segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Palotinos na área de combate ao redor de Goma – Congo


Os missionários palotinos que trabalham em Goma - capital da região Norte Kivu no leste da República Democrática do Congo. Essa província é atacada pelos Rebeldes do grupo M23. Apesar de a cidade não ser atacada pode-se sentir uma grande tensão.
“Recebemos uma recomendação do bispo para que neste momento não sair das nossas instalações, cancelemos um retiro, que devia começar hoje” informa Pe. Stanislaw Stawicki SAC (irmão do Pe. João Pedro), que esta morando em Keshero, um bairro de Goma. Ele acrescentou que, não houve sinal de que a própria cidade foi alvo de tiroteios, mas as batalhas são travadas a uma distância de cerca de 5 km de Goma. “Nós temos uma informação não confirmada de que os rebeldes ocuparam o aeroporto perto da cidade, também esta crescente na cidade onda de refugiados” informa Pe. Stanislaw. 
Intensos combates em torno de Goma começaram pela manhã no dia 15 de novembro. Rebeldes de M23 tomaram a cidade Kimumba, a cerca de 20 quilômetros a leste de Goma.
As tropas do governo têm o apoio de tropas da ONU, cujo helicóptero no sábado, 17 bombardeou posições rebeldes. Uma das agências governamentais em Kinshasa informou que representantes das forças antigovernamentais anunciaram que não querem entrar para Goma, mas se a ONU não vai parar de disparar a sua posição pelas tropas do governo, que iria responder a força. A guerra na região do Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo vem acontecendo desde ano 1996. La está posicionado o maior contingente de manutenção da paz das Nações Unidas.

Nenhum comentário: