terça-feira, 20 de novembro de 2012

Retiro de jovens de Odivelas


Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro realizou-se o retiro de jovens da Pastoral Juvenil, na Casa de Exercícios de Santo Inácio, em Sintra.
Com a direcção espiritual do Padre José Zavorski SAC, 19 jovens dos quatro grupos de jovens - Juventude Palotina, Grupo de Jovens da Divina Misericórdia, Juventude Nova da Arroja e Grupo de Jovens Marianos - partiram para um encontro pessoal com Cristo e para "fugirem" da rotina e do dia-a-dia. Houve momentos de partilha, palestras, oração e também de convívio e diversão onde a união entre os membros dos grupos falou mais alto. 


Na chegada ao local, depois de ter todos alojados e o jantar partilha, os jovens reuniram-se na capela. O retiro iniciou com a via sacra, e com o silencio da noite. 

O sábado iniciou-se com oração da manha, pequeno almoço. Em seguida a primeira reflexão com Pe. Zeca: Vou mostrar-vos. O Pe. Zeca ressaltou a FÉ. Se o cristão perder a fé, perde o sentido da vida. Depois cada um teve momento de reflexão individual, em seguida a partilha em grupo. 



Segunda reflexão: Um caminho. Este, foi testemunho do casal Diogo e Magda, com a presença de Bernardo o guerreiro da família.



O terceiro momento. Que ultrapassa, foi destacado pela criatividade dos grupos, teatro, canção e outras dinâmicas.


O retiro também foi marcado, pelas celebrações eucarísticas, seja só com os jovens, como também com a comunidade. 


Na parte final, com tema: Que ultrapassa tudo; tivemos reflexões caminhando pela praia. Foi realmente um retiro que ficará na memória de cada um, e certamente fortalecerá a fé de todos que participaram.
Luís Filipe Dias

Nenhum comentário: