terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Seminário de formação da União do Apostolado Católico

O Centro Internacional de Formação Palotina “Cenáculo”, na Via Ferrari – Roma, durante o verão de 2009, recebeu um número significativo de membros da família de São Vicente Pallotti. Os encontros aconteceram em conformidade com a vida e o apostolado de cada um. A decisão de promover maior aprofundamento no conhecimento da União do Apostolado Católico, àqueles que buscam empenhar-se com mais afinco nos trabalhos apostólicos, tinha como primeiro destinatário, os membros da Sociedade do Apostolado Católico do mundo inteiro e as Irmãs Palotinas Romanas e Missionárias que moram e trabalham em Roma. A coordenação foi confiada aos membros do Secretariado Geral da UAC, a saber: Ir. Bernadetta Turecka, Ir. Salete Cargnin, Sra. Rosa Calucci, e os Padres Francesco Todisco e Derry Murphy, que foram os responsáveis pela elaboração e animação do Seminário.

O Seminário aconteceu na noite de vinte e cinco de agosto até a manhã do dia três de setembro. Participaram dezesseis membros vindos do Brasil, Alemanha, Índia, Irlanda, Nigéria, Filipinas, Polônia, Ruanda, Eslováquia e Ucrânia, que se uniram aos provenientes da Itália, formando assim um grupo de mais de vinte pessoas. O Reitor Local, Pe. Nicola Gallucci, SAC, e a Comunidade da Via Ferrari acolheram calorosamente a todos, e os trabalhos foram iniciados em clima de verdadeira família. Todos se sentiram em casa.A primeira manhã foi dedicada à partilha das experiências pessoais da UAC, como também, das aspirações, esperanças e incertezas. Isso foi muito construtivo, porque orientou os membros do Secretariado sobre como tratar o tema.

Foram várias as apresentações da UAC. Algumas eram de caráter informativo, sobre o carisma que São Vicente Pallotti recebeu no dia 9 de janeiro de 1835; outro traçou a história da UAC até outubro de 2003; Pe. Hubert Socha ajudou na compreensão da “Associação Pública Internacional dos Fiéis” na Igreja. Foi estudado, também, sobre os aspectos da vida da União, o Estatuto Geral e o seu papel, a sua importância nos membros e na própria Associação e a formação espiritual para a vida, para o empenho e para a cooperação no centro da própria União.

Algumas exposições foram muito práticas, explorando a natureza e a realidade dos Conselhos de Coordenação locais e nacionais e o programa de formação como é vivido pelos membros do CdCN italiano.

Outras exposições foram sobre aspectos espirituais e apostólicos centrais da vida da União, como o “Apelo de Maio” e os aspectos concretos que exprimem a vitalidade da missão de “reavivar a fé e reacender a caridade” na Igreja e no mundo de hoje. Alguns participantes partilharam como vivem essa missão na família, no apostolado com os jovens, no crescimento da fé, na animação e no apoio às missões ad gentes. Ficaria incompleto o nosso Seminário sobre a UAC, se faltasse uma meditação especial sobre o papel central de Maira no Cenáculo, para nutrir o nosso espírito e a nossa energia apostólica.

Os três Superiores Gerais, Pe. Friedrich Kretz e as Irmãs Serena Cambiaghi e Stella Holiz, estiveram presentes no dia 1º de setembro, refletindo juntos sobre o papel e a missão das três Comunidades de fundação na UAC, e as suas considerações reforçaram o papel da pessoa consagrada na União. Pe. Socha SAC, assessor jurídico da UAC, teve uma participação muito valiosa no Seminário, partilhando suas intuições, seus estudos, o seu próprio conhecimento e sua experiência; encorajando a todos a continuarem dando expressão aos elementos essenciais do carisma.

Na tarde de sexta-feira, 28 de agosto, tivemos a alegria da presença do Bispo D. Miguel Angel Delgado, responsável pelo Pontifício Conselho para os Leigos. Ele acompanhou a família palotina no caminho de discernimento e no diálogo com o Pontifício Conselho, e expressou sua grandíssima admiração pessoal por São Vicente Pallotti e por sua herança espiritual sacerdotal muito sólida. Nesta ocasião, D. Delgado, dialogando animadamente com os participantes, falou sobre o papel do Estatuto Geral na vida da UAC e sobre seus desafios na Igreja de hoje.

Foi uma bênção poder participar duas vezes da Eucaristia, na quarta-feira, no Centro Espiritual da UAC e na Igreja de San Salvatore in Onda. Em ambas as ocasiões, participaram conosco as Comunidades Locais da Casa Generalícia e da família palotina de outras localidades de Roma.

Na sexta-feira, dia 28 de agosto, celebramos a Eucaristia na Basílica de São Pedro, na Capela Irlandesa, nas criptas vaticanas, e, em seguida, fomos rezar diante do túmulo de João Paulo II.

No domingo, dia 30 de agosto, fomos acolhidos pelas Irmãs da Pia Casa de Caridade, fundada por São Vicente Pallotti em 1838. Celebramos juntos a Eucaristia e depois fomos conhecer as dependências da casa. Aproveitando a vizinhança da Pia Casa, seguimos os passos de São Vicente Pallotti, visitando alguns locais associados ao seu apostolado. Uma iniciativa não pouco corajosa, devido ao intenso calor de fim de agosto de Roma, ao meio-dia.

Para concluir, podemos dizer que os participantes gostaram muito desta oportunidade de poder entrar no espírito da UAC, com participação generosa, coração aberto e muita animação no Seminário. Na verdade, todas as expressões romanas da União e arredores, vieram à Via Ferrari para a partilha, respondendo ao que diz o Estatuto Geral: “A União do Apostolado Católico, dom do Espírito Santo, é uma comunhão de fiéis que, segundo o carisma de São Vicente Pallotti, promovem a corresponsabilidade de todos os batizados... (Est. Geral, n.1) ... é constituída de fiéis de qualquer estado e vocação (Est. Geral, n. 8) ... em comunhão com Maria, Rainha dos Apóstolos, empenham-se em preparar o caminho para Cristo no coração dos homens” (Est. Geral, n. 17).

Os membros do Secretariado Geral avaliaram o encontro e reafirmaram o seu convencimento de que o ponto central da União é o chamado a cooperar com a graça de Deus, com a missão da Igreja e entre si. Um dos comentários sobre o Estatuto Geral, intitulado: “Juntos, e um para o outro”, confirma que tal chamado é para a União a característica e o caminho a ser seguido, e a nossa experiência confirma isto.
Pe. Derry Murphy SAC
Roma

Nenhum comentário: