terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOTICIÁRIO UAC Dezembro de 2009

Advento e Natal de 2009
Percorremos já um bom trecho do caminho do Advento deste ano; este é um belo momento de vida nova, de renovada esperança e de evidente sentido de espera. Enquanto escrevo estas palavras de um texto do Evangelho de Lucas, segundo Domingo de Advento, que narra o ministério de João Batista, ressoava na minha mente o que segue: Ele percorreu toda a região do Jordão pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados como está escrito no livro do profeta Isaias - “Voz de um que grita no deserto ‘preparai a via do Senhor, endireitai os seus caminhos” (Lucas 3, 3-4). Um chamado perene, seja para cada um de nós individualmente ou seja um chamado para um maior empenho apostólico. No artigo 20 do Estatuto Geral que faz parte da sessão da Espiritualidade da UAC lemos: “Os membros da União, em comunhão com Maria Rainha dos Apóstolos se empenham em preparar o caminho a Cristo no coração das pessoas”. Naturalmente o mesmo artigo nos lembra que antes de partir como fez João Batista para preparar os caminhos para Cristo, temos necessidade, antes de tudo, de receber o amor que renova todas as coisas e se o fazemos, então, teremos algo para dar. O Advento é um tempo, uma estação de esperança para permanecer na espera do Senhor Jesus com grande desejo; para sermos abertos à sua vinda nas múltiplas formas e expressões que assume e para sermos suficientemente generosos em respondermos aos estímulos do Espírito e ajudarmos a preparar o seu Advento no coração dos outros.
Primeiro Congresso Nacional da UAC na India
O Conselho de Coordenação Nacional da India sob a orientação da Presidente Irmã Josephina D’Souza, SAC e do Coordenador da Equipe de Recursos da UAC, Pe. Vijay Thomas, SAC, estão empenhados em dar os últimos retoques para organização do primeiro Congresso Nacional da União na India. Este será realizado de 27 à 30 de Dezembro no Centro de Animação Palotina a Nagpur. Trata-se de uma iniciativa corajosa tendo presente a grande extensão territorial da India - muitos dos participantes empenharão alguns dias de viagem para participar deste evento.
O tema escolhido para o Congresso é: “Juntos no Cenáculo para produzir frutos que permanecem”. O tema será desenvolvido através de uma série de oito apresentações que serão ministradas pelos membros de toda a vida da UAC na India. São previstas aproximadamente sessenta pessoas que participarão deste primeiro Congresso Nacional.
Pedimos as vossas orações para o bom êxito deste evento que certamente produzirá muitos frutos na UAC e na Igreja da India.

Segundo Congresso Geral da UAC
Continuam os preparativos para o segundo Congresso Geral da UAC - será realizado de 8 de Abril à 13 de Abril de 2010, em “Rocca di Papa” nas proximidades de Roma. A sede do Congresso será no Centro “Mondo Migliore” administrado pelos “Oblati della Vergine Maria”, Via dei Laghi Km 10, Rocca di Papa. As lembranças do primeiro Congresso Geral realizado no Centro Palotino em Konstancin na Polônia, estão ainda vivos nas mentes e nos corações de muitos membros; as expectativas e as esperanças deste evento, não são menos fortes. O tema do Congresso é: “Da visão à missão em comunhão com Maria”. Este tema será desenvolvido através de uma série de apresentações, reflexões e atividades de grupo no decorrer do Congresso. Poderão participar até 300 pessoas provenientes de todas as partes da União.
Jubileu de Argento da Congregação das Irmãs do Apostolado Católico na India
As Irmãs da Congregação do Apostolado Católico (Palotinas) celebraram 25 anos de fundação da Congregação na India durante o mês de Novembro. O tema da Celebração foi “Confiai em Deus e Deus vos será suficiente” (São Vicente Pallotti). A Superiora Geral Ir. Serena Cambiaghi, CSAC e o Conselho Geral, a Superiora Provincial, Ir. Sara Carfagna e as Superioras Provinciais - Brasil e dos Estados Unidos participaram da celebração realizada no “l’Alpha Pastoral Centre Auditorium” - Cochin, no dia 19 de Novembro. O Bispo da Diocese de Cochin, Mons. Joseph Kariyil, presidiu a celebração Eucaristica. Atualmente são 127 Irmãs Indianas na Congregação. Doze Irmãs emitiram os votos perpétuos no dia 29 de Novembro deste ano em Cochim e em Mysore cinco noviças fizeram a sua primeira Profissão Religiosa no dia da festa da Imaculada Conceição.
Centenário da Província Irlandesa da SAC, “Mãe do Divino Amor” na Argentina
A Sociedade do Apostolato Católico, por decisão do Capitulo Geral que ocorreu em Roma em 1909 criou então quatro Provincias que neste ano celebraram esta data. A Provincia Irlandesa, denominada hoje Província “Mãe do Divino Amor”, foi uma destas. A sede da Província foi na Argentina até 1928, quando se depois, foi transferida para Londres. Com uma celebração Eucaristica esta Província festejou o centenário na Igreja de São Patrício na cidade de Mercedes, Buenos Aires, onde os Palotinos vivem e trabalham desde 1886. O Arcebispo da Diocese de Mercedes – Lujan, Mons. Augustin Radrizzani presidiu a celebração e foi acompanhado pelo Reitor Provincial da Provincia Irlandesa Pe. Eamonn Monson, e de membros da SAC provenientes da Argentina, Brasil e Uruguay. Um grande número dos membros da União se fizeram presentes. O Presidente do Conselho de Coordenação Nacional Argentino, Senhor Miguel Angel Della Villa, em nome do Conselho Nacional, ilustrou o significado deste momento histórico e também Pe. Derry Murphy, Presidente do Conselho Geral de Cordenação, estava presente e durante este tempo à Mercedes realizou um encontro com os membros da UAC da região.
A Província “Mãe do Divino Amor” lançou un novo sito web que pode ser visitado no endereço internet: www.pallottines.ie
Celebração do Oitavário da Epifania
Esta crescendo de forma notável o número de lugares no qual o Oitavário da Epifania vem sendo celebrado a cada ano e este é um sinal muito agradável de uma redescoberta daquilo que faz parte do patrimônio espiritual e apostólico da União de São Vicente Pallotti. Pe. Vicente celebrou solenemente o Oitavário da Epifania desde 1836 até o último, celebrado no mês de Janeiro de 1850, poucos dias antes da sua morte.
Pe. Vicente organizava estas celebrações tendo em mente objetivos muito especificos como indicados por ele no primeiro Oitavário organizado em 1835 e celebrado no mês de Janeiro de 1836: “A Santa Mãe Igreja assistida pelo Espírito Santo, com a Solenidade da Santa Epifania não só lembra aos seus amantíssimos filhos a primeira manifestação que Nosso Senhor Jesus Cristo fez de si mesmo aos Gentios e a primeira Propagação da Fé Católica, mas, afim de que, mais se tire proveito já pela antiga instituição, ordenou que com a Liturgia da Santa Missa e com a divina celebração (os ritos) por oito dias consecutivos, seja reavivada a memória e estimulada a confiança religiosa em vantagem das almas”.
Em sintonia com as necessidades da Igreja de hoje, as celebrações são programadas de modo tal que dê expressão à diversidade de experiências de fé e de prática religiosa atualizando assim a visão e o espírito de São Vicente. Para dar-vos um exemplo de como esta prática vem crescendo lembro que a primeira celebração palotina do Oitavário no Brasil nos tempos modernos aconteceu em 2003 na Paróquia Rainha dos Apóstolos em Manaus e desde então vem sendo celebrada cada ano. Em 2005 a celebração foi iniciada em outras três Paróquias, em Itaipú - Rio de Janeiro, em Cambé - Paraná e em Presidente Prudente em São Paulo; no ano sucessivo em Mato Grosso do Sul e em Arapongas Paraná e em 2008 foi iniciada também em uma segunda Paróquia em Presidente Prudente.
SEGRETARIATO UAC
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: