafa pet e outros.
Maria Mercedes Barboza

Nenhum comentário: