quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UAC no IV Encontro Nacional de Movimentos, Associações e Novas Comunidades


No último final de semana (2 a 4 de novembro) em Recife (PE), tive o prazer de participar junto a outros membros da União do Apostolado Católico do IV Encontro Nacional de Movimentos, Associações e Novas Comunidades. Um evento que reuniu as diferentes formas de organização do laicato do Brasil.
O encontro teve como tema: Concílio Vaticano II: Carisma, Compromisso, Participação e Organização.
Logo ao chegar pude perceber que teria uma experiência muito rica, haviam muitos cristãos católicos oriundos de todas as regiões do Brasil. Cada qual representando seu movimento, seu carisma. Participaram do Encontro 280 pessoas, a maior parte leigos e leigas, além de religiosos, presbíteros e 10 bispos.
Vivemos três dias no cenáculo, com Maria, unidos em oração, trocando  experiências e desafios na evangelização estavam: Bispos, padres, irmãs e irmãos consagrados e muitos  leigos conscientes de sua missão de anunciar Jesus e compromissados com o Reino de Deus.
A programação incluiu ricos momentos de partilha, que evidenciaram a riqueza e a diversidade da organização do laicato brasileiro. A missa de encerramento foi presidida por dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB. Na homilia, ele destacou o testemunho de unidade e diversidade presente na Igreja.
Com certeza nosso Fundador, S. Vicente Pallotti estava intercedendo por cada um de nós, leigos palotinos, apesar de sermos poucos representantes, estávamos unidos e felizes.
Vera Regina

Nenhum comentário: