sexta-feira, 8 de maio de 2009

Festa do Santo padroeiro

Cada ano no fim de abril em Novo Airão começa a preparação para a festa do Santo padroeiro: Santo Ângelo. Neste ano nove dias antes do dia 5 de maio começou a novena preparatória para festa, durante a qual cada paroquiano poderia pedir a santo Ângelo, força para vencer todas as dificuldades da vida. No dia 30 de abril começou a festa popular, durante a qual com grande alegria todos poderiam participar de um show de música católica, torneio de dominó, bingo, leilão no qual um dos prêmios foi um boi vivo.
No domingo dia 3 de maio, de acordo com a tradição do lugar, na frente da igreja foram colocados dois altos mastros com frutas e legumes. Mas o dia mais importante foi dia 5 de maio, dia em que a Igreja celebra a memoria de Santo Ângelo. Á s 17:00 horas nas ruas da cidade saiu a procissão com a imagem do Santo. Na procissão do lado dos fiéis participaram frei Wilmar Santin das ordens dos carmelitas, junto com o sênior dos padres palotinos Pe. José Maslanka SAC e Pároco Pe. Artur Karbowy SAC.
Durante a Missa presidida por Frei Wilmar todos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a vida do primeiro santo carmelita. Frei Wilmar destacou que a paróquia de Nova Airão é a única do Brasil que tem como padroeiro Santo Ângelo. Falando sobre a vida do santo, Frei Wilmar lembrou que os pais de Ângelo eram judeus e se chamavam Jessé e Maria.
O nascimento de Ângelo e de seu irmão João foi preanunciado pela Virgem Maria numa aparição aos seus pais. Após esta aparição os pais de Ângelo se converteram ao cristianismo. Ao se tornarem órfãos, os dois irmãos foram educados pelo patriarca Nicodemos até a idade de 18 anos; quando entraram no convento Santa Ana dos Carmelitas junto à Porta Áurea em Jerusalém, a pátria deles. Após um ano de prova, foram para o Monte Carmelo, aonde por 10 anos viveram em rigoroso ascetismo. Aos 28 anos, Ângelo, após ter estado em Jerusalém para receber a ordenação sacerdotal, se retirou no deserto da Quarentena, permaneceu ali por 5 anos em oração e penitência. Ao final deste período, numa aparição Cristo lhe ordenou ir para a Sicília com a finalidade de tentar a conversão de um pecador chamado Berengário, que há muito tempo convivia com a própria irmã e com a qual tinha tido 3 filhos. Viajando chegou para Roma. Durante a visita aos lugares santos, em São João do Latrão encontrou-se São Francisco e São Domingos. Na ocasião Ângelo predisse os estigmas a São Francisco. Ângelo recebeu de São Francisco o anúncio de que seria martirizado em breve.
Retornando à Sicília primeiro em segredo e depois publicamente tentou converter Berengário, que – desesperado por causa da conversão da irmã – no dia 5 de maio de 1220, enquanto Ângelo pregava para 5.000 pessoas junto à igreja dos santos Felipe e Tiago perto do mar, feriu o santo mortalmente com cinco golpes de espada. Antes de morrer, o santo recomendou para que não vingassem a sua morte. Oito dias depois de sua morte e de vários prodígios, Ângelo apareceu ao arcebispo de Palermo e lhe pediu sepultura.
Já venerado no século XIV, após a divulgação da vida atribuída a Enoque, o culto de Santo Ângelo teve grande difusão entre os carmelitas e o povo. O Capítulo Geral dos Carmelitas de 1498 prescreveu que em todos os conventos carmelitas se fizesse uma comemoração todos os dias. Em 1564 se estabeleceu a celebração da festa com oitava solene.

Nenhum comentário: