sábado, 10 de novembro de 2012

Magusto de São Martinho


Aliado aos festejos do dia de São Martinho está o tradicional magusto. Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho (316-397), bispo de Tours. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé.
Familiares e amigos reúnem-se à volta de uma fogueira ao ar livre... Também na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas, no dia 10 de novembro, as famílias foram para o salão São Vicente Pallotti ao lado da igreja da Divina Misericórdia para saborear a comida com castanhas preparado pela equipa do mestre Cândido.


Em clima de alegria, com música ou vivo, castanhas e deliciosa comida todos sentiram se como uma família lembrando a lenda de são Martinho. Era um dia tempestuoso: chuva, frio e vento obrigavam os menos destemidos a ficarem bem fechados no conforto da sua casa. Martinho, montado no seu cavalo, enfrentava sem receios a intempérie. Percorria o seu caminho quando viu em mendigo, cheio de frio e completamente encharcado, a pedir esmola à beira da estrada. Cheio de compaixão, o jovem desceu do cavalo e, com a ajuda da sua espada, cortou a sua capa militar ao meio e deu uma das metades ao mendigo. Montou no seu cavalo e retomou o seu caminho, cheio de frio, mas feliz. Foi quando Deus lhe decidiu agradecer afastando a tempestade e fazendo brilhar um Sol radioso.


Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o ato de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"Mas esta é, também, uma festa popular que se destina a preparar as pessoas para o rigor do Inverno. E como diz o ditado: em dia de S. Martinho, faz magusto e prova o teu vinho.

Vivendo essa história em forma de encontro e convívio lembramos também que tem muitas pessoas que ainda hoje sofrem com clima de Outono.
Pe. Artur

Nenhum comentário: