quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma reflexão sobre o Encontro do Conselho de Coordenação Geral – Abril de 2009

Como Conselho de Coordenação Geral neo-eleito, nós nos reunimos em Roma na semana de Páscoa. Foi um momento de expectativas em diversas direções neste novo inicio, uma vida nova na ressurreição de Cristo; quase como uma flor de primavera, as árvores em flor que anunciam o fim do inverno e a promessa da beleza do verão. O novo Conselho deseja de fato levar um “vento” de vida nova para toda a UAC através dos encontros e reflexões sobre os vários temas apresentados pelos membros de todo o mundo.

Foram realizadas as eleições previstas. Pe. Derry Murphy foi eleito o nosso novo Presidente e o Senhor Corrado Montaldo o Vice Presidente. Os nossos mais sinceros agradecimentos ao Bispo D. Séamus Freeman per todos os anos de dedicação, atenção e perseverança que tornou possível este inicio frutuoso para a UAC. Parabenizamos Pe. Derry, Presidente e Corrado, Vice-Presidente pela nova missão e os acompanhamos com nossas orações. Deus preencha suas vidas com suas bênçãos e com os dons do Espírito Santo para que possam guiar a UAC firmemente no caminho que Deus traçou para nós.

Durante o encontro Pe. Frank Donio foi re-confirmado como Ecônomo Geral da UAC e foram realizados os primeiros passos para estabelecer uma Comissão Econômica. Irmã Bernadetta Turecka, SAC, da Congregação das Irmãs Palotinas Missionárias e membro do Secretariado Geral, assumirá a função de Secretaria Geral ‘pro tempore’.

Várias nações revisaram o seu Regulamento Nacional à luz do Estatuto Geral aprovado definitivamente. O Regulamento revisado pelo CdCN do Canadá foi aprovado; o Regulamento do novo CdCN da Colômbia foi também aprovado e foi apresentado o Regulamento da Comunidade ‘Reina de los Apostoles’ da Argentina. Outros CdCN estão empenhados na revisão dos seus Regulamentos que serão apresentados ao CdCG.

Os Colaboradores possuem uma missão importante na UAC. São pessoas com uma filiação espiritual forte na UAC - seguidamente participam das iniciativas concretas e, em alguns casos, não são católicos e nem cristãos. Mas eles são atraídos pela União e vivem segundo o seu espírito mas sem fazer o Ato de Empenho formal. E pelo fato de sentirem-se atraídos pelo carisma, desejam ser reconhecidos oficialmente de algum modo. Foi decidido estudar o modo pelo qual os colaboradores podem ser formalmente reconhecidos na União.

A União tem uma missão na Igreja e no mundo. Partilhar a nossa compreensão e consciência da Missão foi um outro aspecto central do encontro. Esta partilha teve lugar enquanto refletíamos sobre a missão de cada membro do CdCG e sobre a nossa contribuição para a União. Continuaremos a refletir sobre o tema no Congresso de 2010, cujo tema escolhido para este Congresso é “Da “visão” à missão em comunhão com Maria”.

A programação para o Congresso de 2010 nos conduziu a uma troca de idéias animada e foram dadas muitas sugestões à comissão organizativa. Os participantes chegarão ao Instituto de Nossa Senhora do Carmo em Sassone, perto de Roma, Quinta feira, dia 08 de Abril de 2010. O retorno está previsto para terça feira, dia 13 de Abril. Para todos os membros que já participaram do Congresso em Konstancin, Polônia, em 2005, este será um encontro com os membros da família UAC Internacional. Para aqueles que participarão pela primeira vez será certamente uma experiência maravilhosa e uma oportunidade para encontrar os membros de todo o mundo e para compreender as características internacionais da UAC, para aprofundar o nosso empenho com o carisma do Fundador, para rezar e celebrar como família da Igreja no Espírito de São Vicente Pallotti e para formar amizades.

Como de costume, os momentos de oração e as celebrações litúrgicas foram o centro do nosso encontro. O Bispo D. Freeman foi o celebrante principal na Santa Missa de abertura do dia 14. Quarta feira, dia 15 participamos da Missa da UAC, na Igreja de “San Salvatore in Onda” e rezamos por todos os membros da União. Quinta feira, dia 16 celebramos a Santa Missa no primeiro aniversário de morte do Pe. Giuseppe Leonardi, SAC, junto com os membros da Comunidade “Quinta Dimensão”. Sexta feira, dia 17, de manhã estivemos na Basílica São Pedro e Pe. Fritz Kretz, Assistente Eclesiástico foi o celebrante principal da Santa Missa celebrada na Capela Irlandesa dedicada a São Colombano.

O Estatuto Geral foi traduzido e impresso em italiano, inglês, português e polonês. As traduções em língua alemã, em francês e espanhol estão sendo realizadas. O Estatuto Geral é a nossa linha guia e o ponto de partida da qual operamos na Igreja. É muito importante que tomemos tempo para lê-lo e refletir sobre tudo o que ele contém de tal maneira que possa tornar-se parte viva da nossa vida como membros da UAC. O CdCG continuará a enviar os subsídios para aprofundar os diversos aspectos do Estatuto Geral.

Maria Domke em colaboração com o Secretariado Geral.

Nenhum comentário: