quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Catequizando através da arte presepista

Imbuído do carisma palotino, a Região Mãe da Misericórdia, através da iniciativa do Pe. Estevão Lewandowski SAC e paroquianos da Paróquia São Benedito de Itaperuna/RJ – com alegria procura homenagear o Menino-Jesus com uma exposição Presepista desde 2005.
Com essa iniciativa, contribuímos para expandir o amor pela representação plástica do nascimento do Redentor, com o propósito de incutir nas comunidades paroquiais o resgate à tradição de montar Presépios em casa provocando a reflexão e honra ao Menino Jesus, no dia do Natal.
A idéia surgiu atendendo ao pedido do nosso amado Beato Papa João Paulo II em 2004, quanto ao resgate do simbolismo do Presépio e, também ao que Pallotti nos convoca ao sugerir que aproveitemos todos os meios como catequese para levar Deus ao coração de todos.
E são estes os modelos de amor a imitar, deixados por Pallotti a SAC e a UAC: a Sagrada Família e cada membro da mesma – Maria, Jesus e José.
Através da arte Presepista queremos levar à reflexão de todo o mistério que envolve a Família de Nazaré, modelo de vida para todos, resgatando o sentimento natalino que é a paz e o amor que cada um pode despertar dentro de si. Lembrando a todos o verdadeiro sentido do Natal, celebrando assim o desejo de Deus que é estar entre os homens partilhando dos nossos pensamentos, projetos, preocupações e alegrias.
Ele veio à terra para nos dar a chance de tê-Lo entre nós sempre, mantendo o calor, a esperança, a luz, a concórdia que todo Natal traz consigo.
É com alegria que já estamos nos preparativos para a VI Exposição Palotina de Presépios, que acontecerá na semana anterior ao Natal de 2011, para que todos os visitantes sejam presenteados por momentos especiais, momentos esses proporcionados por todo aquele mistério que paira no ar como em nenhuma outra época, envolvente, que certamente é a presença do Menino Jesus entre nós.  Esse será realmente um momento divino para aqueles que vêm como os Reis Magos, adorá-Lo no silêncio das mensagens transmitidas através dos presépios em exposição.
Desejamos a todos um Santo e Feliz Natal, que as bênçãos do Menino Jesus sejam abundantes no lar de cada um, lembrando que o Natal é a festa da Família. 
Venham adorá-Lo!!
Mercedes Barboza
Obs.: Aqueles que desejarem expor um Presépio, é só entrar em contato com sua Paróquia palotina e ela nos enviará seu Presépio para a Exposição.

Nenhum comentário: