domingo, 27 de novembro de 2011

Vou curá-lo

Segunda - feira I semana do advento (Mt 8, 5 -11)
Vou curá-lo. Assim antes dos séculos decidiu Deus: que chegará como homem, para curar o mundo, mundo doente pelo pecado. Vou curá-lo com força da Verdade e Graça, iluminando-o, levantando-o.
Advento é tempo de esperança para essa chegada. Toda a historia da humanidade a partir do pecado original, do momento da “expulsão” do paraíso até o dia de hoje, também o historia pessoal de cada um de nós – é o tempo de espera, é um advento constante. Por todo tempo estamos esperando a graça do Senhor e essa graça clamamos em plena noite da nossa vida. Por todo tempo estamos como um pobre doente, que esta apresentado para Deus novos pedidos e necessidades. Será que dentro dessas necessidades não estamos esquecendo o mais necessário: estamos dando a prioridade as necessidades da alma, necessidade de reconciliação e união com Deus? Para isso Deus está vindo ao mundo dos homens; sem a presença Dele, sem a luz e o calor Dele, o homem é paralitico na vida espiritual. Paralisia é estar sem mexer-se. Em nossa vida espiritual estamos percebendo algum movimento para melhor? Ou estamos parados pensando que é bom assim como esta? Quando pensamos que é bom como esta, estamos desistindo de progresso; mas desistir do progresso no bem é pior do que ficar parado: isso é a verdadeira paralisia.
A Atitude do oficial romano é a atitude de fé e humildade. Ele também espera que o pedido dele seja cumprido, mas a humildade dele não é atrapalhar e para a fé dele basta uma palavra. Nossa esperança do advento deve expressar com palavras: Senhor minha alma é fraca... Minha humildade e fé terão o consolo nas palavras do oficial romano: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
Pe. Artur

Nenhum comentário: