domingo, 6 de setembro de 2009

Independência ou Morte!

Há 187 anos atrás Dom Pedro I, ás margens do rio Ipiranga, proclamava o Brasil independente Passando de colônia de Portugal, à uma nova nação.
Hoje o Brasil cresceu, mudou, e muitos dizem: É um país do futuro! Grande em seu território, grande em suas produções, grande em belezas naturais, grande pelo seu povo.

Mas como todos países, também têm suas carências. Há ainda muita miséria, corrupção, desigualdade social, fatos enfim, que se transformam em verdadeiras bombas e afetam a toda população, trazendo revolta, violência, discriminação, indignação. Aquilo que no passado era cantado com grande orgulho na letra do hino da independência, hoje parece não fazer muito sentido, por que muitas vezes estamos ainda escravos, e com grilhões amarrados em nossas mãos. Uma tristeza tanta comodidade e preguiça, tanta falta de amor ao próximo e ao nosso país.

Muitas vezes ao longo da história os brasileiros se uniram, para ter voz diante das situações, e ainda vemos pessoas que lutam sinceramente e com vontade para que o Brasil seja um país mais igualitário e justo. Mas também infelizmente temos tantos e muitos brasileiros, que não desistem nunca, de se aproveitar da bondade, da hospitalidade, do bom humor, da inocência do povo, para ter seu bem estar próprio e egoísta. Estes os quais nem devíamos considerar brasileiros.

Meu objetivo neste artigo, não é fazer um texto político, nem de esquerda nem de direita, mas sim, uma chamada de atenção a todos nós Brasileiros. Para que nós valorizemos o nosso querido Brasil. Muitos buscam a realização de seus sonhos indo para outros países, e não se dão conta das riquezas que temos! Um país é o que é pois o povo o-constrói! Se hoje não estamos satisfeitos, temos que mudar! Não criando revoluções e anarquias nas ruas, mas a partir do nosso viver em casa, com a família, começaremos a mudar. A base da vida é a família, uma família bem estruturada formará cidadãos conscientes capazes de mudar as coisas para o bem, capazes de mudar um país!

Meus compatriotas! Agradeçamos ao nosso Deus por nosso País, temos tantas belezas! Roguemos ao Senhor que esteja presente em cada lar Brasileiro, para que nós sejamos "mais" para nosso país! Valorizemos nosso Brasil, não somente nos jogos da seleção, mas em tudo! Sejamos patriotas! E que um dia de fato possamos cantar sem hipocrisia "BRAVA GENTE BRASILEIRA! LONGE VÁ TEMOR SERVIL: OU FICAR A PATRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL!"

Hino da Independência
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil!
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil:
Houve mão mais poderosa,
Zombou deles o Brasil.

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil:
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Parabéns, ó Brasileiros!
Já com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente, brasileira!...
Letra: Evaristo de Veiga
Música:Dom Pedro I
Camille Santos

Um comentário:

JAAS disse...

Camille,
Graças a Deus que temos pessoas como você, que conseguem alcançar as necessidade de um país e seu povo; insufla-lo nas sem perder o amor, e o contrôle.
Parabéns, é assim que se critíca e se cobra de uma Nação: povo e governo.
Que o Senhor continue lhe abençoando com essa sabedoria.
José Antonio Andrade Santos