quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pedido de oração pela paz na República Democrática do Congo


O seguinte é a descrição da situação de guerra e de violência no leste da República Democrática do Congo, onde trabalham os sacerdotes, irmãos e irmãs Palotinos. Nestes tempos difíceis, queremos garantir a nossa solidariedade e nosso apoio em oração com nossos coirmãos e irmãs da família Palotina e para todos aqueles afetados por esta terrível situação. Respondendo ao pedido de Pe. Romuald Uzabumwana peço a todos os membros da família Palotina para rezar de uma maneira especial por interseção de nossa Mãe Celeste, Rainha da Paz, para uma paz duradoura e prosperidade nesta terra. Esta é uma intenção permanente em sua oração pessoal e comunitária.

Pe. Jacob Nampudakam, SAC
Reitor Geral


Queridos irmãos e irmãs,
Escrevo-lhe novamente para informá-lo sobre a situação atual no leste da República Democrática do Congo, onde os nossos coirmãos e irmãs Palotinos trabalham principalmente em dois locais: na Paróquia de Rutshuru e Centro de Formação Keshero, na diocese de Goma. Agora estes dois locais estão sob a ocupação dos rebeldes.

Depois de alguns dias de relativa calma, na semana passada voltou intensos combates entre os rebeldes de grupo M23 e o exército regular congolês, nos arredores de Goma, a capital do leste do Congo. Durante este ano jubilar, a família Palotina em Ruanda e na República Democrática do Congo organizou dois retiros: o primeiro no Santuário de Kibeho (Ruanda) e o segundo em Keshero (RD Congo); Domingo, no entanto, não poderia ir para Keshero por causa dos combates em torno da cidade de Goma e depois voltamos para Kibeho para continuar o nosso retiro, pregado pelo Padre Alexandre Pietrzyk, Superior Regional da Região da Divina Misericórdia (França).

Ontem, a cidade de Goma foi tomada pelos rebeldes. Nossos coirmãos e irmãs estão em contato conosco por telefone e estão experimentando a força que vem de adoração do Santíssimo Sacramento, especialmente neste tempo de guerra. Agradecemos a Deus por ter protegido eles. No momento, a situação é relativamente calma, mas não têm notícias de coirmãos e irmãs que estão em Rutshuru, porque, aparentemente, o mastro telefone foi destruído durante os combates.
Recordo que a presença de Palotina nesta área é significativa: na paróquia de Rutshuru há três irmãs e três padres Palotinos; em Goma-Keshero estão: cinco irmãs Palotinas, cinco padres Palotinos, um diácono, quatro estudantes de teologia, dois estudantes do Movimento de Schoenstatt, 20 estudantes de filosofia, nove postulantes do SAC e sete postulantes de irmãs Palotinas. Confiantes na proteção de Deus. Peço-lhes para nos apoiar com suas orações para a paz no Congo.

Maria, Nossa Senhora de Kibeho, rogai por nós.

Kibeho, 21 de novembro de 2012
Festa da Apresentação da Virgem Maria

Pe. Romuald Uzabumwana, SAC
Reitor Regional

Nenhum comentário: