quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Apóstolos Hoje – Novembro de 2012


O ANO DA FÉ, O SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A NOVA EVANGELIZAÇÃO E O 50 º ANIVERSÁRIO DA CANONIZAÇÃO
DE SÃO VICENTE PALLOTTI

Estes três eventos deste tempo, me fazem pensar e me tocam o coração, enquanto me preparo para escrever esta reflexão para o mês de Novembro. Parece fácil escolher um dos temas e concentrar-me nele, mas a realidade é que, como Palotinos/as da União do Apostolado Católico, somos convidados, neste ano, a mergulhar em todos estes três aspectos acima citados.
Um tema central de todos os três acontecimentos revela o desejo do coração de Deus, isto é, convidar todas as nações para colaborar com Ele no plano da salvação para todos. Padre Vicente Pallotti fez seu este desejo. No Evangelho de São Mateus lemos: “Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,36-38). É importante notar que esta passagem do Evangelho narra como Jesus envia os doze apóstolos em missão.

Jesus ensinou seus discípulos a rezar pedindo operários, para interceder ao Pai, para rezar junto a Ele, a fim de que fosse despertada nos corações das pessoas a disposição de serem operários para a sua vinha. Estas palavras de Jesus ecoaram no coração de São Vicente Pallotti e por isso compôs a oração apostólica e algumas ladainhas para pedir a Deus que desperte nos corações de muitas pessoas a vontade de serem operários, trabalhadores, apóstolos e discípulos. As orações de Vicente, com base no Evangelho, são uma preciosa herança que ele deixou para a sua família espiritual. Todos os dias rezamos: “Manda ó Senhor, operários para a sua messe e perdoa o teu povo” - esta oração imperceptivelmente toca o mais profundo de nossos corações. Se Jesus encorajou seus discípulos a pedirem ao Senhor da messe para que envie operários para a sua messe, do mesmo modo somos também nós chamados para rezar pela mesma intenção.

         Recentemente o Papa Bento XVI em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões escreveu “O número dos que esperam Cristo é ainda imenso ... precisamos prestar atenção àqueles que não conhecem a Cristo”. Isto ressoou com as palavras do Apelo de Vicente Pallotti escrito em 1835 que diz: "Qualquer pessoa que considera cuidadosamente o estado atual do mundo no que diz respeito a religião, chega à conclusão e se pergunta - porque existe tanto mal em nosso tempo - temos uma grande necessidade da fé. Na verdade, existe muitos não cristãos que estão dispostos a abraçar o catolicismo. Mas, pode-se dizer que o trigo dos campos estão maduros e ansiosamente esperam para serem recolhidos; por outro lado, deve-se admitir que quanto mais é abundante a messe, mais escassos são os trabalhadores necessários para a colheita. A escassez de vocações eclesiásticas, que se torna cada vez menos e as dificuldades de acontecimentos passados que levaram às comunidades religiosas a diminuirem em número, criaram uma situação na qual não temos nem homens apostólicos para difundir a religião, nem o suficiente para mantê-la”. E retornando ainda mais para trás nos anos, o Papa São Gregório Magno (540-604) escreveu “lamentamos em dizer que os trabalhadores desta grande messe são poucos, porque não há número suficiente de pessoas que anunciem a boa notícia, apesar de existirem muitos que estão esperando para escutá-la”.

Três homens espirituais, que escrevem em três momentos diferentes, expressam a mesma realidade da qual Jesus falou. Existe uma certa consolação nisto, no fato de que, enquanto estamos diante de grandes desafios em poder dar respostas criativas ao chamado da Nova Evangelização, a realidade é que o mundo sempre teve necessidade de mais “operários para a sua messe”.
Um seminário Pallottino sobre a Nova Evangelização foi realizada em Roma, em Setembro deste ano, com a participação de mais de 40 membros da família Palotina. O seminário nos forneceu material para reflexão e tempo para envolver-nos com esta proposta. Este material estará, no tempo oportuno, disponível, todavia no decorrer do seminário, surgiram algumas sugestões preciosas que podem nos ajudar como um apoio para que possamos responder a este apelo da Igreja feito neste ano.

Entre as preciosas sugestões que identifiquei, existem as seguintes que podem ser úteis para a reflexão e a partilha pessoal e comunitária:
       “De fato, não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor (2Cor 4, 5).
       “O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros” (2Tm 2, 2)
      A nossa fé é o verdadeiro tesouro que devemos partilhar.
      “Partir de Cristo” (NMI 29). Partir de Cristo foi o programa para todas as reformas na história da Igreja. Partir de Cristo é o único programa válido e possível para a Nova Evangelização porque o Evangelho é Jesus Cristo em pessoa ... todavia, partir de Cristo, não de um Cristo construído ou reduzido a dimensões humanas, mas o verdadeiro Cristo, o Filho de Deus.
      Jesus Cristo, através da Igreja, proclama a Si mesmo e comunica a Si mesmo, Ele, através do Espírito Santo é o primeiro, o verdadeiro promotor da evangelização.
      Deus não é um Deus velho, Deus permanece sempre milagroso e na sua obra permanece sempre surpreendente e novo; segundo Santo Agostinho, Deus é o mais jovem de todos nós.
      A Evangelização pode ser nova somente porque hoje evangelizamos com o mesmo Evangelho, mas em uma nova situação.
      A Nova Evangelização será verdadeiramente nova se formos capazes de testemunhar esta  “nova notícia”  ou a novidade de Jesus que transcende todas as nossas categorias e expectativas.
      A melhor forma de evangelização é aquela do diálogo e do conhecimento direto da outra pessoa; um diálogo que seja livre e honesto, uma partilha de experiências, de perguntas, de medos, de esperanças, de alegrias e de todas as dimensões da vida
      Um aspecto essencial da Nova Evangelização é a “auto-evangelização”, porque nós não somos destinadas a permanecer os mesmos para os próximos mil anos ... precisamos  mudar, avançar, devemos arriscar o processo de transformação, a única coisa que permanecerá o mesmo é Deus e seu amor para o mundo e para a humanidade.
      O apelo a todos os cristãos é de evangelizar aqueles que encontramos na vida de todos os dias, parentes, famíliares, amigos, colegas de trabalho, aqueles que se envolvem em atividades recreativas, vizinhos de casa - são aqueles a quem a mensagem do amor infinito de Deus é dirigida.
Para um momento de oração: Ladainha de São Vicente Pallotti: "Manda operários para a tua messe" (OOCC XI 407- 409)

Senhor Jesus Cristo, para a salvação do mundo te fizeste obediente até a morte. Disseste a teus discípulos: “Pedi ao Senhor da messe para que envie operários  para a tua messe” (Mt 9, 38). Nós nos unimos às intenções com as quais Tu mesmo, enquanto ainda estavas na terra, rezaste ao Pai. Pelos méritos e intercessão da Beata Mãe Maria Santíssima e de todos os santos, imploramos pela tua misericórdia infinita que escute a nossa oração. Amém.

A cada invocação rezemos: envie operários para a tua messe
Cristo, nosso Salvador                          envie operários para a tua messe
Cristo, nossa esperança e salvação
Cristo, nosso guia e porta
Cristo, nosso Mestre e Professor
Cristo, nosso pastor e diretor
Cristo, nosso Caminho e Verdade
Cristo, nosso Mediador e Advogado
Cristo, nosso Irmão e nosso Médico
Cristo,  revelado às nações por uma estrela
Cristo, inviado a anunciar aos pobres a alegre notícia
Cristo, que fizeste dos Apóstolos, pescadores de homens
Cristo, que ensinaste passando pelas cidades e aldeias
Cristo, cujo alimento era levar aos homens a conversão
Cristo, que desejaste que os teus discípulos fosem a luz do mundo
Cristo, que ainda no último momento mandaste operários na tua messe que  estavam inativos durante o dia
Cristo, que deste a Pedro e aos seus sucessores o poder de ligar e desligar
Cristo, que transformaste Paulo, de perseguidor para o teu instrumento predileto
Cristo,  que enviaste os teus discípulos em antecedência para todos os  lugares que desejaste visitar
Cristo, que mandaste aos teus discípulos de anunciar a Boa Nova a todas as criaturas
Cristo, que mandaste os teus discípulos para levar ao teu rebanho todas as ovelhas perdidas
Cristo, que enviado do Pai para dar em herança todas as nações e em tua posse,  todos os confins da terra
Cristo,  que fezeste da tua castíssima Mãe, a Padroeira e Rainha dos Apóstolos
Cristo, pelos sacrossanos mistérios da tua redenção e pelos méritos e interecessão da Beata Virgem Maria, concebida sem  mancha de pecado, e pelos méritos de todos os santos
Salva os teus servos, Senhor     Faça conhecido o teu nome a todas as gentes

Rezemos
Ó Deus, que reuniste todos os povos para louvar o teu nome. Faze que possamos realizar a tua vontade, para que o teu povo, chamado a viver contigo para sempre, possa ser um só coração na fé e nas boas obras.
Senhor, nosso Deus, guia fiel do teu povo, olha com bondade o teu servo, o Papa Bento XVI, que escolheste para ser o Supremo Pastor da tua Igreja. Com a palavra e com o exemplo possa ele ajudar aqueles para os quais foi chamado a este especial serviço a fim de que todos possam alcançar a vida eterna.
Sob a tua proteção procuramos refúgio, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas, nós  que estamos na prova e livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

Nenhum comentário: