sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Belém Novembro de 2012, nº 74

Congresso Consultivo dos Superiores Maiores

O X Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade aconteceu na Missão Palotina e Centro de Retiros em Thurles, Co. Tipperary – Irlanda, nos dias 14 a 22 de outubro de 2012. Trinta e cinco pessoas participaram em tempo integral do Congresso, enquanto que outras participaram apenas de algumas sessões e outros para falar de temas específicos, com isso, o número de participantes chegou a quarenta e três pessoas. Estavam presentes todo o Conselho Geral da Sociedade, treze Reitores Provinciais e sete Reitores Regionais, dois Moderadores, dois Secretários, três intérpretes e oito convidados.
O parágrafo 131 da Lei da SAC estabelece que “o Reitor Geral deve convocar, de quando em quando, os Superiores Maiores para um Congresso Consultivo, para tratar de questões fundamentais que dizem respeito ao estado da Sociedade e aos novos objetivos a serem atingidos”. O número 367 acrescenta que tais reuniões “devem promover a união e a colaboração entre as diversas províncias e regiões, resolver eventuais problemas e elaborar planos comuns”. O precedente Congresso Consultivo ocorreu em Vale Vêneto, na Província de Santa Maria, em 2008, e o de Nagpur, Índia, em 2006. Pela primeira vez, a Província Irlandesa foi convidada a sediar um amplo congresso internacional dos Palotinos.


O tema escolhido para o Congresso foi a continuação do tema da XX Assembleia Geral da Sociedade: “Reavivar a Fé e Reacender a Caridade”: Apóstolos de Jesus em um mundo em mudança. O Conselho Geral decidiu dar particular atenção ao tema com o acréscimo de outro elemento: “E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos” (Lc 22,32). Um projeto de renovação espiritual individual e comunitário.
O Congresso foi aberto com apresentação da história dos palotinos na Irlanda, em particular, Thurles, apresentada pelo Pe. Donal MacCarthy, historiador e arquivista da Província Irlandesa. O Capítulo Geral de 1903 decidiu dividir a Sociedade em Províncias e abrir uma Escola para a Formação dos sacerdotes e dos irmãos na Irlanda. Essa decisão foi colocada em prática e os primeiros palotinos chegaram à Irlanda no ano de 1908.


O segundo dia do Congresso foi um dia de retiro e de reflexão, orientado pelo Pe. Eamonn Monson, também da Província Irlandesa. O Pe. Eamonn falou sobre o tema: “Tu, por tua vez, confirma os teus irmãos” e “Reunidos na alegria”, uma reflexão sobre o reunir-se no Cenáculo com Maria. Os dias posteriores foram dedicados à reflexão do Reitor Geral sobre o tema: “A situação atual da Sociedade, os desafios e os projetos para o futuro”, seguido das reflexões dos Consultores Gerais sobre suas áreas específicas de atuação, a saber: Secretariado Geral para as Missões, para o Apostolado, para a Formação, uma atualização sobre a União do Apostolado Católico, as realizações do Ecônomo Geral, do Secretariado Geral, do Procurador Geral e da Comissão Jurídica.
Na agenda do Congresso, foram contemplados também os temas específicos discutidos pelo Conselho Geral: uma relação sobre as atividades da Comissão da Juventude Palotina feita pelos Padres Andy Givel e Andrzej Daniewicz; uma apresentação sobre a proteção dos menores e os procedimentos de segurança na Igreja Católica, apresentado pela Irmã Colette Stevenson, PVBM; uma relação do Grupo Permanente para a África, apresentada pelo Pe. Stanislas Filipek, auxiliado pelo Pe. John Kelly (estava presente também o Ir. Bert Myer, Secretário Provincial CJ para as Missões) e a realização da Comissão ad hoc para os Estados Unidos, preparada pelo Ir. Jim Beamesderfer e apresentada pelo Pe. Peter Sticco.


Pe. Adrian Galbas apresentou uma reflexão sobre o tema principal: “reavivar a fé e reacender a caridade: Apóstolos de Jesus em um mundo em mudanças” e “tu, por tua vez, confirma os teus irmãos”.
Esse assunto foi desenvolvido durante todo o dia, por meio de exposição, reflexão pessoal, partilha em grupo e uma sessão plenária. Os participantes aprofundaram as questões evidenciadas pelo Pe. Adrian: “O mundo em mudança”, o mundo no qual vivemos, a nossa resposta a esta realidade, como ser fiel, alguns passos sobre a renovação espiritual dos confrades e das nossas comunidades. Os compromissos apostólicos da Sociedade, como realizar o nosso apostolado e a Nova Evangelização como particular desafio para os palotinos.


A Ir. Colette Stevenson apresentou o tema: como proteger as crianças na Igreja. Delineou o ensinamento atual, a prática e como a Igreja responde às realidades do abuso de menores e às pessoas vulneráveis. Pe. Vitaliy Gorbatykh, Procurador Geral e Presidente da Comissão Jurídica da SAC, completou a apresentação da Ir. Colette com o trabalho da Comissão sobre o referido tema. A relação do Grupo Permanente para a África foi bem aceito. A discussão teve bons frutos. A Formação dos palotinos no Continente africano é uma prioridade para a Sociedade, e das discussões surgiram algumas propostas concretas.

O Arcebispo de Cashel e Emly, Dr. Dermot Clifford visitou os membros do congresso e participou do jantar no sábado, dia 20 de outubro. Domingo, dia 21, dia da Jornada Missionária Mundial, foi livre. O dia começou com a Santa Missa, concelebrada na Holy Cross Abbey, no Condado de Tipperary, com a Comunidade Paroquial e seguiu-se de uma visita à Abadia; seguindo o itinerário, de ônibus, visitaram a cidade de Cashel. Lá, com um guia, visitaram a Rocca di Castel, as ruinas de uma antiga fortaleza do Rei de Munster e, em seguida, a catedral do século doze. O ônibus conduziu do Nordeste de Cashel para a cidade de Kilkenny, onde fica a Catedral da Diocese de Ossory, diocese do nosso confrade Seamus Freeman, bispo desde 2007. Ele almoçou com os congressistas e, em seguida, acolheu a todos em sua catedral de Santa Maria. Outro momento importante deste dia foi a visita ao Castelo de Kilkenny, residência da família Butler por mais de seiscentos anos.


A conclusão do Congresso deu-se na tarde do dia 22 de outubro, segunda-feira. Podemos afirmar que cumprimos com os nossos objetivos, conforme indicado em nossa Lei. Os principais elementos foram discutidos e alguns novos objetivos foram individuados e aceitos. Foi também uma oportunidade de os membros estarem juntos, de ouvirem uns aos outros, de falar, de partilhar as preocupações, de discutir questões de interesse comum, projetos e planos.


O nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti, nunca pisou em solo irlandês, ainda que tenha buscado refugiar-se em um Colégio Irlandês, em Roma, durante a Revolução de 1849, mas o seu espírito estava muito vivo nos seus filhos espirituais, reunidos em Thurles. Vivendo o nosso Ano Jubilar, peçamos a força do Espírito Santo que dá a vida e, assim, possamos ouvir o chamado para sermos apóstolos de Jesus Cristo com o coração e a mente impregnados do carisma confiado a São Vicente Pallotti. Peçamos, também, a intercessão da Mãe do Divino Amor a todos nós, neste ano Jubilar.
 Pe. Derry Murphy, SAC
Dublin - Irlanda

Nenhum comentário: