sábado, 5 de novembro de 2011

UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO - Informativo digital – nº2 – Novembro 2011

Mês de Novembro será muito importante para a UAC do Brasil. Teremos o primeiro encontro do CNCB com os conselhos provinciais, regionais e nacionais de todas as comunidades pertencentes à união. Esse encontro servirá para planejarmos juntos as atividades da União e o Jubileu de Canonização de São Vicente Pallotti que iniciará no dia 20 de janeiro de 2012 e terminará em janeiro de 2013.
Para que esse informativo possa continuar peço que enviem pequenos artigos das atividades que são realizadas nas suas comunidades, CLC ou atividades que envolvam membros da União mesmo que a mesma não seja da União. Com essa troca de informação poderemos conhecer e ficar por dentro de todas as atividades que são realizadas.
Dario Ivatiuk Jr
Presidente do CNCB

Encontro de confrades empenhados no Apostolado Sociocaritativo
Roma - 22 a 29 de setembro de 2011
Onze padres palotinos empenhados no apostolado sociocaritativo de quatro continentes se encontraram em Roma para um evento inédito na Sociedade do Apostolado Católico. O Secretariado para o Apostolado, em conjunto com o Secretariado para a Formação, preparou um encontro entre confrades que atuam na área social de nossa Sociedade. O evento foi organizado e dirigido pelos PP. Martin Manus, Stanislaw Stawicki e Piotr Krakowiak.
Os objetivos do encontro foram os seguintes: aprofundar o carisma palotino; aprofundar o apostolado sociocaritativo e a comunhão das iniciativas em nível palotino; desenvolver a colaboração continental e global, segundo o espírito do Fundador; percorrer “os passos de Pallotti” para identificar o nosso trabalho sob a perspectiva do Fundador e visitar o Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, comungando assim, com os esforços da Igreja para o bem dos mais necessitados.
O encontro seguiu o seguinte roteiro: 1) Exposições históricas do empenho sociocaritativo de São Vicente Pallotti feitas pelos PP. Franco Todisco e Jan Kupka; 2) Partilha de experiências entre os participantes; 3) Exposição de contextos continentais; 4) Visitas a Pia Casa de Caridade e ao Pontifício Conselho dos Operadores Sanitários; 5) Conclusões e propostas para SAC e UAC. Tomamos conhecimento de 11 projetos sociocaritativos, assim distribuídos: 04 na Polônia; 03 na Índia; 03 na América do Sul (02 no Brasil e 01 na Argentina); 01 no Congo (África). Muitos outros foram citados, porém, esses foram expostos com textos e imagens.
Algumas conclusões: A inclusão é o que há de comum no campo sociocaritativo; a atividade sociocaritativa na Europa está ligada ao final da vida, enquanto que na América do Sul, na África e na Ásia, está ligada ao começo da vida; a cooperação cresce com o intercâmbio; pessoas envolvidas/ voluntariado no campo sociocaritativo darão expressão à UAC; a criação de uma “rede” de voluntários foi o caminho trilhado por salesianos e franciscanos, para citar alguns, isso pode ser trilhado por nós, palotinos.
Alguns frutos do encontro: Todos foram unânimes em propor que houvesse um aprofundamento e uma continuidade desse tipo de encontro e que isso seja definido pelo Conselho Geral; que houvesse, também, alguma publicação das obras sociocaritativas da SAC através de revistas ou por website (que a publicação seja feita pelo próprio site da SAC no espaço destinado ao Secretariado para o Apostolado); que sejam formados voluntários no espírito da União; que seja promovido o intercâmbio de experiências com outras jurisdições da Sociedade; que seja formada uma “rede” de trabalhos sociais caritativos palotinos, pois isso daria visibilidade à UAC.
Todo o encontro foi permeado por momentos intensos de orações, adoração ao Santíssimo e Celebrações Eucarísticas no próprio recinto, porém, há que se destacar a missa celebrada na Basílica do Vaticano, junto ao túmulo de São Pedro, as missas celebradas na Igreja de SS Salvatore in Onda, junto ao altar do Fundador e a missa na Pia Casa de Caridade, seguramente, a maior expressão do apostolado sociocaritativo de nosso fundador em Roma, onde celebramos com o cálice usado por São Vicente Pallotti.
Pe. José Elias Fadul, SAC
Provincial da Província São Paulo Apóstolo

EVIPAL (Encontro de Vivência Palotina) 
São Vicente Pallotti foi um apóstolo muito dedicado às obras de Jesus Cristo e desejava formar em todo o mundo um só rebanho e um só pastor. Para que isso acontecesse dizia que todos poderiam contribuir de alguma maneira com seu dom e sua capacidade impelidos pela caridade de Cristo. Assim, ele convocou o povo de Roma em 1835 a participarem das obras do Apostolado Católico onde todos são chamados a viverem sua missão de batizados.
Para pôr em prática este propósito fundou a UAC (União do Apostolado Católico), valorizando assim a vocação leiga que a Igreja demorou a reconhecer. Somente a partir do Concílio Vaticano II passou a haver uma nova abertura da Igreja para que o carisma de Pallotti fosse difundido e vivido por todos os fiéis. Hoje, felizmente, o trabalho leigo é essencial na Igreja e sente-se a necessidade de cada vez mais investir-se em formação.
Para que a obra idealizada por São Vicente Pallotti torne-se conhecida vários cursos de formação e vivência tem ocorrido pelo mundo. Pensando nisso, sentimos a necessidade de oferecermos um curso para tornar a obra palotina mais conhecida, valorizada e amada. Assim, teremos em campo Grande/MS, na Casa de Formação São Vicente Pallotti de 19 a 29 de janeiro de 2012, o 1º EVIPAL (Encontro de Vivência Palotina). Este encontro é destinado a jovens e adultos interessados em conhecer a vida e obra de São Vicente Pallotti e vivenciar o seguimento a Jesus Cristo segundo o carisma palotino.
A primeira oferta deste encontro é para participantes de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Bolívia, Venezuela e Colômbia. O período de inscrições já começou e irá até 30 de novembro de 2011. A partir desta data disponibilizaremos vagas para interessados de outras regiões.
A assessoria do EVIPAL contará com a participação de padres, irmãs e leigos. Já temos confirmadas as presenças dos Padres Ângelo Lôndero e Jadir Zaro e da Ir. Helena Pimenta.
Esperamos que este encontro possa ser um momento de obtenção de novos conhecimentos e troca de experiências, onde todos possam aprender mais sobre este santo e sua obra, fortalecendo assim o trabalho cristão, para que o Reino de Deus aconteça o quanto antes e haja um só rebanho sob um só pastor. Que São Vicente Pallotti e Maria, Rainha dos Apóstolos intercedam pela boa realização do EVIPAL.
Leossandro Carlos Adamiski
CLC de Campo Grande

MISSÃO VILA
Ideia de dois vocacionados palotinos, inspirados no carisma de São Vicente Pallotti, de "reavivar a fé e reacender a caridade" sem precisar ir longe. Não é necessário ir ao Maranhão, por exemplo, se ao lado da tua casa existem pessoas que estão perdendo a fé. Por isso que este trabalho foi denominado de Missão Vila, fazer uma atividade missionária na vila onde se reside. 
A Missão Vila aconteceu na cidade de Curitiba. As atividades se iniciaram no dia 09/04 deste ano. No começo somente os dois vocacionados estavam fazendo o trabalho missionário. Na segunda semana de missão começaram a vir novos missionários. O grupo não foi muito grande, mas para Deus a quantidade não importa e sim a qualidade. Com apenas dez missionários conseguimos visitar mais de 250 casas além do asilo e orfanato. Nestes dois ultimo locais citados nós íamos quando entrava algum missionário novo. O orfanato é administrado pela Igreja Batista, porém, a mãe social nos recebia muito fervorosamente. Além disso, um dos nossos missionários faz parte da Igreja Quadrangular, onde este fazia visitas às casas de famílias protestantes e lembrando o nosso fundador quando dizia TODOS somos convidados a fazer um trabalho apostólico.
Agora faço uma pergunta, infelizmente tudo nesse mundo de hoje em dia custa, quanto nós gastamos para fazer esta missão? ZERO, NADA. Criamos essa missão também pra mostrar que não é necessário gastar dinheiro para fazer material missionário, trabalhávamos com aquilo que estava a nossa disposição.
A Missão Vila teve suas atividades encerradas no dia 23/10(dia do missionário) na missa das 10h na Paróquia São José. No entanto, ela acabou apenas para este ano, pois, no ano que vem estaremos na Missão Vila Uberaba. Assistam a um pequeno vídeo sobre o nosso trabalho no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=0ioiM47aGXw
Ivan Lucas Battistin

Lançamento da 2ª Edição 
Acaba de ser lançado pela Biblos Editora, a segunda edição do Livro do Padre Valdeci. Nesta edição foram acrescentadas algumas páginas do texto que faltaram na primeira edição.
Pedidos: angelo@pallottism.com.br 
Custo: R$ 20,00 (mais o custo do correio).

Nenhum comentário: