quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curso de verão, no Cenáculo da Via Ferrari

Como a nascente se difere do rio, assim também deve-se distinguir a espiritualidade de Vicente Pallotti da espiritualidade palotina. A espiritualidade de Pallotti funda-se sobre sua experiência e visão pessoal, expressos de maneira fiel e completa em seus escritos. A experiência e a visão de Pallotti foram acolhidas, compreendidas e vividas de diversos modos pelos seus discípulos, que quiseram seguir o mesmo caminho. Eles fizeram alguns acréscimos, desenvolveram alguns aspectos, colocaram acentos próprios e, às vezes, omitiram alguns pontos ao longo de um século e meio.
Eis o que forma o grande rio da espiritualidade palotina: os desenvolvimentos, as tensões, os acréscimos e os influxos que fazem parte da vida e também dos grandes personagens. Em tudo isso Vicente Pallotti permanece como a fonte desse rio.
Durante os cursos de verão, no Cenáculo – Centro Internacional de Formação palotina em Roma, na Via Giuseppe Ferrari, procuraremos descobrir e conhecer melhor o “grande rio da espiritualidade palotina.”
Estes cursos fazem parte da formação e, segundo nosso santo fundador, é em si mesmo permanente. De fato, o projeto formativo de Pallotti exprime-se nos termos: “caminhar sempre”; “crescer sempre na espiritualidade evangélica para nunca voltar atrás, e viver sempre mais na perfeita imitação da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Encontros de verão de 2009.
1. Curso sobre a espiritualidade palotina
Do dia 01 a 10 de julho de 2009
2. ENCONTRO SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Do dia 15 a 20 de julho de 2009
3. ENCONTROS DOS IRMÃOS PALOTINOS
Do dia 24 a 31 de julho de 2009
4. CURSO PARA OS ANIMADORES DA UAC
Do dia 26 de agosto a 02 de setembro de 2009
5. ENCONTRO DOS PÁROCOS PALOTINOS
Do dia 17 a 25 de setembro de 2009
Os cursos são organizados pelos três Secretariados: o Secretariado Geral para a Formação é responsável pelos cursos de espiritualidade e encontro dos irmãos; o Secretariado Geral para o Apostolado Católico organiza dois encontros: sobre os meios de comunicação e dos párocos; o Secretariado Geral da UAC é responsável pela organização do encontro dos animadores da UAC.
Vicente Pallotti escreve: “Amai o retiro e o silêncio e com frequencia buscai com fé o Cenáculo de Jerusalém, onde com os apóstolos esperamos a vinda do Espírito Santo, para motivar mais facilmente a receber a plenitude do Espírito Santo Santificador” (OOCC XIII, 194-195).
Pe. Stanislao Stawicki, SAC
Roma, Via G. Ferrari

Nenhum comentário: