quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Belém - Setembro de 2012, nº 72


Encontro dos Diretores do Período Introdutório

Nos dias 10 a 18 de julho de 2012, realizou-se em Roma, no Centro Internacional de Formação Palotina, “CENÁCULO”, o Encontro de Formação para os Diretores do Período Introdutório da SAC. O Encontro foi organizado pelo Secretariado Geral para a Formação, com o tema: “Avaliação, atualização e unificação à luz da Ratio Institutionis da SAC”. Nove Diretores do Período Introdutório estiveram presentes, a saber: Claudy STANY VAS (BA, Índia); Jarosław KAMIEŃSKI (PN. SK, Coreia do Sul); Jean Nepomucène NGIRABAKUNZI (SF, Ruanda-Congo RDC); Jochen RUINER (CJ, Alemanha); Louis TETE (RA, Índia); Michael IRWIN (IR, Irlanda); Tomy LUCKOSE (NA, Índia); Valdeci A. de ALMEIDA (SP, Brasil); Wiesław GUŁA (WA, Polônia). Infelizmente, os Diretores do Período Introdutório da África do Sul, da Província de POZNAN (Polônia) e da Província Rainha dos Apóstolos (Itália), não compareceram.
Dez de julho de 2012 foi o dia da chegada dos participantes. Na noite do mesmo dia, a Comunidade do Centro de Formação acolheu a todos de maneira muito calorosa e o Reitor, Pe. Nicolas GALLUCI, deu-lhes as boas-vindas. No dia 11, às 9h, celebrou-se a Missa de Abertura do Encontro na Igreja Rainha dos Apóstolos, presidida pelo Pe. Geral, Pe. Jacob NAMPUDAKAM. No dia 12 de julho, o Padre Geral apresentou a situação atual da SAC e as expectativas referentes ao Período de Formação Inicial. No dia 15 de julho, o Reitor Geral continuou sua explanação sobre a importância e o significado da Ratio Institutionis da SAC.
Pe. François HARELIMANA apresentou o tema: “A espiritualidade na Formação Inicial”; A Ir. Sara CAFARGNA, CSAC, apresentou sobre a “Oração e o Crescimento Vocacional no Itinerário Formativo; Pe. Valdeci ALMEIDA apresentou “Introduções às Fichas de Avaliação”; Ir. Stephen B. apresentou o tema “Os irmãos na Sociedade do Apostolado Católico, Vocação e Formação; Ir. Ignês BURIN, CSAC, apresentou “Acompanhamento no Caminho Formativo”; Pe. Jean N. NGIRABAKUNZI: Pedagogia de São Vicente Pallotti na formação; Senhor Conrado MONTALDO: “A União do Apostolado Católico, seu espírito sua evolução e sua situação atual”.
Além das palestras ministradas, os participantes fizeram uma peregrinação, seguindo os passos do nosso Santo Fundador: visita à Via Del Pelegrino e à Igreja São Salvador in Onda. No dia 16 de julho, às 8h, os Diretores do Período Introdutório celebraram a Eucaristia na Basílica de São Pedro, diante do túmulo do Apóstolo Pedro. Sábado, dia 14 de julho, visita à Rocca Priora, onde o grupo foi acolhido pelo Conselho de Coordenação da UAC, juntamente com o Pe. Umberto SENESI, SAC. À tarde, visitou o mosteiro de Camaldoli e finalmente, na Igreja São Salvador, Roma, Celebração Eucarística.
Ao fim do Encontro, os participantes partilharam suas convicções a respeito da Formação Palotina no espírito da União do Apostolado Católico e sobre as fichas de avalição, segundo as diversas etapas da formação, baseando-se essencialmente nas indicações contidas na Ratio Institutionis SAC. Muitas foram as resoluções, inclusive a de se encontrarem, regularmente, para troca de experiências para o aperfeiçoamento da formação dos nossos formandos.
Pe. Jean Nepomucène Ngirabakunzi, SAC
Diretor do Período Introdutório Butare – Ruanda

Nenhum comentário: