terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sobre o ministério que os anjos da primeira hierarquia

São Vicente, com a terceira meditação do livro: “Deus, Amor Infinito”, nos leva a refletir sobre o valor e o ministério que os anjos exercitam sobre nosso percurso espiritual. São eles mesmo que nos acompanham ao conhecimento do Amor Infinito.

Deus, Amor Infinito e Misericordioso, quer que nossas almas, já enquanto vivem sobre esta terra, tenham em si, um reino: o reino de Seu Santo Amor.

O amor transmite à alma Deus mesmo. De fato, São João nos repete sempre: “Deus caritas est”: Deus é Amor! Assim, nossa alma não possui um reino nesta terra, mas possui Deus mesmo, que é infinitamente maior do que qualquer grande reino existente. E a alma O possui por meio da graça santificante e já o possui por toda a eternidade, na glória.

Ora, mesmo que uma alma realize apenas um ato de amor, ela já merece o paraíso. A alma que vive no Amor de Deus e em sua graça pode conquistar tantos paraísos multiplicados quanto os pensamentos, as palavras e as boas obras que tenha realizado em todos os momentos e por amor de Deus!
A alma pode conquistar tantos paraísos quanto os bons fins e as retas intenções, quando pensamos, agimos, desejamos. Até mesmo nas coisas mais indiferentes, podemos alcançar estas graças: tudo deve ser realizado por e com o Amor de Deus, deixando de lado o pecado.

Mas porque é assim? Ora, tudo isto acontece porque o paraíso tem diferentes graus de glória, segundo os bons fins pelos quais pensamos, falamos, agimos por amor a Deus.

Para alcançar tal riqueza Infinita, Imensa, Incompreensível, Deus nos concedeu uma ajuda: Espíritos Beatíssimos que formam o Coro dos Serafins. Estes, a cada momento, lançam dardos de amor à nossa alma. E tendo alcançado o Reino do Santo Amor de Deus, para que não o percamos, o Coro dos Querubins nos comunica dons, iluminações e graças necessárias. Esta ação dos Querubins visa que compreendamos sempre que somente Deus pode nos doar o Amor Infinito! Ainda, o Coro dos Tronos nos comunica todas as graças, dons e divinas iluminações que preparam nossa alma a ser Templo do Espírito Santo e Sacrário da Santíssima Trindade. Oh! Não podemos imaginar as tantas invenções criadas por Deus para a saúde de nossas almas! Não podemos compreender a felicidade de uma alma que chega a possuir o reino de Amor Infinito; e invadida pelo amável Deus, não pode não só amá-Lo e ser, assim, verdadeiro Trono de sua Divindade.
É maravilhoso crer que não existe nada mais profundo, mais perfeito que o Amor de Deus. Não existe nada de mais belo do que redescobrir a beleza das pessoas que me estão vizinhas e o encanto de redescobrir-las em Deus: é uma beleza que brota da força do encontro.

E mais: não existe nada mais profundo que redescobrir a verdade de si mesmo. São Vicente dizia: “quem sou eu diante de Deus... nada e pecado!” A consciência daquilo que sou me leva a ter verdadeira necessidade daquelas forças sobrenaturais que me guiam no caminho de perfeição.

Enfim, que nós possamos refletir todas estas invenções criadas por Deus, Amor Infinito! Que nós busquemos a verdadeira felicidade! Que nós nos esforcemos para possuir o Reino do Amor Infinito! Sim, Deus nos ama com um Amor Infinito. Agradeçamos, então, pelo dom dos Anjos que Ele mesmo nos deu!

“Os ANJOS nossos PROTETORES”

A Bíblia afirma que o Senhor colocou seus anjos para custodiar os passos dos homens, para que não tropecem. E ainda, recomenda amar estes seres de luz e pedir-lhes ajuda em nossas necessidades. Pedir-lhes que nos dê uma mão em todas as situações e momentos, já que refletem a vontade do Pai dos Céus e são nossos irmãos. É realmente assim aquilo que cremos e que vemos em todos os testos sacros e em tantas épocas: são tantos os testemunhos da amorosa proteção dos anjos e de suas excepcionais intervenções. A cidade de São Rafael, na França, leva este nome porque o Arcângelo Rafael, amado por toda a população, protege sempre a cidade e, numa situação de peste, improvisamente fez desaparecer a doença. Os habitantes da cidade tinham uma confiança inquebrantável em seu anjo protetor, que por sua vez, dava sempre respostas concretas às orações e pedidos de seus fiéis.

Agora, pergunte-se a si mesmo:
Como é a minha relação com os Anjos?
Qual a importância há, para eu mesmo, meu Anjo da Guarda?
Sabia que São Vicente e tantos outros santos invocavam os anjos para chamar as pessoas e trazê-las para a Igreja?

Oração:
“Ó Meu Deus,
Pai meu infinitamente amável, eterno, soberano de minha alma!
Movido por vosso amor infinito e pela vossa infinita misericórdia, vós estais continuamente ocupado em comunicar-me:
- por meio dos Serafins, as graças para vos amar;
- por meio dos Querubins, as luzes para reconhecer-vos digno de amor infinito;
- por meio dos Tronos, outras graças, para que a minha alma chegue a ser sempre o vosso trono;
De minha parte, ao contrário, tenho amado as criaturas, nelas tenho posto meus olhares, com elas tenho ocupado mente e coração.
Ah, meu Deus, arrependo-me disso! Ajudai-me vós a penitenciar-me sempre de tudo!
Concedei, pela vossa infinita misericórdia, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos méritos e intercessão de Maria Santíssima e de todos os anjos e santos, que, pelo menos, lembre sempre esse vosso amor infinito e essa vossa infinita misericórdia, para que tire deles proveito como desejais vós.”
(cf. Deus, Amor Infinito, med. III)

Nenhum comentário: