terça-feira, 30 de outubro de 2012

Belém - Outubro de 2012, nº 73


Encontro Internacional dos Coordenadores da Formação – SAC
  
Nos dias 23 a 28 de julho de 2012, realizou-se em Roma, no Centro Internacional de Formação Palotina, “CENÁCULO”, o Encontro dos Coordenadores da Formação das Províncias e Regiões da Sociedade do Apostolado Católico. Dezessete confrades participaram do evento, dos quais, treze eram responsáveis pela formação, provenientes de onze Províncias e Regiões, e três membros do Secretariado Geral para a Formação. O Encontro tinha como objetivo avaliar a Formação Palotina na nossa Sociedade e a sua unificação à luz da Ratio Institutionis da SAC.
Durante o Encontro de quatro dias, os relatores nos ajudaram a compreender o espírito e o conteúdo da Ratio Institutionis. Segundo nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti, o objetivo da formação dos membros é edificar e fazer crescer a santidade na vida do candidato. Para se chegar a esta santidade, os educadores devem ajudar os candidatos a viverem sempre a imitação mais perfeita da vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Pallotti pede isso nos seguintes termos: “Aos Reitores, Confessores e Diretores Espirituais das nossas Casas de Formação cabem guiar os candidatos segundo o espírito de Jesus Cristo, doce, humilde, sereno, acolhedor, forte e amável” (Ratio Institutionis, n. 54). A finalidade da formação dos nossos jovens candidatos deve seguir essa perspectiva, apresentada pelo nosso Santo Fundador.
Os meios preconizados para esse objetivo palotino de formação são os de formar os membros segundo a espiritualidade e o carisma palotino. De maneira geral, há certa crise de identidade nas nossas Casas de Formação e na vida dos palotinos. Esta crise de identidade é interior, está na pessoa, como também há uma crise exterior, aquela proveniente de famílias desestruturadas, que também influencia os membros. Cada um procura a sua comodidade. Para confrontar essa crise de identidade, somos chamados a renovar nossa Sociedade a partir da Formação, favorecendo a cultura veiculada pela Ratio Institutionis.
Por isso, o Encontro recomendou a promoção da espiritualidade palotina em todas as etapas da Formação. Em todos os períodos formativos, inclusive acadêmicos, devem ser inseridos cursos sobre a espiritualidade e o carisma palotino, segundo as orientações contidas na Ratio Institutionis da SAC.
Os participantes sugeriram, ainda, que a Formação seja feita de acordo com o espírito da UAC. Durante o Encontro, constatou-se também que a Fundação de Vicente Pallotti teve como início a União do Apostolado Católico. A Sociedade do Apostolado Católico nasceu na União do Apostolado Católico. Ela se revela como a realização plena de São Vicente Pallotti e da sua fundação. No Capítulo II da Ratio Institutionis, nota-se que um dos aspectos constatados na nossa espiritualidade palotina e o quinto aspecto constante, é a União do Apostolado Católico.
No Postulado, os candidatos admitidos para essa etapa devem ser introduzidos, desde o início, segundo o espírito de colaboração apresentado pela União, e que sejam usados os meios espirituais e temporais oportunos para prepará-los para esse estilo de vida (cfr. Art 225, Ratio Institutionis).
No Noviciado, o papel principal da Formação é a preparação para a vida e para as atividades da Sociedade e da União (cfr. Art 240, Ratio Institutionis). O fundamento da Formação, de modo geral, é a formação cristã e, de modo específico, é o de assumir, desde o início, os conhecimentos de base sob a finalidade, a natureza, as tradições e as leis da nossa Sociedade e da União (cfr. Art 250, Ratio Institutionis).
Preparação para a consagração perpétua e para o ministério ordenado. O elenco essencial da nossa formação, nessa etapa, é a inserção e o empenho na União, por meio da experiência comunitária. O programa formativo, nesse período, deve levar em conta essa experiência e favorecer a abertura dos membros em formação a todos os fiéis da Igreja (cfr. Art, 278 Ratio Institutionis).
Formação permanente. Um palotino na SAC não pode deixar de ser um palotino na UAC. Há um elo de pertença entre SAC e UAC. Para promover esta identidade plena entre padres e irmãos palotinos se faz necessária a efetiva participação nas iniciativas organizadas pelos Conselhos de Coordenação e pelos grupos da União já constituídos. Isso deve entrar na programação da Formação Permanente (cfr. Art 316 e 329, Ratio Institutionis).
A finalidade dessa formação é poder moldar o futuro religioso com o perfil autenticamente palotino. O Secretariado Geral para a Formação deverá coordenar essa renovação formativa palotina e unificar as atividades da Formação na nossa Sociedade, à luz da Ratio Institutionis da SAC. O referido Secretariado elaborará os programas comuns de formação de cada etapa da Formação e unirá as Casas de Formação através dos meios de comunicação social (Internet, Boletim Informativo, etc.).
Pe. Gilbert  KAZINGUFU, SAC
Responsável pela Formação Permanente da Região – SF

Nenhum comentário: