quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Festa da Nossa Senhora da Conceição de Praia de Mira


Convidamos a todos a participar da grande festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em Praia de Mira.


Novénario entra os dias de 29 de novembro a 7 de dezembro e no dia 8 de dezembro com tradicional arruada pela ruas da vila e solene Missa e procissão com Benção do mar. 

domingo, 25 de novembro de 2012

Vem ai o Natal, tempo de construir o Presépio!


O presépio se transforma em arte e pela  arte também se evangeliza.  É com esse objetivo que a VII Exposição Palotina de Presépios na Paróquia São Benedito, em Itaperuna-RJ, mais uma vez convida todos a participarem junto com sua família desse momento de partilha e reflexão!
Dos dias 1º de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013, os visitantes poderão mergulhar no espírito do Natal apreciando as amostras presepistas contemplando o Mistério natalino.
Todas as noites haverá a Tradicional Praça de Alimentação com as comidas típicas e música ao vivo.
Aqueles que desejarem expor seu Presépio é só entrar em contato com a Paróquia.

Um Santo Natal para toda a família palotina!

Unidos em oração pela Paz na República Democrática do Congo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pedido de oração pela paz na República Democrática do Congo


O seguinte é a descrição da situação de guerra e de violência no leste da República Democrática do Congo, onde trabalham os sacerdotes, irmãos e irmãs Palotinos. Nestes tempos difíceis, queremos garantir a nossa solidariedade e nosso apoio em oração com nossos coirmãos e irmãs da família Palotina e para todos aqueles afetados por esta terrível situação. Respondendo ao pedido de Pe. Romuald Uzabumwana peço a todos os membros da família Palotina para rezar de uma maneira especial por interseção de nossa Mãe Celeste, Rainha da Paz, para uma paz duradoura e prosperidade nesta terra. Esta é uma intenção permanente em sua oração pessoal e comunitária.

Pe. Jacob Nampudakam, SAC
Reitor Geral


Queridos irmãos e irmãs,
Escrevo-lhe novamente para informá-lo sobre a situação atual no leste da República Democrática do Congo, onde os nossos coirmãos e irmãs Palotinos trabalham principalmente em dois locais: na Paróquia de Rutshuru e Centro de Formação Keshero, na diocese de Goma. Agora estes dois locais estão sob a ocupação dos rebeldes.

Depois de alguns dias de relativa calma, na semana passada voltou intensos combates entre os rebeldes de grupo M23 e o exército regular congolês, nos arredores de Goma, a capital do leste do Congo. Durante este ano jubilar, a família Palotina em Ruanda e na República Democrática do Congo organizou dois retiros: o primeiro no Santuário de Kibeho (Ruanda) e o segundo em Keshero (RD Congo); Domingo, no entanto, não poderia ir para Keshero por causa dos combates em torno da cidade de Goma e depois voltamos para Kibeho para continuar o nosso retiro, pregado pelo Padre Alexandre Pietrzyk, Superior Regional da Região da Divina Misericórdia (França).

Ontem, a cidade de Goma foi tomada pelos rebeldes. Nossos coirmãos e irmãs estão em contato conosco por telefone e estão experimentando a força que vem de adoração do Santíssimo Sacramento, especialmente neste tempo de guerra. Agradecemos a Deus por ter protegido eles. No momento, a situação é relativamente calma, mas não têm notícias de coirmãos e irmãs que estão em Rutshuru, porque, aparentemente, o mastro telefone foi destruído durante os combates.
Recordo que a presença de Palotina nesta área é significativa: na paróquia de Rutshuru há três irmãs e três padres Palotinos; em Goma-Keshero estão: cinco irmãs Palotinas, cinco padres Palotinos, um diácono, quatro estudantes de teologia, dois estudantes do Movimento de Schoenstatt, 20 estudantes de filosofia, nove postulantes do SAC e sete postulantes de irmãs Palotinas. Confiantes na proteção de Deus. Peço-lhes para nos apoiar com suas orações para a paz no Congo.

Maria, Nossa Senhora de Kibeho, rogai por nós.

Kibeho, 21 de novembro de 2012
Festa da Apresentação da Virgem Maria

Pe. Romuald Uzabumwana, SAC
Reitor Regional

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Retiro de jovens de Odivelas


Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro realizou-se o retiro de jovens da Pastoral Juvenil, na Casa de Exercícios de Santo Inácio, em Sintra.
Com a direcção espiritual do Padre José Zavorski SAC, 19 jovens dos quatro grupos de jovens - Juventude Palotina, Grupo de Jovens da Divina Misericórdia, Juventude Nova da Arroja e Grupo de Jovens Marianos - partiram para um encontro pessoal com Cristo e para "fugirem" da rotina e do dia-a-dia. Houve momentos de partilha, palestras, oração e também de convívio e diversão onde a união entre os membros dos grupos falou mais alto. 


Na chegada ao local, depois de ter todos alojados e o jantar partilha, os jovens reuniram-se na capela. O retiro iniciou com a via sacra, e com o silencio da noite. 

O sábado iniciou-se com oração da manha, pequeno almoço. Em seguida a primeira reflexão com Pe. Zeca: Vou mostrar-vos. O Pe. Zeca ressaltou a FÉ. Se o cristão perder a fé, perde o sentido da vida. Depois cada um teve momento de reflexão individual, em seguida a partilha em grupo. 



Segunda reflexão: Um caminho. Este, foi testemunho do casal Diogo e Magda, com a presença de Bernardo o guerreiro da família.



O terceiro momento. Que ultrapassa, foi destacado pela criatividade dos grupos, teatro, canção e outras dinâmicas.


O retiro também foi marcado, pelas celebrações eucarísticas, seja só com os jovens, como também com a comunidade. 


Na parte final, com tema: Que ultrapassa tudo; tivemos reflexões caminhando pela praia. Foi realmente um retiro que ficará na memória de cada um, e certamente fortalecerá a fé de todos que participaram.
Luís Filipe Dias

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Palotinos na área de combate ao redor de Goma – Congo


Os missionários palotinos que trabalham em Goma - capital da região Norte Kivu no leste da República Democrática do Congo. Essa província é atacada pelos Rebeldes do grupo M23. Apesar de a cidade não ser atacada pode-se sentir uma grande tensão.
“Recebemos uma recomendação do bispo para que neste momento não sair das nossas instalações, cancelemos um retiro, que devia começar hoje” informa Pe. Stanislaw Stawicki SAC (irmão do Pe. João Pedro), que esta morando em Keshero, um bairro de Goma. Ele acrescentou que, não houve sinal de que a própria cidade foi alvo de tiroteios, mas as batalhas são travadas a uma distância de cerca de 5 km de Goma. “Nós temos uma informação não confirmada de que os rebeldes ocuparam o aeroporto perto da cidade, também esta crescente na cidade onda de refugiados” informa Pe. Stanislaw. 
Intensos combates em torno de Goma começaram pela manhã no dia 15 de novembro. Rebeldes de M23 tomaram a cidade Kimumba, a cerca de 20 quilômetros a leste de Goma.
As tropas do governo têm o apoio de tropas da ONU, cujo helicóptero no sábado, 17 bombardeou posições rebeldes. Uma das agências governamentais em Kinshasa informou que representantes das forças antigovernamentais anunciaram que não querem entrar para Goma, mas se a ONU não vai parar de disparar a sua posição pelas tropas do governo, que iria responder a força. A guerra na região do Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo vem acontecendo desde ano 1996. La está posicionado o maior contingente de manutenção da paz das Nações Unidas.

Consagração perpétua de Saulo Gama


No dia 16 de novembro, na festa da padroeira de nossa Região Mãe da Misericórdia durante a Santa Missa presidida pelo Superior Regional Pe. Jorge Chmielecki SAC na paróquia de São Roque em Vila Valqueire – RJ nosso coirmão Saulo da Silva Gama SAC, fez a sua consagração perpétua na Sociedade do Apostolado Católico.










Desejamos que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos cubra com seu manto a vida de Saulo e nosso Pai São Vicente Pallotte sempre o inspira em atividades apostólicas. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Festa da Mãe da Misericórdia


No dia 16 de novembro celebramos a festa da Mãe da Misericórdia – padroeira da Região dos Padres Palotinos do rio de Janeiro.
A Região Mãe da Misericórdia dos padres Palotinos no Rio de Janeiro teve seu início no ano de 1974, quando os padres vindos da Polônia assumiram os trabalhos na Cidade Maravilhosa. Em maio de 1974 o Conselheiro Geral, pe. Henrique Kietlinski e o provincial dos padres palotinos italianos vieram de Roma para o Brasil para fechar a Delegação italiana e abrir a Delegação polonesa “Mãe da Misericórdia”. No dia 1 de junho de 2001, o Governo Geral proclama a criação da Região Mãe da misericórdia e no dia 22 de janeiro é inaugurada a Região Mãe da Misericórdia.
Celebração da festa da Mãe da Misericórdia está ligada à imagem (ícone) de Maria que se encontra na cidade de Vilna, capital da Lituânia, já desde o século XVI, em uma das entradas do antigo muro construído no século XVI. Existe neste local o santuário de Ostra Brama, ou seja, Portal da Aurora.
Milagres foram confirmados através da veneração do povo a este quadro. No dia 04 de Setembro de 1993 o Papa João Paulo II rezou o terço diante da imagem. A imagem deixa claro, pelo próprio lugar onde se encontra, que Maria é a porta para a Divina Misericórdia - o seu dia é celebrado em 16 de novembro. 
Não por coincidência, mas por Providência, a primeira vez que a Imagem de Jesus Misericordioso foi publicamente venerada foi justamente neste local (Diário 417).
Maria é chamada, com muita justiça, de Mãe da Misericórdia porque foi ela quem nos trouxe Jesus, a própria misericórdia encarnada. Ao mesmo tempo, por ser nossa mãe, a quem foi confiada a nossa proteção aos pés da cruz (cf. Jo 19,26ss), Maria está constantemente intercedendo por nós, diante dos muitos perigos deste mundo, sendo portando uma verdadeira Mãe de Misericórdia.
Estamos no tempo da Misericórdia, última tábua de salvação para a humanidade, como Jesus revelou a Santa Faustina. Quis o Senhor que esta misericórdia chegasse a nós por intercessão de Sua Mãe, a quem Ele expressamente ordenou que recorrêssemos (D. 1560). A própria Santa Faustina, em sua busca pela misericórdia para si e para toda a humanidade, recorre a Nossa Senhora (D. 79).
Em sua Encíclica “Dives in Misericórdia” (Deus é rico em Misericórdia), o beato Papa João Paulo II faz notar que estamos em um tempo de implorar a misericórdia do Senhor:
“... em nenhum momento e em nenhum período da história, especialmente numa época tão crítica como a nossa, pode a Igreja esquecer a oração que é um grito de apelo à misericórdia de Deus, perante as múltiplas formas de mal que pesam sobre a humanidade e a ameaçam (...) a Igreja tem o direito e o dever de fazer apelo ao Deus da misericórdia”.
Já em outro texto, na Encíclica “Redemptoris Mater” (Mãe do Redentor), o mesmo Papa faz notar que este tempo difícil da humanidade tem a Mãe presente no seu centro:
“Maria, Mãe do Verbo encarnado, está colocada no próprio centro dessa “inimizade”, dessa luta que acompanha o evoluir da história da humanidade sobre a Terra e a própria história da salvação.”
Por fim, o próprio Papa conclui: “Maria intercede pelos homens. E não é tudo: como Mãe deseja também que se manifeste o poder messiânico do Filho, ou seja, o seu poder salvífico que se destina a socorrer as desventuras humanas, a libertar o homem do mal que, sob diversas formas e em diversas proporções, faz sentir o peso na sua vida.”
Sabemos que o momento presente, tanto para cada um pessoalmente, como para toda a família de Deus, é de grande desafio. Nossas famílias estão sendo atacadas a todo momento, nossos jovens são empurrados à droga, a impureza e a falta de sentido da vida. Mas, em tudo isso somos mais que vencedores, pois nosso Deus é o “Pai das Misericórdias” e nossa Mãe a “Mãe da Misericórdia”.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Oração a santo Estanislau Kostka


Ó perfeito imitador de Jesus Cristo, verdadeiro devoto de Maria santíssima, mãe nossa, glorioso nosso advogado, santo Estanislau Kostka!
Apesar de sermos indigníssimos de invocar-te, contudo, graças à confiança na tua grande caridade, agora e sempre, queremos suplicar-te, a fim de que, pelos méritos e intercessão de Maria santíssima e de todos os Anjos e Santos, principalmente, pelos méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos obtenhas todos os dons e todas as graças, para sermos todos santos e perfeitos, como o Pai celeste. Possamos valer-nos do incompreensível dom da santíssima Eucaristia e do dom da devoção à nossa querida mãe Maria, conforme desejo de Deus. Chegaremos assim a cantar, para sempre, as divinas misericórdias no céu.
- Rogai por nós, santo Estanislau.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Rezemos: Ó Deus, que dentre os outros milagres da tua sabedoria, deste a santo Estanislau, ainda em tenra idade, a graça de uma santidade madura, concede-nos que, mediante o exemplo deste bem-aventurado, obrando sem cansar, resgatemos o tempo e apressemos nossa entrada no descanso eterno. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Vicente Pallotti

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia da Independência da Polônia

Aos 11 de Novembro de 1918, depois de 123 anos de ocupação, a Polônia reganhou sua independência. Para celebrar essa data tão importante para os poloneses morando no mundo inteiro, a Pastoral dos Poloneses em Lisboa reuniu-se em oração na igreja da Divina Misericórdia em Odivelas.

Cerca de 70 poloneses, vários deles com familiares portugueses, participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Artur Karbowy SAC. Entre os presentes estava o Embaixador da Polônia em Lisboa Senhor Bronislaw Misztal. Pe. Artur lembrou que o Dia da Independência é a memória dos acontecimentos da história sobre a liberdade e também o desejo de continuar de construir esse liberdade que foi conquistada durante muitos anos. Devemos construir a independência nos valores que permaneçam: verdade, justiça, defender a dignidade das pessoas. Independência é construída do dom de saber doar a si mesmo para outros.


Diante do altar encontrava se a bandeira da Polônia, muita gente deu sua vida por essa bandeira. Todos rezaram por aqueles que deram sua vida para que a Polônia pudesse ser livre e independente. Depois da Missa todos reuniram-se, com café e bolo para comemorar a Independência da Polônia.
Pe. Artur