sexta-feira, 15 de maio de 2009

NOVENA AO ESPÍRITO SANTO

Estamos a viver o mês de Maio, o mês mariano por excelência. Este ano, porém, este mês termina no dia 31 justamente com a Festa de Pentecostes. Mais do que nunca podemos assim entender que Nossa Senhora não nos quer levar a ela mesma, mas nos conduzir ao seu Divino Filho e à plenitude do Espírito Santo.A Novena de Pentecostes, podemos chamá-la de mãe de todas as novenas, pois foi a única instituída pelo próprio Senhor Jesus e não pelos homens ainda que inspirados. Foi o próprio Jesus quem disse antes da sua ascensão: “No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual - disse Ele - me ouvistes falar. João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.» (Actos 1, 4-5) Ora, da Ascensão a Pentecostes são nove dias.

Para nós Palotinos, coincide também com a celebração de nossa padroeira que é Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que é a Virgem Maria a interceder com os discípulos e algumas mulheres no Cenáculo pela vinda do Espírito Santo. Dizia São Vicente Pallotti: “Em qualquer lugar em que me encontre, quero imaginar e renovar muitas vezes o sentimento de estar eu e todas as criaturas, no Cenáculo de Jerusalém, onde os Apóstolos receberam o Espírito Santo.E como os Apóstolos estavam lá junto com Maria Santíssima, assim também eu quero imaginar-me estar junto com minha mais que enamoradíssima Mãe Maria e com meu mais que dilectíssimo Esposo Jesus. Tenho a certeza de que eles, como meus particularíssimos advogados, farão descer sobre mim e os outros a abundância do Espírito Santo. Desejo que esta abundância do Espírito Santo aumente em mim e em todas as criaturas.”

Deste modo, nesta Folha Paroquial propomos a seguinte novena (podem escolher outra mais completa) em preparação a Pentecostes:
1. Vinde, Espírito de Sabedoria! Instrui o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-los a todos os bens da terra. Glória…
2. Vinde, Espírito de Inteligência! Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. Glória…
3. Vinde, Espírito do Conselho! Assisti-me em todos os negócios desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações, e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. Glória…
4. Vinde, Espírito de Fortaleza! Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e dai à minha alma o valor necessário para resistir a todos os seus inimigos. Glória…
5. Vinde, Espírito de Ciência! Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma e a de meus irmãos. Glória…
6. Vinde, Espírito de Piedade! Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. Glória…
7. Vinde, Espírito de Temor de Deus! Repassai as minhas carnes com o seu santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos da sua divina Majestade. Glória…

Divino Espírito Santo, eu Vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos Apóstolos reunidos no Cenáculo, e a estas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.
V. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a Luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e amor da Justiça e que gozemos sempre da sua consolação. Ámen.

3 Ave-marias a Nossa Senhora do Cenáculo com a invocação: Rainha dos Apóstolos, rogai por nós

Para as células de Evangelização:
O que podemos fazer para mais dignamente “celebrarmos Pentecostes”?

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: