sábado, 12 de dezembro de 2009

Onde esta o aniversariante?

“Já é Natal na Leader Magazine..., Lojas Americanas o maior Natal do Brasil”, “Eu acredito que este meu Natal será o melhor Natal Guanabara, Casa e Vídeo Natal pra todo mundo...” Viva o hoje, Natura , Feliz BRASIL pra você”.

É chegou o Natal! Natal, Natal. Os Shopings já estão todos enfeitados, lojas decoradas, as casas as ruas, as árvores todas iluminadas. O Papai Noel já esta em todos os lugares tirando fotos com as crianças, ouvindo seus pedidos, anotando os presentes..... Suas renas, trenó, e presentes já enfeitam....

Natal. Natal. Natal.

Definição de Natal no dicionário:
Na.tal: adj2g. 1. Onde ocorreu o nascimento. 2. Natalício. 3. Dia em que se comemora o nascimento de Cristo (25 de dezembro).

Agora onde quero chegar com isso? Não escrevi acima apenas as chamadas propagandas das lojas com seus jingos de Natal. Minha intenção não é propaganda, mas chamar atenção.

Onde está o aniversariante? Natal significa nascimento. Nascimento do Cristo. Deus-menino.

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós”. Jo 1, 14 .

E eu pergunto, onde esta o aniversariante? Andando nas ruas, só vemos enfeites, Papai Noel, luzes. Viu algum presépio por ai perdido? Ao mesmo tempo que temos pessoas desejando “Feliz Natal” estas mesmas logo já estão chingando palavrões no trânsito, ou difamando alguém. As lojas com suas propagandas consumistas aproveitam para vender seus produtos. Pois NATAL sem Peru não é Natal. Natal sem brinquedo novo, não é Natal. Porque Natal sem um vestido, sapato, meias, toalhas, vinhos, bacalhau, azeite, perfume.... e tantas outras coisas , não é Natal.
Perdemos nosso tempo, nossa paciência, enfrentando horas no mercado, horas nas lojas para experimentar roupas, sapatos. Nos penduramos em telhados, árvores, para cobrir tudo com lâmpadas, puxamos até um “gato” para não pagar uma alta conta de luz no fim do mês que já tem acumulado muitas contas para pagar. Tudo tudo tudo para o Natal.

“Hoje na cidade de Davi, nasceu para vocês um salvador, que é o Messias, o Senhor. Vocês encontrarão um recém- nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.” Lc 2, 12.

Nasceu e foi colocado em uma manjedoura!

Ele veio num lugar simples, em uma situação simples.

Hipócritas que somos. Trocamos Jesus, nosso salvador, por um velinho com barba branca e trenó!

Se nós tivéssemos o mesmo zelo por nós e pelo próximo o mesmo zelo e dedicação que temos em preparar tudo para o Natal, realmente estaríamos vivendo o NATAL.

Será que esquecemos do aniversariante? Do verdadeiro aniversariante? Esquecemos? Tudo leva para que esqueçamos do verdadeiro sentido do Natal.

Natal é muito mais que presentes caros, comida boa e luzes de enfeites, árvores cheias de bolas.

NATAL. NATAL. NATAL.

Enquanto perdemos tempo arrumando coisas que passarão, perdemos o precioso tempo do Advento. Este, sim, que prepara nossos corações, nossas almas, nossos sentimentos. Para que a cada ano seja renovado em nós o verdadeiro sentido da nossa vida e da nossa existência.
Cristãos que cada vez celebram menos o Natal.

“Ah mais eu participo da igreja, vou a missa sempre, faço tudo tudo tudo.... to em dia com o Senhor!”

Será que estamos mesmo? Será que nós Cristãos estamos mesmo valorizando o verdadeiro NATAL? Ou deixamos que o tudo seja nossa meta?
Nós Cristãos damos preferência a linda ceia, cheia de comidas gostosas? Ou na noite de Natal vamos com a família para a maior e mais sublime ceia, a ceia do Senhor que é a Santa Missa??

“Ah, mas lá em casa a família toda se reuni, vai todo mundo, nós rezamos um Pai Nosso antes de ceiar (porque nem todos são católicos ai pra não constranger ninguém a Ave Maria fica pra depois..), ai ceiamos todos em paz, trocamos presentes... uma linda confraternização....”

Que lindo! Ai quando vai todo mundo embora já acaba o clima de Natal, pois já começa a falar mau do cabelo da cunhada, do namorado esquisito da neta mais velha, ou então do vestido de gala não apropriado pra ocasião da nora, ou então de como a tia engordou....

O Natal parece que cada vez mais exclui o aniversariante da própria festa.

Sabemos que somos fracos, pecadores, que o mundo com suas armadilhas e encantos nos seduzem para que cada vez mais deixemos de lado que TEMOS um Deus que nos ama, que precisamos Dele, e que sem Ele nada somos.

Ele é um Deus misericordioso, que volta pra nós com compaixão e perdoa os nossos erros.
Natal é isso, tempo de conversão. De reavivar em nós a fé. De reacender a caridade. Quantos passam fome no Natal enquanto outros desperdiçam?

Reacender em nós o amor. O amor para com o próximo, o amor a Deus.

Saber que neste mundo tudo passa. Mas se estivermos em Cristo permaneceremos com Ele.
De que adianta ter tudo e não ter Deus, não ter o Amor. Não ser de Deus, e não ser do Amor.
Podemos não ter tudo, mas teremos DEUS.

Para terminar este texto, que escrevo para minha própria reflexão em 1ª lugar, mas que todos possam pensar também nestas palavras e na letra desta musica...

Desejo a todos um Feliz NATAL de CRISTO.
“Simplesmente Amar”
O amor nasceu em meio ao frio de uma noite
Sem um lugar para ficar...Desaconchego sim
Palhas para deitar e ao seu redor os animais que ali moravam
Mesmo sendo Rei, pobre se fez, só por amor

Simplesmente amar, é o que importa para quem quiser servir
Simplesmente amar, é a condição maior suprema do servir
Eis a verdadeira vocação: Simplesmente amar

O amor cresceu em meio a nós e ao homem se igualou
Não procurou seus interesses, não...
Do próximo quis lavar os pés como sinal de igualdade
Na cruz se entregou e perdoou só por amor

Como dizer "Senhor te amo" sem mesmo vê-lo?
E ser incapaz de amar o outro que está ao lado se poder ver ?!
O que não ama, não conhece a Deus,
Porque Deus é amor!


Banda Vida Reluz

Camille Santos

Nenhum comentário: