terça-feira, 23 de outubro de 2012

X Congresso Consultivo dos Superiores Maiores SAC


O X Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade do Apostolado Católico foi realizado nos dias de 14 a 22 de outubro de 2012, no Colégio Palotino em Thurles, Irlanda. Participam nele os oito membros do Conselho Geral, 20 Reitores Provinciais/Regionais, dois moderadores, dois secretários e três tradutores. O tema do Congresso foi: “Reavivar a fé e reacender a caridade: Apóstolos de Jesus num mundo em mudança “E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lc 22, 32): um projeto de renovação espiritual individual e comunitário”. O Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam abriu oficialmente o X Congresso Consultivo. Com referência à Lei SAC nn. 131 e 367, ele lembrou que o objetivo do Congresso Consultivo é abordar as questões fundamentais relativas ao estatuto da Sociedade e estabelecer novas metas. Além disso, o Congresso promove a colaboração entre entidades e permite encontrar soluções para os problemas e desafios. Citando a Carta de S. Paulo aos Efésios (3, 16-19), o Reitor Geral também orou por uma autêntica renovação espiritual em nível pessoal e comunitário na nossa Sociedade, através de uma experiência profunda do amor de Cristo.

Pe. Jacob Nampudakam, falando sobre "A situação atual, desafios e planos para o futuro", analisou a situação atual da Sociedade, utilizando os dados estatísticos e suas experiências pessoais de visitas oficiais. Ele falou de uma "nova maneira de ser Palotino", caracterizada pela profundidade espiritual, um espírito Palotino mais forte e uma atitude universal. Ele considera que a colaboração a chave para um futuro melhor da Sociedade. Foram identificadas as seguintes questões a serem examinadas com urgência que exigem ação rápida: o futuro da presença palotina na África, o apoio para entidades que têm poucos membros, proteção dos menores, promoção vocacional e formação, uma gestão financeira criativa e responsável e fornecimento de carisma palotino como uma resposta ao desafio da Nova Evangelização.

Os participantes discutiram as seis propostas apresentadas pelo Pe. Jacob Nampudakam. A discussão foi muito útil para desenvolver um conjunto de orientações práticas sobre projetos futuros. As propostas aprovadas pelos participantes do Congresso são: a possibilidade de criar uma nova comunidade internacional na Letônia, sob a jurisdição da Província polonesa da Anunciação (PN), a possibilidade de estabelecer uma comunidade internacional em Jerusalém sob a jurisdição da Província alemão-austríaca do Coração de Jesus (CJ), a convite da província italiana de outras entidades da sociedade para estabelecer comunidades palotinos na Itália, a redução dos cursos de verão no Centro Internacional de Formação Palotina em Roma, reforçando o curso anual de espiritualidade palotina e a preparação de um programa de Voluntários Palotinos e apoiar as iniciativas da Comissão para a Juventude Palotina. Estas propostas concretas não só resumiram as discussões destes dias, mas também deram orientações claras no que diz respeito a alguns projetos importantes da Sociedade para o futuro.

Pe. Adrian Galbas, Reitor da Província da Anunciação (PN), fez uma excelente exposição do tema principal: “Reavivar a fé e reacender a caridade: Apóstolos de Jesus num mundo em mudança “E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lc 22, 32”). Como Palotinos somos forçados a intensificar os nossos esforços para reavivar a fé e evangelizar com mais zelo. O Espírito Santo nos chama a isto, como filhos de São Vicente Pallotti e como filhos da Igreja universal. Nossa resposta a este apelo resultará no "ser ou não ser" Palotino. Pe. Adrian propôs várias maneiras de conseguir isso: conversão pessoal, vida espiritual em "3D" (disciplina, decisão e determinação), a capacidade e a coragem de falar sobre questões difíceis, ser maior com o carisma de um padre, um educador, um profeta e um missionário. Três exigências para um eficaz apostolado Palotino é ter a coragem, competência e cooperação.

Depois de ouvir todos os argumentos sobre à presença palotina na África, o Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, atraiu algumas conclusões práticas para o futuro. Um ponto que foi enfatizado por todos é que precisamos reforçar o espírito de cooperação na África. Dada a grande necessidade de coordenar todas as iniciativas tomadas em favor de nossa presença e apostolado na África, o Reitor Geral assumiu esta responsabilidade, é claro, em colaboração com as províncias, o Grupo de Trabalho Permanente, a Secretaria Permanente para a Formação para a África e todos os membros.
Pe. Józef Lasak apresentou as propostas dos Reitores Provinciais.Um dos mais importantes foi a coordenação das atividades missionárias e esforços de colaboração em nossa Sociedade. O Secretariado Geral para as Missões de nossa sociedade foi convidada a avaliar e coordenar a nossa presença na Bolívia. Foi também considerado a experiência do noviciado comum em Roma.
Será estabelecida em Camarões, uma nova casa para o Período Introdutório para palotinos da língua francesa. Houve discussão sobre o futuro da Delegatura na África do Sul e nossa presença na Zâmbia e Malawi. Agora é a hora de trabalhar sistematicamente sobre as propostas feitas durante o Congresso.

O Reitor Geral agradeceu a todos os participantes do Congresso, o local Reitor Pe. Emmet O'Hara e todos os membros da comunidade por sua presença e sua contribuição para o sucesso da organização do Congresso.

O último dia do Congresso, 22 de outubro de 2012, foi dedicado às propostas concretas decorrentes das deliberações dos últimos seis dias. O Primeiro Conselheiro, Pe. Adam Golec introduziu o tema e convidou os participantes a apresentar as suas ideias e propostas. Aqueles foram apresentados no plenário após a discussão em grupo tratado em grande parte sobre a formação de formadores, gestão da responsabilidade econômica e transparente em todas as entidades e todos os membros, e o papel das paróquias Palotinas em sustento aos nossos seminaristas. Na sessão da tarde, já foi considerado a União do Apostolado Católico. Foi salientado que os membros da Comunidade de Fundação têm uma responsabilidade especial de promover o carisma do nosso fundador, junto com todos os outros membros da União. Importante é que todos tiveram uma boa formação e um forte compromisso missionário. Acima de tudo, foi dito que o nosso carisma deve ser oferecido como uma resposta ao desafio da Nova Evangelização.


O Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, agradeceu um a um, todos os participantes deste Congresso. Ele manifestou a sua satisfação com a atmosfera fraterna deste tempo e os resultados positivos alcançados, em particular no que diz respeito à presença Palotinana África. Ele disse que havia um crescente sentimento de "Pallottinità" e "universalidade" entre as nossas entidades e nossos membros. O espírito de colaboração é sempre crescente em nossa Sociedade. Todos foram convidados para procurar sinais de vida nova e todos estão respondendo muito bem a esse desafio. Com estas palavras, ele oficialmente encerou o Congresso.

Nenhum comentário: