quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Casa sobre a rocha

Quinta-feira I semana do Advento (Mt 7, 21. 24 – 27)

Fundamento sólido não é só necessário na construção material, mas – e com muito mais – no crescimento espiritual do homem, na vida dele. Esse fundamento dever ser a Palavra de Deus. Podemos observar como nas relações entre os homens, o fundamento é a palavra dos homens. No fundamento da palavra, como palavra de honra, proclamação do amor, compromisso do casamento – as pessoas estão construindo suas esperanças, seu futuro. Mas como é frágil e instável esse fundamento, muitas vezes assim estamos construindo sobre a areia.
Fundamento estável é só a Palavra de Deus. Ela foi o fundamento das grandes obras: Criação, Encarnação e Redenção. Ela também, a palavra criadora, santificadora e salvadora cria a vida pessoal do homem. Mas para isso Ela não pode ser só um som vazio. Um som vazio pode ter as palavras do Evangelho, quando vamos é tratar como palavras das coisas extraordinárias, palavras que não servem para vida cotidiana. Jesus quer que elas sejam o nosso fundamento. O som vazio pode ser também o nosso grito: Senhor, Senhor! Quando esse Senhor com suas exigências não entrar nos atos do homem. Sem isso a clamor para Deus vai ser só uma areia sobre a qual não se constrói nada.
Não se pode construir nada com som vazio. Fundamento tem que ser uma coisa concreta. Palavra – ainda não é coisa concreta. Coisa concreta é fato que se tornou palavra. Então: palavra encarnada na vida, palavra que esta se fazendo homem – isso é concreto, isso é fundamento. Palavra eficaz é ato.
Pessoas falam: o Evangelho é difícil demais, não da para colocar toda ela em pratica e começam desanimar. Começamos a praticar esses difíceis ensinamentos de Jesus. Começamos a partir de hoje – e vamos perceber que é possível cumpri-las.
Advento é tempo de espera para essa Palavra, que vai se tornar a carne, para que Nele como no fundamento sólido, possamos construir cada nosso dia.
Pe. Artur

Nenhum comentário: