segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia da Independência da Polônia

Aos 11 de Novembro de 1918, depois de 123 anos de ocupação, a Polônia reganhou sua independência. Para celebrar essa data tão importante para os poloneses morando no mundo inteiro, a Pastoral dos Poloneses em Lisboa reuniu-se em oração na igreja da Divina Misericórdia em Odivelas.

Cerca de 70 poloneses, vários deles com familiares portugueses, participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Artur Karbowy SAC. Entre os presentes estava o Embaixador da Polônia em Lisboa Senhor Bronislaw Misztal. Pe. Artur lembrou que o Dia da Independência é a memória dos acontecimentos da história sobre a liberdade e também o desejo de continuar de construir esse liberdade que foi conquistada durante muitos anos. Devemos construir a independência nos valores que permaneçam: verdade, justiça, defender a dignidade das pessoas. Independência é construída do dom de saber doar a si mesmo para outros.


Diante do altar encontrava se a bandeira da Polônia, muita gente deu sua vida por essa bandeira. Todos rezaram por aqueles que deram sua vida para que a Polônia pudesse ser livre e independente. Depois da Missa todos reuniram-se, com café e bolo para comemorar a Independência da Polônia.
Pe. Artur

Nenhum comentário: